EIC — Tudo o que precisa saber: Pathfinder Open

Diego Nunes
Aliados Consulting
Published in
7 min readApr 14, 2021

Se é um investigador ou sócio de uma PME ou startup, e está a desenvolver ideias e projetos arriscados e com potencial de alto impacto para a sociedade, não pode perder esta oportunidade.

Com montantes até 3 milhões de euros a fundo perdido em 100%, este, talvez, seja um dos melhores mecanismos de financiamento oferecidos pela Comissão Europeia através do Conselho de Inovação, para projetos de Technology Readiness Level de 1 a 4.

Dentro do Conselho de Inovação Europeu (EIC — European Innovation Council), há três caminhos de financiamento: o Pathfinder, o Transition e o Accelerator. Dentro de cada um destes caminhos, existem as chamadas abertas a quaisquer tópicos (Open) e as chamadas destinadas a tópicos específicos (challenge-driven). A equipa da Aliados irá explorar a fundo as documentações e os projetos para trazer aqui tudo o que você precisa saber sobre cada uma delas.

Neste primeiro artigo da série, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o EIC Pathfinder Open.

Abaixo, irá encontrar:

1. O que é o EIC Pathfinder Open?
2. Para quem é e quais são os critérios de elegibilidade?
3. Financiamento, Taxa e Custos Elegíveis
4. Resultado esperado do projeto a submeter
5. Critérios de Avaliação
6. Datas e submissão de candidatura
7. Exemplos de projetos vencedores
8. Como aumentar as suas chances de ser financiado pelo EIC Pathfinder Open?

O que é o EIC Pathfinder Open?

O EIC Pathfinder Open é o programa perfeito para iniciativas que desejam construir uma visão ambiciosa para novas tecnologias radicalmente novas, com potencial para criar novos mercados e/ou para enfrentar desafios globais.

O programa irá apoiar o desenvolvimento precoce de tais tecnologias futuras (por exemplo, várias atividades nos Technology Readiness Level (TRL) de 1 a 4), baseadas em investigação inovadora científica de alto risco/alto ganho (incluindo “deep-tech”).

Para quem é e quais são os critérios de elegibilidade?

O programa aceita vários tipos de entidades jurídicas, como universidades, organizações de investigação, PME, start-ups, parceiros industriais ou pessoas singulares.

No entanto, a sua proposta deve ser apresentada pelo coordenador, em nome de um consórcio que inclua pelo menos três entidades jurídicas independentes, cada uma estabelecida num Estado-Membro ou país associado diferente e com pelo menos uma delas estabelecida num Estado-Membro.

Estados-Membros: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República de Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia.

Países Associados: Albânia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Ilhas Faroé, Geórgia, Islândia, Israel, Macedónia do Norte, Moldávia, Montenegro, Noruega, Sérvia, Suíça, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Reino Unido.

Financiamento, Taxa e Custos Elegíveis

Para este programa, o EIC considera as propostas com uma contribuição solicitada pela UE até 3 milhões de euros. A taxa de financiamento desta subvenção será de 100% dos custos elegíveis, que estão descritos abaixo:

A. Custos com Pessoas afetas ao projeto
1. Custos com funcionários sob contrato de trabalho
2. Custos com pessoas naturais sob outros tipos de contratos
3. Custos com pessoas naturais sob contrato de terceirização
4. Custos com o salário dos sócios das PME ou outros beneficiários diretos

B. Custos com Subcontratações

C. Custos com compras
1. Viagens, acomodações e subsistência
2. Equipamentos (para aluguel, leasing, ou compra, desde que se leve em consideração os custos de depreciação)
3. Custos com outros bens, trabalhos e serviços

D. Custos de outras categorias
1. Apoio financeiro a outros beneficiários, em forma de bolsas ou prêmios
2. Bens e serviços faturados internamente pela entidade

E. Custos Indiretos (taxa fixa de 25% do total dos custos elegíveis)

Resultado esperado do projeto a submeter

O resultado esperado do seu projeto é a prova de conceito e viabilidade da tecnologia a ser desenvolvida, validando assim a sua base científica e tecnológica. Os resultados do projeto devem incluir publicações científicas de alto nível em formato de open access.

Embora se espere que a sua visão valha a pena devido ao seu potencial de impacto futuro, por exemplo, para criar novos mercados, melhorar as nossas vidas ou enfrentar desafios globais, não se espera que estes sejam abordados ou alcançados no decurso do seu projeto dentro do Pathfinder Open. No entanto, espera-se que tome as medidas necessárias para permitir a realização de futuras absorções, por exemplo, através de uma proteção formal adequada da Propriedade Intelectual gerada (PI).

Critérios de Avaliação

  1. Excelência (Pontuação: 4/5, peso 60%)
    - Visão a longo prazo: Quão convincente é a visão de uma tecnologia radicalmente nova que tem o potencial de ter um efeito positivo transformador na nossa economia e na nossa sociedade?
    - Avanço científico para a tecnologia: Quão concreta e ambiciosa é a proposta de avanço científico da tecnologia em relação ao estado da arte? Que avanços proporciona para a concretização da tecnologia prevista?
    - Objetivos: Quão concretos e plausíveis são os objetivos propostos? Em que medida a abordagem e metodologia de investigação de alto risco/ganhos são adequadas para alcançar estes objetivos?
    - Interdisciplinaridade: Quão relevante é a abordagem interdisciplinar das áreas tradicionalmente distantes para alcançar o avanço proposto (ex.: Biologia e IoT)?
  2. Impacto (Pontuação: 3.5/5, peso 20%)
    - Potencial de inovação: Quão adequadas são as medidas propostas para a proteção dos resultados e quaisquer outras medidas de exploração para facilitar a tradução futura dos resultados da investigação em inovações com impacto social ou económico? Quão adequadas são as medidas propostas para capacitar os actores-chave que têm o potencial de assumir a liderança na tradução da investigação em inovações para o mercado?
    - Comunicação e Divulgação: Quão convincentes e abrangentes são as medidas e planos propostos para o envolvimento público/stakeholder e para sensibilizar para os resultados do projeto, nomeadamente através da Ciência Aberta, no que diz respeito ao seu potencial para estabelecer novos mercados e/ou enfrentar desafios globais?
  3. Qualidade e eficiência da implementação (Pontuação: 3/5, peso 20%)
    - Qualidade do consórcio: Até que ponto os membros do consórcio possuem toda a experiência de alta qualidade necessária para a realização das tarefas do projeto?
    - Plano de trabalho: Quão coerente e eficaz é o plano de trabalho (pacotes de trabalho, tarefas, entregas, marcos, linha do tempo, etc.) e medidas de mitigação de riscos para atingir os objetivos do projeto?
    - Alocação de recursos: Quão adequada e eficaz é a atribuição de recursos (pessoas-mons e equipamentos) a tarefas e membros do consórcio?

Datas e submissão de candidatura

O prazo de apresentação da sua candidatura é 19 de maio de 2021, às 17h00 no horário de Bruxelas, através do portal do Funding & Tenders. Será informado sobre o resultado da avaliação no prazo de 5 meses a contar do prazo do concurso (indicativo) e, se a sua proposta for aceite para financiamento, o seu contrato de subvenção será assinado até 8 meses após o prazo do concurso (indicativo).

Embora esta seja a única data prevista para 2021 para o EIC Pathfinder Open, tenha em mente que este será um programa recorrente até 2027. Por isso, comece já a se preparar para as oportunidades futuras.

Além disso, há outras oportunidades ainda este ano dentro do European Innovation Council, seja para o Pathfinder Challenge-Driven ou para os outros programas do EIC.

Para ter acesso a mais informações como esta, acompanhe as nossas redes e assine a nossa newsletter

Exemplos de projetos vencedores

O EIC Pathfinder Open é um caminho de financiamento completamente novo, mas que vem substituir outros programas que estavam presentes no H2020, como o SME Instruments Fase 1 e o FET Open. Por isso, embora seja novo, podemos olhar para o histórico dos programas anteriores no qual se baseia e ter uma ideia geral de quais projetos tem mais chances de obter sucesso neste programa.

Alguns exemplos de projetos financiados pelo EIC FET Open entre 2018 e 2020:

Como aumentar as suas hipóteses de ser financiado pelo EIC Pathfinder Open?

Tenha em atenção que o EIC Pathfinder Open poderá apoiar o seu trabalho, especialmente se for altamente arriscado: você pode tentar coisas que não vão funcionar; pode ser confrontado com questões que ainda ninguém sabe a resposta; pode perceber que há muitos aspetos do problema que não domina. Portanto, se o caminho que pretende seguir for incremental por natureza ou conhecido, o EIC Pathfinder Open não o apoiará.

Este programa tem um foco especial em investigação colaborativa, envolvendo investigação e desenvolvimento interdisciplinares. Ao reunir diversas áreas de investigação, muitas vezes com diferentes perspetivas, terminologias e metodologias, dentro de projetos individuais e dentro de um portfólio de projetos, podem ser geradas coisas realmente novas, e podem ser abertas áreas de investigação inteiramente novas. Cabe-te a ti compor a equipa ideal, com a qual podes aprender, e com a qual podes seguir em frente.

Além disso, você é encorajado a envolver e capacitar na sua equipa atores chave que têm o potencial de se tornar futuros líderes na sua área, tais como excelentes pesquisadores em início de carreira ou PME promissoras de alta tecnologia, incluindo start-ups. O seu projeto deve reforçar a importância da investigação e desenvolvimento direcionados para resultados aplicados de alto impacto, especialmente dentro do contexto europeu para que se explore os próximos passos para o sucesso do mercado ou para a resolução de desafios globais.

Aqui na Aliados Consulting nós damos todo o suporte necessário para o acesso a esta e outras candidaturas, desde a construção do consórcio até a definição, design e submissão da proposta. Nosso objetivo é aumentar as suas chances de ter acesso a estes financiamentos.

Para projetos que já estejam em fase avançada de desenvolvimento, também oferecemos os nossos serviços de revisão. Envie-nos um e-mail para hello@aliados.consulting para aceder às condições!

--

--

Diego Nunes
Aliados Consulting

I help individuals and organizations to find new funding opportunites for their projects in Portugal and Europe. Have a question? Send me a message! :)