Autonomia para os times de produto

Gustavo Villalta
Alice Tech
Published in
3 min readSep 24, 2020

Eu venho de um passado de desenvolvimento de produtos e a minha experiência com times de infraestrutura, plataforma, TI e segurança sempre foi um misto de frustrações com lapsos de alegria. Lembro quando fiquei travado, pois o responsável pela infraestrutura de serviços da empresa em que eu trabalhava tirou férias e só ele tinha acessos para provisionar um servidor virtual na AWS. Acabei embutindo o código em outro serviço até ele voltar. Também me lembro de momentos frustantes de onboarding quanto mudei de emprego e recebi uma máquina na qual eu não tinha acesso administrativo e não conseguia instalar sequer o editor de texto. Acabei formatando a mesma e instalando um linux.

Todas essas experiências e muitas outras, que posso contar num café virtual, formam a minha bagagem de vivências que eu não gostaria que o time de engenharia da Alice passasse.

Acredito que a experiência na Alice deve ser tão boa pra quem a desenvolve quanto é para os nossos usuários. Queremos ter aquela reação “WOW” no nosso time de engenharia, com um “Engineering Satisfaction” (ESAT) tão alto quanto nosso “Customer Satisfaction” (CSAT).

Pensando em todos esses pontos que sabemos que são dores do cotidiano dos times de produto, o time de SRE/Tooling da Alice pensou em algumas formas de facilitar a vida destes. Começando pela experiência de onboarding, quando uma nova pessoa entra na engenharia, a nova pessoa engenheira recebe sua máquina e já tem acesso ao seu email @alice.com.br e com ele consegue acessar os principais serviços que usamos no dia-a-dia, Slack, AWS, Notion, tudo de maneira segura e transparente.

Também incluimos essa pessoa no nosso time do Github, Opsgenie e Newrelic, via Terraform, pelo próprio Github :-D. Feito isso a pessoa clona a nossa ferramenta de linha de comando (alice-cli) e com a execução de um script já tem a máquina pronta para desenvolver sua primeira funcionalidade.

Dessa forma, antes do Alice na Arena, nosso evento semanal onde você será apresentada para toda empresa e onde são feitos os comunicados importantes da empresa, você já consegue navegar pelo nosso repositório, ler sobre alguma decisões que tomamos na engenharia e entender melhor a arquitetura dos serviços que estamos construindo.

Se depois do almoço você quiser construir um novo serviço, fique à vontade para abrir um PR no nosso repositório de infraestrutura. Por ele nós provisionamos qualquer serviço da AWS e gerenciamos a maior parte da nossa infraestrutura usando o Terraform. Você pode fazer isso do zero ou usando o nosso template para criar um novo serviço, que já vem redondinho, com pipeline de CI/CD, load balancer, etc.

Tudo isso pra que o nosso time de engenharia desenvolva um produto inovador num ritmo acelerado, de maneira segura e eficiente. Por isso buscamos um equilíbrio entre ferramentas e processos, de maneira a dar autonomia para os times de produto tocarem o desenvolvimento sem terem que se preocupar com segurança e estabilidade.

Que tal fazer parte desse time?

Estamos buscando pessoas que topem o desafio de transformar a saúde no Brasil através da tecnologia. Clica aqui para saber mais das vagas que temos em aberto!

--

--