https://unsplash.com/photos/eWYGa88K0Yg

Construindo Alice

Jack
Alice Tech
Published in
4 min readJul 22, 2020

--

Construir uma healthtech nos propósitos da Alice é certamente também construir uma das stacks mais desafiadoras que existem. Não é sobre resolver um problema de escopo relativamente bem definido e que se beneficia com tecnologia, mas sobre usar tecnologia para navegar em uma intrincada rede de sistemas, áreas, pessoas e processos necessários para entregar mais saúde às pessoas. Em outras palavras, é repensar como uma Stack na área da Saúde deve ser construída. Alice: Health Powered by Tech

Hoje, no Brasil e no mundo, uma das maiores dificuldades da indústria é o fato de não haver troca ou centralização das informações sobre a saúde de uma pessoa. Nós, somos os responsáveis por transmitir nosso histórico de saúde através dos diferentes agentes de saúde, ao mesmo tempo que não sabemos onde as informações estão: onde estão meus últimos exames de sangue? Quando foi feita a cirurgia x ou y?

Porém, conhecer as pessoas, dentre os vários aspectos humanos e também através do seu histórico de saúde e evolução, é um dos principais pilares para geração de saúde, vastamente discutidos na literatura médica sob o nome de Coordenação de Cuidados, onde a troca e o acesso é parte central.

Dentro desse contexto, nossa visão é que entregar saúde deveria cobrir, no mínimo, algumas “simples” iniciativas:

  • Interoperabilidade de dados médicos entre a rede de saúde: o que permite trabalhar coordenação de cuidados;
  • Automação de rotinas de acompanhamentos baseadas em protocolos médicos bem definidos e repensados para cada indivíduo;
  • Mecanismos de Agendamentos / Consultas / Prescrições / Resultados / Encaminhamentos centralizados, com fácil acesso e acompanhamento de evolução;
  • Massa de dados que permitam melhor entendimento sobre os melhores tratamentos e protocolos médicos aplicados.

Outro aspecto importante dentro da coordenação de cuidados é conscientizar cada indivíduo sobre sua própria condição de saúde e trabalhar individualmente na Prevenção de doenças ou complicações.

Esse trabalho, para ser bem sucedido, passa por engajar as pessoas a pensarem preventivamente sobre sua própria saúde, empoderando-as na medida que conseguimos entregar acesso humano e transparente aos profissionais de saúde. Nesse sentido, algumas iniciativas a serem desenvolvidas ao longo do tempo pela Alice incluem:

  • Telehealth, um novo capítulo da indústria;
  • Descoberta/Acesso centralizado às comunidades de programas em wellness;
  • Integrações com Wearables e equipamentos medidores de indicadores de saúde;
  • Delivery de medicamentos;
  • Entre outras {a lista segue gigante}.

Tech Kickoff

Dada a intro sobre algumas partes do que queremos resolver, destacamos alguns pontos que consideramos extremamente importantes na nossa jornada em tecnologia, e um overview de algumas decisões que já tomamos e que serão melhor exploradas em posts futuros.

Segurança e privacidade

Uma stack na Área de Health que respeite os membros, requer muita atenção em alguns pontos bem delicados. Segurança e privacidade talvez seja o maior deles.

Como garantir que os vários serviços não espalhem dados sensíveis que violem privacidade? Como minimizar exposição de identidade dos usuários caso ocorra algum vazamento? Como proteger a privacidade quando precisamos fazer análise dos dados que coletamos? Como implementar políticas de segurança e privacidade como HIPAA e LGPD?

Pensamos em soluções por design, por construção. Fizemos muita reflexão e desenvolvemos arquiteturas e ferramentas que não são commodities nos vários blogs de tech. Não é trivial encontrar padrões de arquitetura que nos permita escalar n-serviços e m-times sem perder o controle fino de segurança e privacidade. A discussão vai muito além de microlito vs monolito, mas sim para uma direção de propor novas abordagens, formas novas para problemas realmente desafiadores tanto de storage quanto de acesso.

Dados

Dizem que dados é o novo ouro da saúde. Na verdade, de quase tudo. Com eles, conseguimos entender nossa população, viabilizar a coordenação de cuidados médicos e extrair informações para tomar as melhores decisões médicas e operacionais.

Não apenas desenvolvemos nosso próprio v1 de EHR, como o estamos integrando aos hospitais e laboratórios parceiros.

Infraestrutura

Diferentemente de qualquer outro player da área, nossa stack está 100% na AWS, com multi-account strategy — visando maior segurança e maior facilidade de governança. Seguindo na mesma linha de requisitos, nossa arquitetura de infraestrutura segue um padrão de múltiplas camadas de serviços, desde BFFs (backend-for-frontend) e microsserviços internos, até APIs de tarefas recorrentes e de processamento assíncrono.

Acreditamos que produtividade do time passa por ter autonomia em criar e destruir serviços, por isso, nos esforçamos para ter toda nossa infra configurada via código, mantendo a segurança e os padrões necessários.

Time

Tamanho é o desafio que vem pela frente que a capacidade de formar um time de tecnologia muito forte realmente é decisivo para o sucesso do nosso projeto. Mesmo com todas as adversidades que existem em tirar um projeto complexo do papel, olhamos com muito cuidado para como operamos a nossa engenharia desde o D0 e quais as virtudes que podem alavancar positivamente nosso sucesso.

No nosso entendimento, não basta somente replicar metodologias e padrões “de mercado” sem ter um aprofundamento maior sobre o porquê. No nosso contexto, são essas as melhores escolhas para a nossa engenharia. Dito isso, decisões que impactam a engenharia de forma mais ampla são tomadas num processo determinístico, onde as alternativas são apresentadas (prós, contras e portas de incêndio caso precisemos mudar ao longo do tempo) de forma extremamente colaborativa.

Nesse processo decisões importantes foram tomadas, como linguagem de programação backend/mobile, banco de dados, arquitetura macro, entre outras tantas.

Apesar do time hoje ser relativamente pequeno, ele é composto na sua maioria por pessoas bastante experientes e todas muito engajadas. Pessoas que ajudaram a construir importantes startups no Brasil.

End

Por fim, fecho dizendo que esse será certamente um ano muito especial e de muito aprendizado, e esperamos nessa jornada encontrar pessoas corajosas e dispostas que nos ajude a construir essa empresa tão especial que é a Alice.

Que tal fazer parte desse time?

Estamos buscando pessoas que topem o desafio de transformar a saúde no Brasil através da tecnologia. Clica aqui para saber mais das vagas que temos em aberto!

--

--