Allfenas
Published in

Allfenas

Seus óculos têm história…

Matéria publicada pelo Portal Frames conta um pouco sobre nossa história. Início, dificuldades, diferenciais e planos futuros.

Hoje vamos falar sobre a a Allfenas, marca que surgiu em Bauru, no interior de São Paulo, que além da armação de madeira, mostraremos toda a história que ela carrega. Como matéria prima, cadeiras de balanço, molduras de quadro, restos de marcenaria, móveis improváveis. O conceito principal é levar a origem da madeira para o rosto dos clientes.

Foto: Kelvyn Almeida

O princípio foi um desafio despretensioso do professor da disciplina de Materiais e Produtos da faculdade de Kelvyn Almeida, um dos sócios, que propôs a criação de um óculos de madeira. A sala se dividiu em grupos, seis meses se passaram e nada. Mas, Kelvyn simplesmente não conseguiu desistir. Ali começava a nascer uma marca, a Allfenas, que virou realidade quando Breno Gomes, um amigo de longa data, decidiu embarcar na ideia.

Juntos eles criaram um protótipo, precário e sem ergonomia, que nas madrugadas, entre 11 e 3 da manhã, durante um ano, foi sendo trabalhado e melhorado. Em novembro de 2015 os óculos Allfenas vinham oficialmente ao mundo, com campanha, divulgação e muita história para contar. No começo um único produto levava um mês, hoje são produzidos de 70 a 80 em apenas uma semana.

Collection Zebra Wood

O que tornou o sonho real foi a percepção dos dois de que tinha muita madeira nobre sendo destinada para queima ou simplesmente sendo largada por aí. A primeira linha veio de uma cadeira de balanço de 1950, que originou 60 peças. “Toda vez que a gente vai coletar uma madeira fazemos tipo uma entrevista, para descobrir de onde ela veio, a classificação, a idade, entre outras coisas”, contou Breno.

Para descobrir de onde veio a armação basta olhar para a haste, que vai te contar se foi de um armário, de uma moldura ou de uma cadeira. Para eles toda a madeira tem valor, que precisa ser redescoberto depois que ela perde a função no ciclo comercial tradicional. Com muita pesquisa e ajuda de professores, eles conseguiram redescobrir esse valor, transformando a matéria prima em armações de apenas 25 gramas, que custam em média
R$ 430,00 reais.

Para eles o mais legal é a versatilidade de carregar um conceito tão forte como o que eles carregam. “Hoje a gente consegue fazer um óculos que vai no rosto de um senhor de 60 e no de um adolescente de 16”, concluiu Kelvyn.

--

--

--

Produtos feito à mão que carregam estilo e conceito. Fabricados com madeiras reaproveitadas, cada item acompanha um termo com história e procedência!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Kelvyn Almeida

Kelvyn Almeida

Co-founder & CEO of Allfenas • Designer Gráfico/Produto.

More from Medium

TriBeca Film Festival: DOC Documentary Review

A Different Conception of Justice

a blindfolded women decides upon the justice of an occasion, bearing a sword in one hand, and a balance in the other

A mixed bag for regional growth under COVID-19

The best lighting for the environment