A mentalidade do investidor de sucesso em criptomoedas

Patrick Silva
Alpes das Criptos
4 min readJun 6, 2023

--

A jornada para se tornar um investidor de sucesso em criptomoedas é um caminho desafiador, cheio de obstáculos mas, também, carregado de recompensas. Mas alcançar bons resultados requer coragem, determinação, paciência e, acima de tudo, a mentalidade certa.

Mas como alcançar essa mentalidade em um ambiente tão desafiador?

A mentalidade de um investidor de sucesso é forjada nos vários desafios enfrentados e moldada por uma série de características e habilidades que eu julgo serem importantes.

A primeira é a coragem. A decisão de se tornar um investidor é um ato de bravura. Afinal, trata-se de um caminho que muitos não ousam trilhar, por conta das suas incerteza e riscos (muita gente prefere a calmaria dos investimentos tradicionais). No entanto, aqueles que escolhem essa jornada, de certa forma, estão prontos para enfrentar esses desafios e superá-los.

A segunda característica da mentalidade de um investidor bem sucedido é a determinação que é a força motriz que impulsiona este investidor a persistir, mesmo diante de adversidades. É a qualidade que os mantém focados em seus objetivos e os ajuda a superar os obstáculos que encontram ao longo do caminho.

Entretanto, cabe lembrar que muitos investidores (sobretudo os mais inexperientes) ,muitas vezes, estão em busca da fórmula mágica do investimento em criptomoedas — uma estratégia infalível, um bot perfeito, um sinal certeiro, ou um curso matador que os tornará bem-sucedidos.

No entanto, a verdade é que esta fórmula mágica não está em uma estratégia, bot ou curso. Na verdade, está fórmula mágica de investimentos em criptomoedas está dentro de você.

Você é o único que tem o poder de encontrar o sucesso nos investimentos.

O desafio é que muitos investidores não sabem o que estão procurando, nem o que esperam encontrar e acabam terceirizando a obtenção de um possível sucesso.

Mas essa mentalidade e visão tende a mudar com o tempo, é clara a diferença que existe quando somos apenas um investidor novato ou quando atingimos um certo grau de experiência, de certo modo, quando nos tornamos um investidor profissional.

Os investidores novatos geralmente entram no mundo das criptomoedas com a crença de que é uma fonte fácil de renda. Eles sonham em se tornar milionários em questão de meses e começar a ganhar milhares de dólares na primeira semana (até podem conseguir algo próximo disso, mas por pura sorte). No entanto, essa mentalidade é prejudicial e pode levar a decisões de investimento precipitadas e arriscadas, bem como, a falsas crenças sobre o mercado.

Por outro lado, os investidores experientes entendem que o investimento em criptomoedas é um processo (necessariamente, árduo). Eles sabem que se tornar um investidor de sucesso requer prática, paciência e disciplina. Eles não têm medo de assumir seus erros, recalcular as rotas e aperfeiçoar suas habilidades de investimento. Eles são disciplinados e sabem quando parar. Eles aprendem com seus erros e sempre buscam melhorar. Cada erro é visto como uma oportunidade de crescimento um passo a mais no caminho do sucesso financeiro.

Além da questão da experiência podemos observar que existem outros dois tipos de investidores: aqueles que buscam o caminho fácil e aqueles que escolhem o caminho difícil.

Os investidores que buscam o caminho fácil estão sempre à procura da estratégia perfeita, do bot infalível, de sinais milagrosos. Eles estão sempre em busca de atalhos e soluções rápidas que os levem à riqueza de forma rápida e sem grandes percalços.

No entanto, o caminho para o sucesso no investimento em criptomoedas não é fácil, requerendo um trabalho duro, muita dedicação e um compromisso contínuo com a aprendizagem e o aperfeiçoamento.

Os investidores que escolhem o caminho difícil entendem isso. Eles sabem que o sucesso no investimento vem de um profundo entendimento do mercado, de uma estratégia bem planejada e da capacidade de manter a calma e a resiliência, mesmo em situações de alta pressão, principalmente, por conta da alta volatilidade do mercado.

Tornar-se um investidor experiente proporciona uma jornada um pouco mais tranquila (isso não significa que será algo fácil). A experiência faz o investidor ser mais pacientementes em buscar o momento certo para fazer seus investimentos. Ele tem a paciência e a disciplina para esperar pelo momento certo, investindo apenas em situações que ele reconhece e entende.

Além disso, o investidor experiente se conhece. Ele entende seus pontos fortes e fracos e sabe como gerenciar suas emoções. Ele aceita seus erros e aprende com eles. Ele estabelece limites claros para si mesmo e segue regras bem definidas para garantir que seus resultados sejam consistentemente positivos. E, acima de tudo, o investidor experiente vai cair algumas vezes mas estará preparado para se levantar e dar a volta por cima.

Assim, se você quer se tornar um investidor de sucesso em criptomoedas, você precisa focar em ter um comportamento mais profissional. Você precisa estudar, praticar e ganhar experiência. Deve buscar sempre ser paciente e disciplinado e, acima de tudo, você precisa se conhecer.

Nunca perca de vista que o investimento em criptomoedas não é uma solução rápida para seus problemas financeiros. É um processo que requer tempo, esforço e dedicação. Mas se você estiver disposto a trabalhar duro, você estará mais próximo do sucesso.

Lembre-se, o sucesso está dentro de você e não nas pessoas que oferecem fórmulas mágicas para seus investimentos. Se tornar um investidor de sucesso está a seu alcance. Tudo o que você precisa fazer é tomar a decisão de começar e, em seguida, persistir, mesmo diante das adversidades.

E, finalmente, nunca pare de aprender pois estudar nunca é demais. Continue aprimorando suas habilidades, continue buscando conhecimento para crescer como investidor. Porque no mundo do investimento em criptomoedas, o aprendizado nunca termina. Somos sempre aprendizes e isso torna tudo muito mais desafiador e gratificante!

--

--

Patrick Silva
Alpes das Criptos

Professor de tecnologia, doutor (USP) e mestre em Computação (UfsCar). Autor do livro "Carreira sem atalhos" e de textos sobre carreira, tecnologias e educação