Como utilizar a liquidez concentrada no protocolo Trader Joe

Patrick Silva
Alpes das Criptos
Published in
5 min readJun 25, 2023

--

A liquidez concentrada é uma estratégia utilizada em protocolos DeFi para fornecer liquidez em faixas de preço específicas ao invés de fornecer liquidez em todo o espectro de preços. Isso permite que você maximize seus ganhos em momentos de alta volatilidade.

Existem vários protocolos DeFi que suportam a liquidez concentrada, sendo o Uniswap v3 o maior e o mais popular deles, entretanto, recentemente, a Trader Joe (https://traderjoexyz.com) lançou a sua V2 que traz algumas inovações com relação à Uniswap e, para quem investe em Defi, vale à pena conhecer.

Neste texto, vamos explorar como configurar e utilizar a liquidez concentrada no protocolo Trader Joe que está disponível nas redes Arbitrum, Avalanche e BNB (você pode escolher a da sua preferência), pois os passos são os mesmos.

A título de comparação vale recordar que na Uniswap V3, ao definir um range (faixa de preço) toda a sua liquidez será distribuída de forma homogênea dentro deste intercalo. No protocolo da Trader Joe, de modo diferente, você pode configurar o fornecimento de liquidez em faixas de preço específicas, chamadas de “bins” (é como se o intervalo da Uniswap fosse dividido em vários pedaços menores (micro ranges), veja a figura abaixo).

Uma analogia que gosto de fazer é a seguinte: imagine que o dinheiro que você vai investir é um líquido, o intervalo na Uniswap é como uma única vasilha já este mesmo intervalo na Trader Joe é composto de várias vasilhas (que podem armazenar diferentes quantidades do líquido).

Basicamente os bins aumentam o seu poder de distribuição de liquidez uma vez que cada um deles pode ter uma parte diferente da sua liquidez, já na Uniswap se existisse esse conceito de bins é como se cada um deles, obrigatoriamente, tivesse a mesma liquidez.

Na Trader Joe Você pode escolher entre diferentes tipos de configuração (liquidity shape), como “Spot”, “Curve” e “Wide”, dependendo da sua estratégia e tolerância ao risco.

Essas configurações vão indicar o “formato” da sua distribuição de liquidez no intervalo definido.

· Spot: Permite definir uma faixa de preço específica e distribui a liquidez de forma uniforme dentro dessa faixa. Vai funcionar basicamente como a Uniswap V3. É um formato indicado para situações onde você quer ganhar taxas de forma homogênea dentro daquela movimentação de preço.

· Curve: Concentra a liquidez em torno de um preço específico, diminuindo a quantidade de liquidez à medida que o preço se afasta desse ponto. É interessante quando você acredita que o preço do ativo deve ficar “estável” em certos valores, mas ao mesmo tempo permite ainda gerar taxas diante de pequenas variações em direção às extremidades do range.

· Bid-Ask: Cria faixas de preço amplas para fornecer liquidez em várias faixas de preço, o que pode ser adequado para momentos de alta volatilidade, privilegiando as regiões mais extremas do range. Esse formato é interessante para situações onde se deseja fazer “DCA” ou mesmo “realização de lucros”, uma vez que a liquidez fica maior nas pontas, isto é, quanto mais o preço cai mais daquele ativo é comprado. O inverso também é verdadeiro: quanto mais o preço sobe mais daquele ativo é vendido.

Uma vez que você definiu o “formato” da sua distribuição de liquidez, você deve definir as faixas de preço (range) em que deseja fornecer liquidez. Você pode escolher faixas amplas ou estreitas (conforme explicado acima), dependendo da sua estratégia e das condições de mercado.

Posteriormente, você deve decidir quanto capital você deseja alocar para cada faixa de preço definida. Lembre-se de considerar sua exposição e tolerância ao risco. Você pode alocar diferentes quantidades de cada token na liquidez concentrada da forma que você desejar.

Aqui está outra inovação da Trader Joe, já que você pode entrar com a quantidade de cada ativo que desejar e o protocolo faz essa distribuição de liquidez no intervalo (e no formato) escolhido.

Você também tem a liberdade de alterar o número de bins da forma que desejar e usar uma quantidade diferente da inicialmente definida pelo protocolo.

Apesar da ampla possibilidade de configurações o processo de prover liquidez é relativamente simples. Acesse a plataforma, encontre a opção de fornecimento de liquidez concentrada (basta escolher a opção “Pool”).

Insira as informações de faixas de preço e alocação de capital conforme definido nos passos anteriores.

Antes de finalizar o fornecimento de liquidez, você precisará verificar e aprovar os tokens que deseja fornecer. Siga as instruções fornecidas pelo protocolo para realizar essa verificação.

Após a aprovação dos tokens, você estará pronto para fornecer liquidez concentrada. Confirme as informações fornecidas e conclua o processo de fornecimento de liquidez (“Add Liquidity”).

Após fornecer a liquidez concentrada, é importante monitorar regularmente suas posições e ajustar suas estratégias conforme necessário. Verifique o desempenho das faixas de preço definidas e faça ajustes conforme as condições de mercado evoluem. Para isso, vá na opção “My Pools” e escolha a sua Pool ativa.

Uma página bem completa com informações sobre a sua pool será exibida.

É possível adicionar mais liquidez e até mesmo remover não só de todo o intervalo quanto também de bins específicos (é muita liberdade).

O grande diferencial da Unisawap é justamente essa grande liberdade de escolha de parâmetros e configurações, o permite traçar diversas estratégias conforme suas convicções e situação do mercado (mas em breve a Uniswap estará também lançando a sua V4).

Mas cabe destacar que apesar de todas essas possibilidades a maior parte da liquidez do mercado continua na Uniswap e, quando se pensa em investimentos, os maiores retornos estão onde está a maior fatia do dinheiro.

Lembre-se de que a liquidez concentrada é uma estratégia avançada e requer uma compreensão completa dos riscos envolvidos. Mantenha-se atualizado com as últimas informações e melhores práticas do protocolo escolhido. Estude sempre antes de investir!

--

--

Patrick Silva
Alpes das Criptos

Professor de tecnologia, doutor (USP) e mestre em Computação (UfsCar). Autor do livro "Carreira sem atalhos" e de textos sobre carreira, tecnologias e educação