https://br.freepik.com/

Por que o conhecimento é fundamental nos investimentos em criptomoedas?

Patrick Silva
Alpes das Criptos
Published in
4 min readFeb 3, 2023

--

Você já parou para pensar sobre como o conhecimento é importante em todas as áreas das nossas vidas? Da mesma forma que investir em conhecimento aumenta as habilidades e a qualidade de um profissional, conhecer é fundamental no mundo das finanças.

Se você é um investidor neste mundo das criptomoedas já deve ter se deparado com dificuldades relacionadas a termos técnicos, com inseguranças sobre momentos de entrada e saídas em trades, com dúvidas sobre protocolos de defi, etc.

Conhecimento é uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a tomar decisões informadas e fundamentadas o que aumenta as chances de se atingir seus objetivos em vários aspectos da vida, como saúde, carreira, relacionamentos, finanças e muito mais.

Ao adquirir conhecimento, as pessoas têm a capacidade de compreender e enfrentar desafios, melhorar sua performance e errar bem menos.

Da mesma forma que dizem que tempo é dinheiro eu diria que falta de conhecimento é a porta de entrada para a ruína financeira. Infelizmente é muito mais fácil perder dinheiro do que conquistá-lo, principalmente, neste ambiente que envolve o mundo das criptomoedas pois ele é bastante é complexo.

Primeiramente, porque envolve tecnologia recente e avançada tendo como base a blockchain, que é relativamente nova e complexa, o que pode ser difícil de entender. A falta de regulamentação consolidada é um outro fator que é ainda insipiente em muitos países, o que pode levar a incerteza e riscos financeiros.

Uma outra grande dificuldade envolve a volatilidade das criptomoedas cujo valor pode mudar rapidamente, sendo um elemento desafiador mesmo para aqueles investidores e traders mais experientes. A fraude, infelizmente também é um risco constante, o que requer cautela e conhecimento, sobretudo dos iniciantes, para evitar perda de dinheiro.

Por estas e outras razões, é importante ter conhecimento sobre criptomoedas antes de investir ou negociar neste setor. É preciso estudar e entender como funcionam os ativos, os projetos, as tecnologias subjacentes e os riscos envolvidos antes de tomar uma decisão .

Para se sentir mais seguro e melhorar as suas decisões você precisa acelerar o crescimento da sua curva de conhecimento.

(fonte da imagem: wikipedia.com)

A curva de conhecimento (ou curva de aprendizado) é uma teoria que descreve o processo de aprendizado pelo qual nós passamos, ajudando a entender como se dá o aumento do conhecimento sobre um assunto específico. Resumidamente ela indica como nós aprendemos as coisas.

Ela se baseia na ideia de que o aprendizado começa com pouco ou nenhum conhecimento, aumenta rapidamente com a exposição e a prática, e eventualmente alcança um ponto de saturação onde o progresso se torna mais lento.

A curva de conhecimento é representada gráficamente como uma curva inclinada para cima no início, seguida por um período de aumento mais gradual, e eventualmente, por um platô onde o aprendizado se estabiliza. Esta teoria é aplicável a muitas áreas, incluindo os investimentos financeiros.

É por isso que aquela frase “dinheiro atrai dinheiro faz todo o sentido” quando atrelamos isso ao conhecimento. As pessoas mais experientes e bem sucedidas que já avançaram bastante neste processo da curva do conhecimento, tendem a continuar capitalizando e lucrando cada vez mais.

E como nós podemos avançar neste processo de conhecimento?

Uma das formas é errando bastante e batendo cabeça, mas, errar desperdiçando dinheiro não parece uma boa opção. Neste caso fica um conselho deste professor: da mesma forma que fazer uma graduação ou mesmo uma pós graduação encurta o seu caminho para alcançar a excelência profissional considere empregar parte do seu tempo com livros, cursos e mentorias.

Encare toda essa aplicação de tempo e dinheiro como um investimento e não como um gasto. Quando tudo é bem planejado a relação custo benefício jogará a seu favor. Portanto, acelere a curva de conhecimento através da participação em comunidades focadas em investimentos, cursos e mentorias que acabam sendo boas opções ao oferecer uma oportunidade concentrada de aprendizado, permitindo que você adquira conhecimento e habilidades rapidamente.

Busque ter ao seu lado professores ou mentores experientes que podem compartilhar sua experiência e orientar o aprendizado. Interaja com outras pessoas que tenham interesses em comum com você, compartilhe ideias e perspectivas, ensine aquilo que você sabe pois isso ajuda a aumentar o aprendizado.

Te desejo bons estudos e bons lucros!

--

--

Patrick Silva
Alpes das Criptos

Professor de tecnologia, doutor (USP) e mestre em Computação (UfsCar). Autor do livro "Carreira sem atalhos" e de textos sobre carreira, tecnologias e educação