As pessoas acreditam que a IA precisa de maior regulação

Uma pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial mostra que as pessoas acreditam que a Inteligência Artificial (IA) precisa de maior regulação. Mesmo assim não devemos nos esquecer que o desenvolvimento da IA guarda um imenso potencial de desenvolvimento social, talvez até além do que estejamos considerando hoje.

Altruísmo Eficaz Brasil
Altruísmo Eficaz Brasil
2 min readJul 8, 2019

--

De todo modo, isso obviamente não deve suspender debates acerca de potenciais riscos. Para isso não devemos nos deixar seduzir pela alarmismo e catastrofismo, antes de nos preocupar com uma “revolta das máquinas”, talvez devamos considerar o uso e armazenamento de dados. A IA é um risco real, e seu impacto negativo pode ser sentido com força muito maior nos próximos anos? A maior parte da preocupação é fruto de alarmismo infundado? Vamos nos adaptar (como indivíduos e como sociedade) naturalmente ao desenvolvimento e sofisticação da IA?

Fonte: https://www.weforum.org/agenda/2019/07/artificial-intelligence-these-3-charts-show-what-people-really-think

Tradução livre do artigo em inglês:

“As pessoas creem que seja necessária uma análise mais minuciosa do uso da inteligência artificial, de acordo com pesquisa realizada em 27 países com 20.000 pessoas.

O potencial da IA para transformar nossas vidas é quase universalmente aceito, e suas aplicações podem ser imaginadas em quase todos os setores, da educação à saúde, e além. Porém, ainda há obstáculos a serem superados, como preocupações éticas sobre como os dados são armazenados e utilizados.

A preocupação com o uso da tecnologia é compartilhada em diferentes faixas etárias, classes, e níveis de educação, de acordo com a pesquisa realizada pela ‘Ipsos’, para o Encontro Anual dos Novos Campeões na China, organizado pelo Fórum Econômico Mundial.

‘A inteligência artificial é uma das ferramentas mais poderosas que temos enquanto sociedade’, disse Kay Firth-Butterfield, responsável acerca do tema IA no Fórum Econômico Mundial (FEM). ‘Mas, sem uma estrutura de governança para fornecer as grades de proteção para nossas interações com a IA, corremos o risco de deixarmos boa parte da população para trás.’

No geral, a pesquisa descobriu que mais de 40% dos entrevistados estavam preocupados com o uso de IA, enquanto 32% estavam indecisos e 27% não se preocupavam.

Quase metade das pessoas entrevistadas disseram que as empresas que usam inteligência artificial devem ser reguladas com maior rigor, enquanto apenas 20% discordaram. A adoção pelo governo da tecnologia de IA foi vista com um pouco menos de ceticismo, com 40% das pessoas dizendo que as restrições precisam ser reforçadas.

A pesquisa salienta temas mais amplos que a rede de especialistas do FEM tem explorado ao passo que a IA se torna cada vez mais sofisticada. Estes tópicos, juntamente com o impacto mais amplo da inovação tecnológica na economia global e na sociedade, estão sendo explorados por mais de 1.800 líderes no encontro anual do Fórum na cidade de Dalian, na China, de 1 a 3 de Julho.”

CG.

--

--

Altruísmo Eficaz Brasil
Altruísmo Eficaz Brasil

Altruísmo Eficaz é um movimento que busca descobrir e aplicar as formas de fazer o maior bem, usando para isto evidências e racionalidade.