Photo by Noah Buscher on Unsplash

Consumo Responsável

Somos responsáveis por tudo que consumimos e compramos

Pedro Henrique Machado
Published in
2 min readAug 15, 2019

--

Essa é uma frase que já foi dita por nós, em outros momentos, mas vale aqui uma nova reflexão:

O consumo de toda e qualquer coisa, traz consigo consequências positivas (para o consumidor) e negativas (para o meio ambiente).

Por isso é essencial colocarmos a mão na consciência e repensarmos nossos hábitos de consumo. Precisamos estar atentos à real necessidade daquilo que adquirimos, e os possíveis impactos que compras desnecessárias podem causar.

Eu quero, ou eu preciso?

Consumir de maneira responsável e consciente é justamente um dos conceitos mais fundamentais do Alug, não somente pelo bem que faz ao meio ambiente, mas também pela própria economia que isso proporciona. Estamos falando de economia circular:

Conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de produtos e energia.

A ideia é substituir o conceito de fim-de-vida da economia linear, por fluxos circulares de reutilização. A economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento econômico e o aumento no consumo de recursos.

Se algo não é mais útil para você, já pensou que pode servir para alguém?

Quando você opta por alugar algo, está contribuindo para um consumo mais consciente, além de você, muitas outras pessoas se beneficiarão com o uso do mesmo produto, façamos as contas:

Se uma furadeira foi alugada por 10 vezes em um mês, isso quer dizer que 10 pessoas deixaram de comprar 1 furadeira cada, no entanto, nenhuma dessas pessoas foi prejudicada pela falta da ferramenta. Um mesmo produto, beneficiou 10 usuários. Além disso, foram 10 furadeiras a menos fabricadas, logo, houve uma economia de recursos, matéria prima e energia. E olhe que estamos falando de um único produto em uma escala muito pequena, agora imagina isso espalhado em diferentes segmentos e proporções cada vez maiores?

Não à toa empresas como Coca-Cola, Apple e Unilever estão aplicando o conceito de economia circular em seus produtos e marcas.

Você já fez a conta de quantas vezes usou aquela GoPro que custou mais de R$1500,00? Ou aquela bike que está acumulando poeira na garagem? E aquele videogame que já faz meses que nem na tomada está ligado mais? Por que comprar algo que você não tem certeza que vai ser útil?

Antes de comprar qualquer coisa, lembre-se: Eu quero, ou eu preciso? E mesmo que você acredite que precisa, alugue por um tempo para ter certeza disso.

E você? Já teve alguma experiência com economia circular e consumo consciente? Compartilha aqui com a gente.

Quer conhecer mais sobre o Alug? Acesse nosso site.

--

--

Pedro Henrique Machado
Alug escreve

Um profissional de produto, professor universitário e empreendedor apaixonado por criação, processos, pessoas e práticas para desenvolvimento de software.