Em um mês de Alug. O que aprendemos?

Pedro Henrique Machado
Alug escreve
Published in
3 min readAug 12, 2019

--

E lá se foram… um mês de Alug. Preparamos um resumo com alguns dos principais resultados desse primeiro momento.

Dos 30 dias que se passaram, 23 deles estavam ocupados com pelo menos um aluguel. Isso quer dizer que: 76% dos dias do mês de abril, estavam ocupados com algum produto alugado. Pode ser melhor? Com certeza pode e será. Esse número servirá como base para traçar as próximas metas.

Um dos objetivos traçados para esse mês foi: Ser visto e conhecido em Dois Vizinhos. Sobre isso, diferentes ações foram tomadas, em redes sociais, meios online e offline, cujas alcançaram mais de 850 pessoas. Aqui vai o nosso MUITO OBRIGADO a cada um de vocês que tiraram um tempo do seu dia para ver o que estávamos fazendo. Sobre esse número? Ele nos serviu para traçar um novo objetivo:

SER LEMBRADO POR TODOS NO INSTANTE ANTERIOR DE QUALQUER COMPRA

Algo que sempre prezamos foi manter a excelência no atendimento e serviço prestado. Fizemos entregas em horários e dias não convencionais, ajustamos slides, ajudamos a limpar calçadas, montar armários, fazer download de desenhos, entre tantos outros. E qual o resultado disso? Assistimos palestras, aprendemos conteúdos novos, fizemos novos amigos, ganhamos e perdemos no Fifa, Assistimos vídeos de paisagens monumentais, cantamos juntos, dançamos juntos. Isso serviu para deixar algo ainda mais evidente:

Estamos disponíveis a qualquer horário do dia e todos os dias da semana

e se precisar de algo além do produto, não pense duas vezes antes de nos chamar, a gente amou tudo isso.

Uma coisa que imaginávamos que iria acontecer foi não termos o produto que alguém precisasse. Isso aconteceu exatas 9 vezes. A nossa ideia é atender diferentes categorias de produtos, para isso, iniciamos com: equipamentos eletrônicos, ferramentas e produtos de uso doméstico. Sobre as 9 vezes, 4 delas resolvemos com uma solução paliativa: Intermediamos o aluguel com alguns conhecidos. O que aprendemos com isso? Com certeza aumentar nosso portfólio de produtos:

  1. Mountain bike,
  2. Assentos de bike para criança,
  3. Suporte de bike que não necessita de engate no veículo

foram alguns dos produtos que adquirimos.

Por se tratar de algo novo, muitas pessoas nos questionaram:

“Eu tenho algo parado em casa, posso colocar para alugar?”

A nossa respota é: “Ainda não”. “E por que?”. Precisamos garantir, a excelência no serviço prestado, para isso, muita coisa ainda precisa acontecer. Lembra que disse que já lavamos calçadas e montamos armário? Então, isso só foi possível porque o que estávamos oferecendo era algo que conhecíamos muito bem. Nossa ideia é oferecer essa possibilidade, no entanto, no tempo certo. Já já chegamos lá.

Outra pergunta constante foi:

“E se eu quebrar o produto?”.

Sobre isso, procuramos sempre ser delicados na resposta, mas a verdade é que, o locatário é responsável pelo produto durante o seu uso, isso quer dizer que, caso o produto seja danificado durante seu uso, o locatário será responsável pelo seu conserto. E sabe qual a boa notícia? Isso nunca aconteceu. E é assim que desejamos que permaneça. Assim como você usou o produto em perfeito estado, o próximo também deseja que assim seja, afinal, o próximo pode ser você mesmo.

Depois de todas essas reflexões, planejamos algumas ações que farão parte do Alug a partir de agora, se liga:

Toda semana, haverá uma promoção, será o: “Alug da Semana”. Um conjunto de produtos, um desconto, um brinde ou algo nesse sentido será oferecido. Fiquem ligados nas nossas redes sociais para não perder nenhuma;

Os preços foram ajustados. O valor destacado em cada produto é válido somente para a primeira e segunda diária. Da terceira em diante, os preços terão descontos significativos, por exemplo: Uma diária do projetor é R$: 47,90. O valor do mesmo projetor por 3 dias é R$:116,00. Chama a gente e faz o orçamento de outros produtos por mais dias;

Os amigos serão lembrados. Indique um amigo, e caso ele realize um aluguel, você será premiado com diárias, brindes, descontos, entre outros;

E você, o que achou desse primeiro mês do Alug? Deixe um comentário aqui pra gente.

Acesso nosso site: https://alug.app

--

--

Pedro Henrique Machado
Alug escreve

Um profissional de produto, professor universitário e empreendedor apaixonado por criação, processos, pessoas e práticas para desenvolvimento de software.