Minimalismo: Um estilo de vida

Pedro Henrique Machado
Alug escreve
Published in
2 min readAug 15, 2019

“Compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas de quem não gostamos.”

Essa é uma citação de Tyler Durden em uma cena do filme “Clube da Luta” (1999), que, 11 anos depois, foi motivo de inspiração para Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus. Autores do documentário “Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam”.

Normalmente associado à outras áreas como: fotografia, design, cinema e música, o minimalismo vem servindo de inspiração para adeptos de um estilo de vida que cresce no mundo todo. A ideia de levar uma vida sem excessos parece estar na contramão diante de tanta ostentação que vemos em redes sociais. Mas esse é justamente o caminho que muita gente está buscando para dar um sentido mais nobre à sua existência.

Em vez de ceder à tentação do consumo desenfreado, compra-se o necessário para se libertar do que não importa.

Viver de maneira minimalista, é sobre se contrapor ao que se chama de “sociedade de exageros”, principalmente quando se trata de consumo, é aqui onde o Alug se encaixa.

Falamos sobre a importância de viver as experiências ao invés de acumularmos coisas, falamos sobre viver os momentos e o que eles nos proporcionam, valorizar o que realmente importa, afinal, o que procuramos não é uma furadeira, ou um furo na parede, o que queremos é o bem-estar que o quadro pendurado nos proporcionará.

Não estamos falando de uma fórmula para uma vida sem stress ou da solução para os problemas financeiros. O minimalismo, como um estilo de vida, busca algo mais leve sem muito exagero, dando real importância àquilo que realmente tem valor.

Não é difícil encontrar depoimentos de pessoas que adotaram tal estilo de vida e se sentiram mais saudáveis ou mais felizes: uma estudante que pagou uma dívida de anos, um jornalista que começou a economizar dinheiro, uma publicitária que viajou o mundo depois de viver dessa forma. Esses são alguns dos exemplos reais de pessoas que vivem dessa forma.

Você já deve ter lido, aqui no Alug:

Seus sonhos valem muito mais do que o dinheiro pode comprar

E é essa mensagem que queremos reforçar. Nada do que você comprar vai conseguir ser maior do que o seu sonho, e sabe por que?

Porque seu sonho não está a venda, ele não custa dinheiro.

Quanto mais nos livramos dos apetrechos e bugigangas, mais espaço abrimos para histórias e oportunidades. E você? Já teve alguma experiência sobre estilo de vida minimalista? Conta pra gente.

Quer saber mais sobre o Alug? Acesse nosso site.

--

--

Pedro Henrique Machado
Alug escreve

Um profissional de produto, professor universitário e empreendedor apaixonado por criação, processos, pessoas e práticas para desenvolvimento de software.