Uma tendência chamada Aluguel

Pedro Henrique Machado
Alug escreve
Published in
3 min readSep 11, 2019
Photo by VizAforMemories ... on Unsplash

Em uma dessas semanas que passaram, compartilhamos em nossas redes sociais, uma série de material relacionado ao assunto que intitula essa matéria: "Aluguel como tendência". (https://instagram.com/alugbr)

Durante nossas pesquisas (altamente tendenciosas), muito material e estudos de caso, compravam aquilo que já imaginávamos: Mais pessoas estão buscando o aluguel, como uma forma de economizar.

A prática de economizar, já não é nenhuma novidade, logo, qualquer mecanismo que auxilie em tal, será sempre uma "tendência", assim sendo, cai à tona, o motivo que buscávamos para afirmar e acreditar: "Alugar é uma tendência".

Persistentes, continuamos nossas incensáveis buscas sobre o tema, afinal, não era possível que tamanha importância, se dê exclusivamente por um único motivo: economizar — longe de nós menosprezar a relevância disso, mas precisávamos acreditar em algo maior e complementar.Foi então que encontramos outras matérias sobre aluguéis e nessas, termos como: colaboração e compartilhamento.

Muitos e muitos casos de pessoas que buscam essa prática (alugar), não somente pela economia, mas pelo bem que isso pode proporcionar ao próximo e consecutivamente, a si mesmo. Confrontamos então com nossos números, afinal, somos, também, uma empresa que realiza aluguéis. Eis a prova real: A grande maioria dos nossos aluguéis, foram realizados por pessoas com condições de comprar o produto, mas optaram por não fazer, pelo simples fato de compartilhar e colaborar. Aqui estava, então, algo de relevância para nós:

As pessoas estão alugando, pensando em colaborar!

Essas afirmações e matérias, geraram para nós, uma semana de conteúdo nas nossas redes sociais fb.com/alugbr e instagram.com/alugbr, além é claro, de um acalento nos nossos corações, afinal, estávamos caminhando na direção certa.

Podíamos ter parado por aqui, mas nessa semana, um recente material produzido pelo SEBRAE, falando sobre tendências para 2020 e 2021, nos chamou mais uma vez a atenção: De 4 macrotendências para os anos a seguir, 2 estão diretamente relacionadas com o que falávamos anteriormente:

  1. Macrotendência 1- (RE) HUMANIZAÇÃO GLOBALIZADA: pessoas preocupadas em se re-educarem emocionalmente, preocupadas em desenvolver melhor sua consciência para aprender novos hábitos de consumo e viver de uma forma mais leve e consciente:

"Nasce um jeito de consumo onde o possuir perde a importância e dá lugar ao experienciar. Isto é, foca-se no usufruir e substitui-se o paradigma da propriedade e dos bens." SEBRAE 2019

  1. Macrotendência 3- VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS: preocupadas em viver a vida e as experiências que ela pode nos proporcionar. A evolução desenfreada da tecnologia nos últimos anos, fez-se com que as pessoas passassem a procurar diferentes vivências, o simples voltou a ser o foco e o autêntico virou evidência. Termos como "experienciar" viraram tendência para os próximos anos.

Mais uma vez, nossos corações se encheram de alegria e esperança. Esperança de dias melhores, de um tempo melhor. Acreditamos e seguimos em frente:

Estamos em um processo de conscientização, e esse despertar somente é possível quando realizado em conjunto, conjunto de pessoas que se preocupam e querem um melhor lugar para viver e para deixar à seus filhos e netos. Que vivem um estilo de vida mais saudável, menos inchado e mais consciente.

Pessoas que cuidam do meio ambiente e do que consomem, que querem passar e deixar bons exemplos para serem seguidos e replicados. Graças à essas pessoas, seguimos caminhando melhor e mais leve.

Dito tudo isso, afirmar que: "Aluguel é uma tendência", passa a ser despretensioso demais, o que passou a ser tendência, é o propósito por traz disso:

FAZER O BEM, SER O BEM, isso sim virou tendência.

QUE ASSIM SEJA…

--

--

Pedro Henrique Machado
Alug escreve

Um profissional de produto, professor universitário e empreendedor apaixonado por criação, processos, pessoas e práticas para desenvolvimento de software.