Comandos do GIT mais utilizados por um QA na Ambev Tech

Priscila Santos
Ambev Tech
Published in
4 min readApr 26, 2023

O GIT, sistema de controle de versão de softwares mais utilizado no mundo atualmente, é o sistema mais usado no mundo atualmente é é uma ótima alternativa para gerenciar o trabalho das pessoas que buscam registrar alterações em conjuntos de arquivos ao longo do tempo. por uma aplicação de controle de versão.

É usado para controlar o histórico de alterações de arquivos e principalmente de projetos de desenvolvimento de software, . Eele permite mais flexibilidade no fluxo de trabalho, segurança e desempenho.

Um sistema de controle de versão é uma ferramenta que ajuda equipes a gerenciar alterações em código fonte ao longo do tempo. Além disso, ele ajuda os times a trabalharem de forma mais rápida e inteligente. Isso acontece, pois, a ferramenta de controle de versão mantém um registro de todas as versões do código, ou seja, de todas as modificações,. Isso ajuda auxiliando a pessoa que desenvolvedora a conseguir voltar para qualquer versão anterior ou compará-las, ajudando a descobrir e corrigir erros muito mais rápido.

O git GIT pode ser usado em todo e qualquer projeto que tenha arquivos de diferentes tipos, podendo ser código, texto, imagens, vídeos, áudios, entre outros. O objetivo principal é permitir o controle de histórico e versão desses projetos, melhorar o trabalho em time e o fluxo de trabalho, proporcionar segurança dos seus arquivos e outras vantagens citadas acima. O sistema também realiza alguma comandos úteis comandos úteis para fazer upload de suas mudanças e garantir que o time estará sempre atualizado em relação aos arquivos/códigos.

Bora ver no detalhe alguns desses comandos?

Git config

Quando você está utilizando o Git pela primeira vez, ou com uma instalação nova em um projeto colaborativo, esse comando é fundamental para configurar a sua identidade de usuário, inserindo informações como nome e e-mail que serão empregadas em cada commit:

git config — global user.name “seu nome”

git config — global user.email “seu e-mail”

Git Init

Esse é o comando que você irá utilizar para criar um novo projeto de Git.

O comando irá criar um repositório novo em branco e, a partir daí, será possível armazenar o seu código fonte, alterar, salvar e guardar alterações etc.

git init

Git Add

Esse comando git adiciona os arquivos especificados de código ao seu repositório, sejam arquivos novos ou arquivos anteriores que foram alterados. Oferece diferentes possibilidades de sintaxe.

Adiciona seus arquivos modificados a fila para serem submetidos a um commit posteriormente. Os arquivos não passaram por um commit.

git add seu_arquivo

Git Commit

Executa o commit dos arquivos que foram adicionados e cria uma nova revisão com um log. Por outro lado, se você não adicionar nenhum arquivo, o git não fará o commit de nada.

git commit -m “criação do arquivo abc”

Git Status

Ele permite inspecionar quais alterações foram despreparadas, quais não fram e quais arquivos não estão sendo monitorados pelo Git.

Ao executar o comando git status, é possível obter o status completo do repositório.

Git Branch

De maneira geral, esse A grosso modo é um caminho independente de desenvolvimento, uma alternativa.

· Para listar todas as ramificações:

git branch

· Para criar uma branch com o nome especificado:

Git branch “nome da branch”

Git Checkout

Para criar a branch e já mudar para ela direto

git checkout -b <nome_da_nova_branch>

Git Push

Esse comando serve para subir as suas modificações para um repositório remoto.

git push <remote> <branch_name>

Git Pull

O comando baixa o conteúdo que foi alterado no repositório remoto para o seu repositório local, e imediatamente atualiza o seu conteúdo para a última versão

git pull <remote> <branch_name>

Git Clone

O comando permite clonar (copiar) um repositório já existente

git clone <nome_branch>

E aí galera, agora que vocês já conheceram os comandos principais, bora versionar os códigos?

--

--