Como funciona o processo seletivo para Ambev Tech

Éricka Padilha
Ambev Tech
Published in
3 min readMay 3, 2023

Contando a minha experiência no processo de seleção das pessoas que contribuem com tecnologia para maior cervejaria do mundo

Processos seletivos sempre tem várias etapas e cada uma deixa a gente nervosa de uma forma diferente. É claro, isso aconteceu comigo durante o processo pra Ambev Tech também e por isso vou contar um pouco de como foi.

Fundo preto com letras luminosas em vermelho escrito ENTER.
https://unsplash.com/pt-br/fotografias/6tedMQIJpNI

Vou contar um pouco de como foram as entrevistas e dinâmicas para conseguir uma vaga na área de produtos da empresa. E tudo começou pelo básico: inscrição da minha pessoa para vaga no site da gupy.

Essa é aquela etapa que todo mundo conhece, inclusão de dados pessoais, currículo, formação acadêmica, cursos e por ai vai.

Pra minha felicidade o processo foi bem transparente e não muito demorado. Após receber a notícia que meu perfil foi aprovado na triagem, chegou a fase dos testes on-line: realizei um teste em inglês sobre métodos ágeis, eram questões múltipla escolha e no fim do teste já te informava o percentual de acerto.

Nesse mesmo teste on-line havia uma parte discursiva onde avaliava meu perfil sobre produtos, escrita de histórias e fatiamento de histórias. Você recebia um case e precisava pensar dentro do objetivo e critérios como fazer a melhor entrega.

Depois de esperar mais alguns dias recebi o retorno positivo desta fase, e então fomos para as entrevistas com people, gestores e time. E uma coisa que gostei foi que as entrevistas eram leves (dentro do possível), e as perguntas eram voltadas para minhas habilidades, conhecimentos, experiências, cases e situações que vivi.

Teve o momento ainda de me passarem o overview do que era o produto, de quais eram os desafios e as necessidades. Também tive uma visão da empresa, desafios e pude tirar dúvidas.

Por último teve uma apresentação, era a última etapa e bem importante, pois aqui eu apresentaria um pouco de mim e de um case que eu considerava válido de ser compartilhado, havia um tempo pré determinado para realizar a apresentação.

Sendo assim, ao montar a apresentação o storytelling tinha que estar afiado, afinal eram pouco minutos e saber como comunicar, de forma visual e oral, trazer os dados importante sem ficar maçante ou raso era vital… E pelo visto deu bom, né?

Fica, vai ter dica!

Antes de encerrarmos nosso papo por aqui, quero trazer aqui algumas dicas que me lembro de ter utilizado antes das fases iniciais do processo:

  • Conversei com pessoas que trabalhavam, ou já haviam trabalho na empresa;
  • Olhei o Glassdoor e me surpreendi positivamente com as avaliações deixadas por funcionários e ex-funcionários na época;
  • Olhei as publicações do Linkedin, e redes sociais, pra saber tudo que rolava com mais detalhe.

Com a aprovação vieram as instruções dos próximos passos, definição do salário, data de início e esses acordos padrão. E para você que é mulher, preciso dizer: em nenhuma etapa me perguntaram de filhos ou gravidez.

Bem, este foi um resumo de como foi o processo seletivo para Ambev Tech que é um lugar com grandes desafios tech e saber que posso contribuir pelo menos um pouco com isso e impactar a vida de tantas pessoas gera um frio na barriga e uma vontade de fazer acontecer!

Para vagas e programas na Ambev Tech fique de olho nas redes sociais e no site da empresa ;)

Link da nossa página de carreiras: https://ambevtech.gupy.io/

--

--

Éricka Padilha
Ambev Tech

Carioca questionadora que ama fazer produtos! Também curto ler e estudar sobre o mercado tech, protagonismo feminino, meios de pagamentos e produtos digitais.