Como tornar suas sessões de ideação mais produtivas

Lucas Bragagnolo
Ambev Tech
Published in
3 min readMay 14, 2020

Quem nunca participou de uma reunião de Brainstorming? É extremamente comum seja em empresas juniores, startups, pequenas, médias ou grandes empresas. E como essa reunião acontece? Geralmente as pessoas tem um tema ou problema para ser resolvido/discutido e então começam a vomitar várias coisas, umas em cima das outras e quando percebem estão conversando sobre um assunto que não tem nada a ver com o tema inicial da reunião. Se você se identificou com essa introdução, muito provavelmente esse artigo vai te ajudar a ter uma reunião de ideação muito mais focada, produtiva e inclusiva!

Primeiramente temos que estabelecer algumas regras de ouro (recomendadas pela IDEO “uma das empresas internacionais de design mais famosa do mundo”), antes da reunião começar:

  • Compartilhe uma ideia por vez;
  • Nunca (jamais!) critique e nem julgue as ideias;
  • Sim, encoraje as idéias mais loucas;
  • Construa sobre a ideia do outro;
  • Seja visual: escreva e/ou desenhe e deixe tudo visual;
  • Nunca se esqueça do desafio que está resolvendo, seja focado;
  • Nessa etapa quantidade é bem melhor que qualidade

Estabelecidas as regras de ouro, precisamos aquecer o cérebro… sim exatamente como você faz antes de realizar uma atividade física. Um dos principais Warm-ups é o 3 Brain. Veja como ele funciona no vídeo a seguir.

Depois do warm-up, é hora de começar a ter ideias, mas como fazer isso de forma organizada e inclusiva?

Existem inúmeras técnicas que podem estimular novas ideias, como: braindumping, brainstorming, brainwalking, transmutação e constraint.

Braindumping são sessões individuais para descarregar tudo que está na cabeça. Você determina um tempo (8 minutos, por exemplo) e as pessoas escrevem todas a ideias que lhes vierem a mente e depois compartilham umas com as outras. Essa técnica é bem legal porque permite uma maior inclusão de pessoas mais tímidas (que geralmente se apagam na hora de falar)

Brainstorming são as sessões em grupo, respeitando as regrinhas acima, ok? Para essa técnica é super válido estabelecer um tempo e tomar nota de todas as ideias compartilhadas.

Brainwalking são sessões com mais de um grupo de trabalho: você se inspira nas ideias que outro grupo gerou, isso gera um ambiente de cocriação. É válido também combinar um tempo para os grupos trabalharem em cima… cerca de 10 minutos pode ser o ideal.

Transmutação é quando você vira uma ideia de ponta cabeça, tira algum elemento da ideia ou até mesmo combina ideias diferentes.

Constraint que é nada mais que pensar com a lente de outras pessoas, por exemplo: Como faríamos isso se tivéssemos todo dinheiro do mundo? Toda tecnologia? E se fossemos super heróis? Crianças? E por ai vai…

Depois de realizar alguma dessas técnicas é fundamental votar nas melhores ideais, para escolher e priorizar o que mais faz sentido naquele momento.

Pronto! Agora você já sabe quais técnicas usar para realizar um reunião de trabalho muito mais focada, produtiva e inclusiva!

Curtiu o artigo? Conhece alguma outra técnica? Deixe sua opinião aqui nos comentários :)

--

--