Dados, dados e mais dados! Como criamos uma cultura Data Driven em People!

Ambev Tech
Ambev Tech
Published in
5 min readOct 4, 2021

Por Thaysa Janine Pabst Dickmann
People Experience Team Leader | Ambev Tech

Uma ilustração de uma cabeça com várias lâmpadas acesas em volta, simbolizando ideias.

Muitas pessoas têm nos procurado (eu e a Bruna Loli), solicitando o material que apresentamos nos últimos dois TDCs. Sabemos que é um tema que chama bastante a atenção, principalmente em uma área em que a maioria das pessoas se identifica muito mais com as soft skills, ou seja, com o lado humano e comportamental e menos com o lado lógico e racional. Não somos exceção à “regra”, mas nós somos apaixonadas por dados! Não pelos dados em si, mas tudo o que ele pode nos proporcionar enquanto área de People!

No TDC nós falamos sobre Big Data e Smart Data. O que nos brilha os olhos é justamente o segundo ponto, como tornamos os nossos dados Smart, inteligentes, como conectamos estes dados com os nossos planejamentos, ações, tomada de decisão, orçamentos, priorização de esforços.

Há quem diga que as empresas se tornarão menos humanas a partir do momento em que automatizarem seus processos ou utilizarem os dados como parte da sua estratégia. Na minha humilde opinião, não. Podemos sim utilizar a tecnologia ao nosso favor, afinal, é um caminho sem volta! E desta forma, realmente focar nas necessidades das nossas pessoas, gerar valor.

Fazer perguntas, se questionar, querer entender o ways of working nos ajuda a entender as dores e a fazer as perguntas certas. Como podemos tornar o nosso ambiente mais inclusivo, participativo e diverso? Como remunerar, avaliar, desenvolver e reter as nossas pessoas? Quais os nossos diferenciais? Onde estamos acertando e onde temos oportunidade de melhorar? O que engaja as nossas pessoas? O X da questão de People Analytics é fazer a pergunta certa, para o problema que queremos resolver. E então, partir para análise e tomada de decisão!

Voltando um pouco no conceito, falamos em nossa apresentação sobre Big Data, conhecido como 3Vs, que pela definição podemos dizer que é uma grande variedade de dados, que chegam em volumes crescentes, com uma velocidade cada vez maior. Simplificando, Big Data é um conjunto de dados maior e mais complexo, especialmente de novas fontes de dados. Esses conjuntos de dados são tão volumosos que um software tradicional de processamento de dados simplesmente não consegue gerenciá-los. No entanto, esses grandes volumes de dados podem ser usados para resolver problemas de negócios que você não conseguiria resolver antes.

Nos últimos anos foram adicionados mais dois “Vs” ao conceito de Big Data, Valor e Veracidade, Os dados possuem valor intrínseco, ou seja, somente eles não há valor, até que esse valor seja descoberto através de uma conexão, cruzamento e análise. E igualmente importante: Qual a veracidade dos seus dados, de onde você os extrai e quanto você pode confiar neles? Fonte

Já se perguntou quantos dados você gera em um único dia? Veja: Data never sleeps

Até aqui tudo certo né? Mas como podemos aplicar este conceito na realidade de People (ou RH)?

Através do Smart data! Quando aplicamos Big Data + People Analytics, tornamos os nossos dados inteligentes. Como podemos fazer isto? Seguindo as etapas abaixo:

· Fazendo a gestão dos dados.

· Preparando os estes dados.

· Criando uma melhor visualização e relatório de dados.

· Limpar e tratar os dados.

· Tendo uma visão prática dos dados.

· Utilizando modelos estatísticos.

· Utilizando modelos de previsibilidade.

· Utilizando recursos de Machine Learning.

· Gerando notificações inteligentes.

· Fazendo as perguntas certas.

Na Ambev Tech — Time de People, não utilizamos todas as etapas acima, mas estamos em uma crescente evolução!

Onde estamos nesta jornada de dados:

· Fazendo uma gestão dos dados, limpando/tratando e preparando os estes dados, de uma forma simplificada e utilizando excel.

· Criando uma melhor visualização e relatórios de dados.

· Tendo uma visão prática dos dados.

· Fazendo perguntas (muitas).

· Testando, experimentando e analisando.

Nesta jornada e construção de mindset e cultura voltados para Dados, contamos com pessoas incríveis que contribuem com o nosso conhecimento, crescimento e compartilhamento aqui na Ambev Tech. E eu sou muito grata pela contribuição do meu amigo André Kroker, com este artigo, na citação abaixo:

“Hoje existe o monitoramento de algumas métricas de People em várias frentes e plataformas diferentes: Turnover, QLP, Engajamento, entre outras. Sim, é verdade que muitos dashboards são conectados a planilhas alimentadas por pessoas. Mas nós temos sonhos grandes!

Acreditamos que tendo os dados mais importantes na plataforma de dados de People, devidamente tratados e debaixo das diretrizes da LGPD, conseguiremos prover soluções integradas muito mais robustas e escaláveis!

Imagine o que todos esses dados integrados podem nos oferecer em termos de poder de análise?

Queremos consolidar todos os dados importantes para People no Data Lake privado da Cia. Isso nos permitirá integrar dados de desenvolvimento de carreira, turnover, feedbacks, engajamento, entre muitos outros! Estamos no caminho.”

E não se preocupe, não há necessidade de sair construindo tudo isto para ontem! O bom e velho excel nos ajuda (e muito) na visão e modelagem dos dados. Começar pequeno é a chave para estruturar a sua visão de dados e dashboards de People. O mais importante é você ter fontes confiáveis, ter claro qual (ou quais) as perguntas de negócio que você quer responder, estruturar estes dados de forma limpa e fazer as suas análises.

É importante testar, experimentar, cruzar os dados de diferentes formas, analisar e então compartilhar suas análises com as lideranças e time de People. Só assim é possível mostrar valor através de People Analytics. Tenho certeza de que irá se surpreender com os resultados que vão aparecer!

Como criamos uma cultura Data Driven em People na Ambev Tech?

Nosso sonho grande é: Construir hoje, a Ambev de amanhã! E para isto, vamos fazer diferente.

Queremos fazer com que a AMBEV seja sinônimo de transformação digital, conectando e entregando valor ao nosso ecossistema de clientes, consumidores e nossa gente.

Aumentamos a nossa estrutura exponencialmente em dois anos. Saímos de 500 colaboradores para 700 em 2019, de 700 para 1020 em 2020, atualmente somos 1700 e crescendo.

Sem planejamento, uso de dados, previsibilidade e organização, nada disto seria possível!

Em agosto de 2020, lançamos o dia D! A Campanha D Force (Data Driven) para toda Ambev Tech. E nós do time de People, certamente não ficaríamos de fora (risos).

Implementamos o Team Culture para medir o engajamento das nossas pessoas, criamos um “Data Lake” de People em excel mesmo, unificamos os dados que são importantes para nossa análise e tomada de decisão em um único local. Buscamos certificação em RH Ágil, estudamos sobre People Analytics e aprendemos a utilizar o Power BI.

Definimos os nossos OKRs, indicadores e planos de ação. Utilizamos People Analytics em nossos processos. Fomos TOP 6 no GPTW. E com base nos dados de Engajamento, resultado do GPTW e pesquisa realizada, priorizamos os nossos esforços e orçamento nas maiores dores das nossas pessoas.

Temos uma Universidade Interna com trilhas de desenvolvimento estruturadas e inteligentes. Benefícios específicos para formação, autoconhecimento e desenvolvimento contínuo. Convenio com faculdades, universidades e cursos de idiomas, aprendizagem em diversas áreas, como Tecnologia, People, Analytics, Produto, Agilidade, Serviços, Arquitetura… e muito mais.

Sim, ainda temos muito o que aprender e o que construir. A cultura de Lifelong Learning faz parte do nosso dia a dia. Aprendemos continuamente e aplicamos esse conhecimento e práticas em nossa rotina. Deixamos de ser humanos? Jamais! Os nossos valores de escuta ativa, colaboração e visão de longo prazo são sempre pensando em como podemos melhorar a vida das nossas pessoas. É tudo sobre pessoas.

--

--