O que aprendi no treinamento de métricas

Éricka Padilha
Ambev Tech
Published in
3 min readJan 31, 2023

Um pouco do processo e aprendizados com o treinamento de métricas

Photo by Firmbee.com on Unsplash

O termo “lifelong learning” já é bem conhecido pelos profissionais do século XXI, né? Em suma, quer dizer que precisaremos aprender, desaprender e aprender novamente… um ciclo sem fim. Este processo fica mais fácil quando podemos contar com o suporte de alguém. E, felizmente, tenho a sorte de contar com o apoio aqui da empresa, a Ambev Tech e todo time de agilidade.

Além de parte da sexta-feira ser livre para cuidar de você, seja com estudo, autocuidado, saúde mental etc. Podemos contar também com plataformas ótimas para dar seguimento neste ciclo infinito de aprendizado.

O melhor é que não para por aí! Tivemos uma super jornada com diversos encontros via ferramentas de conferência on-line para aprendermos, falarmos e colocar a mão na massa sobre métricas. E quero compartilhar um pouco do que aprendi.

Contexto

Começamos falando sobre conceitos simples, como o que é um negócio e o que é um produto. E, posteriormente, chegamos ao “X da questão”, se um negócio não vai bem, faltam recursos para o produto e se o produto não performa, não temos como trazer ganhos para o negócio.

Só podemos identificar se o produto não performa com uso de métricas, elas são nosso balizador para medir, analisar e conseguir tomar ações quanto ao que vai bem ou mal em um produto, e como isto afeta o negócio da empresa.

Métricas

Vimos que as métricas podem ser classificadas como:

  • Direta: é uma medida sem abstração ou relacionamento. Ela não depende de outras métricas para ser entendida. Exemplo: tempo numa página, quantidade de erros, número de visitantes;
  • Indireta: é uma medida que precisa de algum grau de abstração ou que depende de outras métricas para ser entendida. Exemplo: Usuários ativos (definição de ativo), ROI e etc.

Métricas no produto

A parte que mais gostei do curso foi ouvir falar sobre os “jogos” que o produto joga, um deles é o Engajamento.

Aqui temos o momento que seus usuários já conhecem seu produto, estão ativos e precisamos que ele tenha um compromisso mais sério. É um nível onde métricas de lealdade do produto são medidas. A pessoa usuária está mais conectada com o valor entregue, o valor percebido é um ponto essencial. O produto oferece valor e o cliente, em troca, oferece compensação ao negócio. Abaixo um detalhamento para demonstrar melhor o assunto do curso:

Descrição do valor que o produto oferece e a compensação para o negócio. Entretenimento > Assinaturas. Utilidade > Compras. Eficiência > Assinatura.
Imagem retirada do curso interno de métricas

E existem três tipos de formas de jogar o jogo do engajamento com um produto digital, são elas:

  • Atenção: Produtos tentam maximizar a quantidade de tempo quer os usuários passam no produto. Estão contido nesse item, produtos como redes sociais e mídias de entretenimento. As métricas que podem ser acompanhadas aqui são o uso ativo do produto, a quantidade de tempo gasto, o comportamento do usuário no produto;
  • Transação: Produtos que tem como objetivo auxiliar o cliente a tomar a melhor decisão de compra. Exemplos de produtos são os buscadores de preço e comércio eletrônico. Entre as métricas, podemos acompanhar o valor médio de compra (ARPU e ticket médio), o número de pedidos, a taxa de conversão, os carrinhos abandonados ou a taxa de conversão;
  • Produtividade: Produtos criam uma maneira mais fácil e confiável de concluir uma tarefa ou fluxo de trabalho. Estão neste segmento produtos B2B e produtos internos das empresas. E algumas métricas que podem ser observadas são o tempo de conclusão da tarefa, as etapas do fluxo ou a qualidade de execução em uma tarefa.

Bem, espero que você tenha se animado para aprender mais sobre métricas, afinal, o papel de toda pessoa de produto é entregar algo de grande valor para seu cliente e que ao mesmo tempo traga benefícios ao negócio, um jogo de ganha-ganha.

Se tiver algum comentário de livros, cursos ou artigos sobre o assunto, por favor, compartilha comigo, vou gostar demais de saber.

--

--

Éricka Padilha
Ambev Tech

Carioca questionadora que ama fazer produtos! Também curto ler e estudar sobre o mercado tech, protagonismo feminino, meios de pagamentos e produtos digitais.