Conheça um dos talentos que te levam ao mergulho em dois mundos: Matheus Ventrilho

AmFi.Finance
AmFi

--

  1. Como você se interessou pela sua área? Desde quando você sabia o que queria fazer?

Eu entrei na área de Produtos por acaso, diferentemente de várias pessoas que já começam como estagiário ou analista júnior. Comecei em uma empresa onde essa área não era muito bem definida no início da companhia. Minha primeira experiência no mercado financeiro foi no setor de investimentos, depois passei para análise de crédito, área comercial e de dados.

Adquiri ao longo do caminho grande conhecimento sobre tudo, desde necessidades do negócio no âmbito financeiro até o cliente e processos internos da empresa, sobretudo de tecnologia. Então fui aos poucos me tornando expert no nosso produto mesmo sem haver essa área lá.

Quando ela surgiu, fui promovido a gerente de produtos e fui aprendendo cada vez mais sobre gestão e estratégias de produtos financeiros e digitais e gestão de equipes de alta performance. Hoje em dia, é o que eu realmente amo fazer e agradeço minhas experiências anteriores que ajudaram a compor o meu track record para assumir este trabalho que realmente me deixa feliz e muito disposto para acordar todas as manhãs e iniciar meu dia a dia.

2. Poderia nos contar sobre sua trajetória acadêmica e profissional?

Sou formado em Engenharia Mecânica pelo Insper e iniciei a trajetória profissional no mercado financeiro, em uma gestora de crédito privado que se tornou também administradora de fundos (DTVM) e desenvolvedora de uma plataforma digital para originadores de crédito. Assim, a gente conseguia atender os clientes em 100% da trajetória do crédito, desde a originação até a distribuição para o mercado de capitais. Em outras palavras, desde a entrada de uma solicitação de empréstimo, motor de crédito, formalização do ativo, cessão do ativo para um FIDC atendendo os critérios de elegibilidade e condições de cessão do mesmo, e distribuição das cotas do fundo para investidores institucionais que na maioria das vezes eram nossos próprios fundos com gestão discricionária.

Enfim, desde a minha graduação, trabalho no mercado financeiro. E se quiser ir mais longe, minha família também atua no mercado de fomento mercantil, então tenho contato com dívida privada desde a infância.

3. Qual o seu papel no time AmFi?

Na AmFi, eu sou Product Manager (gerente de produtos), respondendo ao CPO da companhia. Minhas funções se baseiam em criar uma estratégia de produtos e implementá-la, guiando o desenvolvimento de novas features e adaptando nosso modelo de negócios com o objetivo de trazer cada vez mais valor para nossos stakeholders, tanto externos (originadores e investidores) quanto internos (equipe e acionistas).

4. Explique a uma criança o que você faz na AmFi.

O que faço é como o trabalho de um chef de cozinha. A gente tem que pensar em tudo, desde a compra dos melhores ingredientes, como prepará-los, juntá-los com harmonia para criar o prato perfeito de acordo com o pedido, apresentar o prato para o cliente para que ele nunca esqueça e queira voltar ao restaurante, determinar o preço do prato e gerir a cozinha para que cada ajudante consiga trabalhar feliz e motivado. No fim, estamos gerando valor para a empresa (no exemplo: restaurante) e para os nossos clientes, assim como acontece na gestão de produtos na AmFi.

5. O que você gosta de fazer no tempo livre?

Sou uma pessoa que ama esportes ao ar livre e viagens. Sempre que tenho tempo livre, procuro fazer alguma dessas duas coisas. Ao mesmo tempo, também gosto muito de passar tempo com meus amigos, assistir a filmes e seriados e frequentar bons restaurantes.

6. Complete a frase: espero que o futuro do mercado financeiro seja…

… democratizar o acesso ao capital, até hoje concentrado na mão de poucos players com baixa capilaridade, para pequenos empresários, sempre com praticidade, rapidez e segurança.

7. Onde posso encontrar mais informações sobre você?

Acesse meu perfil no LinkedIn!

Vamos juntos criar a próxima geração do mercado de capitais! https://amfi.finance/#joinus

--

--

AmFi.Finance
AmFi
Editor for

AmFi comes with the mission to help players of the today’s traditional market to integrate new technologies and processes to their businesses.