2ª Rodada Europa League

Smack Neto
AmplitudeFc
Published in
5 min readOct 5, 2018
O Bétis foi o destaque espanhol na segunda rodada da UEFA Europa League (Foto: Divulgação / Real Bétis)

Vitória tranquila do Bétis, empate suado do Villarreal e derrota do Sevilla

Continuando com a observação dos espanhóis espalhados pelas competições europeias, analisamos a rodada desta quinta-feira na UEFA Europa League em que o Bétis venceu, o Villarreal empatou e o Sevilla perdeu. Confere abaixo um pouco do que foram os jogos.

Real Bétis 3 x 0 Dudelange

Formação incial do Bétis contra o Dudelange

O Real Bétis recebeu o Dudelange em casa, pela 2ª rodada da Europa League. O time vinha pressionado após um empate com gosto ruim contra o Olympiacos, na Grécia. Setién escalou a equipe com um viés mais ofensivo, num 3–3–2–2, com Tello e Barragán fazendo as alas, William Carvalho como pivote, Inui e Guardado de interiores e S. Léon e Sanabria no ataque.

O primeiro tempo não foi muito produtivo para ambos os lados, com o Bétis tendo maior posse e controle das ações, como é de costume, porém sem conseguir levar perigo real ao gol do Dudelange, o qual marcava em bloco baixo, e comprimia bastante as linhas, para negar espaço nas costas dos meias para o Bétis aproveitar. O time de Setién tem tido dificuldade em furar defesas que marquem em bloco mais baixo, que neguem espaços no entrelinhas, muito em função de ser uma equipe mais rígida, dentro das ideias do jogo de posição, em que muitas vezes falta uma maior fluidez e criatividade no último terço, se tornando previsível por vezes.

Marcar gols tem sido um problema recorrente para a equipe da Andaluzia, apesar de conseguir controlar bem os jogos, e contar com uma defesa muito mais sólida esse ano, tendo tomado gols em apenas 3 dos 9 jogos disputados esta temporada. Porém, o time tem tido dificuldades em conseguir criar chances claras, especialmente contra defesas muito fechadas, e que marquem em bloco baixo.

Já no 2º tempo o time voltou com outra pegada, com muito mais movimentações no terço final, com Inui e Tello trocando de posições mais frequentemente, e ocupando de forma mais efetiva a área do adversário, o que acabou por causar diversos problemas à equipe de Luxemburgo. A entrada de Lo Celso, após o primeiro gol, também contribuiu para isto, com o argentino fazendo ótima partida, atuando de interior à frente de William Carvalho, marcando o 2º gol em uma jogada brilhante.

A 2ª etapa vai trazer esperanças à Los Béticos, umas vez que o time conseguiu ter uma fluidez maior nas ações, ocupar melhor os espaços, e poderia inclusive ter produzido um placar mais elástico. Lo Celso parece estar ganhando espaço cada vez mais com suas atuações, o que pode ser um argumento fortíssimo para o time buscar novamente uma vaga europeia, depois de ter tropeçado nas primeiras rodadas da liga.

Krasnodar 2x1 Sevilla

Formação inicial do Sevilla na derrota para o Krasnodar

Apesar da boa sequência de vitórias no campeonato espanhol, o Sevilla não conseguiu manter a eficiência ofensiva e saiu de Krasnodar derrotado por 2–1. O resultado não foi o esperado, mas a atuação satisfatória certamente deixou o torcedor do Sevilla empolgado para continuar vencendo em La Liga.

Pablo Machín fez algumas alterações a fim de descansar peças importantes da equipe. Muriel e Promes formaram a dupla de ataque, que normalmente é composta por André Silva e Ben Yedder; Nolito, Mesa e Gnagon também foram as novidades no 11 inicial. Novamente, o Sevilla esteve que se sustentar no seu campo por conta da pressão rival, tendo muita dificuldade para propor o jogo. Com o passar do 1º tempo, Banega cresceu e conseguiu acionar mais os laterais e desafogar os espanhóis. No fim da primeira etapa, a bola sobrou para Nolito, que finalizou e contou com a ajuda de Kabore para a bola estufar as redes.

Na etapa complementar, os russos precisaram sair mais para jogo e encurralar o Sevilla em seu campo (não à toa foram 11 chutas, sendo 2 na trave). O Sevilla conseguiu chegar algumas vezes, principalmente com chutes de fora da área de Banega, mas sem atingir o alvo. Aos 27 minutos,Mauricio Pereyra recebe o passe de Mamaev e bate cruzado para igualar o placar. A pressão aumentava, e uma alteração deu outro rumo à partida. O técnico Musaev colocou Okriashvili aos 39 minutos, e 4 minutos depois da sua entrada acertou um lindo voleio, indefensável para Vaclík. Sequência de vitórias do Sevilla interrompida, que vai tentar retomá-la, no domingo, contra o Celta de Vigo.

Spartak Moscou 2x2 Villarreal

Formação inicial do Villarreal contra o Spartak Moscou

Mais uma partida em que o submarino amarelo apresentou problemas defensivos graves, principalmente na defesa da sua área. Poderia ter sido pior, mas o pênalti convertido por Cazorla no último lance do jogo decretou a igualdade no placar, fazendo com que a equipe siga sem vitória na Europa League. Um jogo em que, se o lado ofensivo funcionou bem, a defesa seguiu deixando muito a desejar.

No primeiro tempo, o gol cedo marcado numa bela jogada de Ekambi ajudou a equipe a se estabelecer na partida. Sem alguns titulares em campo por opção de Javier Calleja, o time se postou taticamente num 4–4–2 bastante uniforme. Contudo, as linhas de marcação deixaram alguns espaços, o que mostra como o clube ainda se ressente da perda de Rodri no mercado de verão. Apesar disso, o Spartak tinha problemas para chegar ao gol e dava muitos espaços ao Villarreal, que ficou confortável na partida até o gol de empate num pênalti batido por Zé Luís.

No segundo tempo, os russos se ajustaram, conseguiram se impor e tomar o controle da posse de bola. Os contra-ataques do Villarreal ficaram cada vez mais escassos, e as chances do Spartak se multiplicaram. Destaque para a péssima partida de Funes Mori, que atuou como volante e teria a função de proteger a linha defensiva. Além dos três gols, os espanhóis permitiram duas finalizações na trave e uma outra finalização perigosa que não acertou o gol.

--

--