A janela de transferências de inverno completa em La Liga

Matheus Fiuza
AmplitudeFc
Published in
8 min readFeb 5, 2019

A janela de transferências de inverno é muito conhecida pelo caráter de urgência de algumas contratações e fim dos empréstimos de muitos jogadores. Para não ficar por fora das mudanças ocorridas nas plantillas dos 20 clubes de La Liga, você confere abaixo todas as chegadas e saídas de jogadores neste mês de janeiro.

Obs: os jogadores em itálico representam o retorno/chegada e saída ou término do empréstimo.

Alavés

Chegaram: Álex Branco (A, Valencia), Takashi Inui (M, Betis), Diego Rolán (A, Deportivo La Coruña), Nando (A, Sochaux-FRA) e Ermedin Demirovic (A, Souchax-FRA).

Saídas: Rubén Sobrino (A, Valencia), Ibai Gómez (A, Athletic Bilbao), Daniel Torres (M, Albacete), Nando (A, Extremadura), Adrián Diéguez (D, Huesca) e Ermedin Demirovic (A, Almería).

Destaque da janela: Takashi Inui

O meia japonês chega para preencher a lacuna deixada por Ibai Gómez, que voltou ao Bilbao nesta janela. Com atuações abaixo do esperado e apenas uma assistência em 14 partidas, acabou perdendo espaço no elenco do Betis. Sua capacidade de drible e podendo jogar na faixa lateral do campo podem se encaixar perfeitamente ao modelo de jogo de Abelardo Fernández.

Athletic Bilbao

Chegaram: Ibai Gómez (A, Alavés) e Kenan Kodro (A, Copenhague-DIN).

Saídas: Cristian Ganea (D, Numancia).

Destaque: Ibai Gómez

Após duas temporadas longe de San Mamés, o atacante basco será peça essencial para imprimir velocidade e criar contragolpes perigosos com Iñaki Williams, Córdoba e Muniain no sistema de jogo de Gaizka Garitano, que assumiu o comando técnico do Bilbao após a demissão de Eduardo Berizzo.

Atlético de Madrid

Chegaram: Álvaro Morata (A, Chelsea), Nehuén Pérez (D, Argentinos Jr-ARG), André Moreira (G, Aston Villa-ING) e Axel Werner (G, Huesca).

Saídas: Jonny Castro (D, Wolves-ING), Gelson Martins (M, Monaco-FRA), André Moreira (G, Feirense-POR) e Axel Werner (G, Málaga).

Destaque: Álvaro Morata

Fonte: Sky Sports

Sem espaço no Chelsea, o atacante espanhol chega para rechear o elenco dos colchoneros e, quem sabe até brigar pela titularidade enquanto Diego Costa não retorna de lesão. Emprestado até junho de 2020, Morata terá tempo de sobra para ajudar o Atleti a melhorar o desempenho ofensivo e brigar pelas taças em disputa.

Barcelona

Chegaram: Jeison Murillo (D, Valencia), Jean-Clair Todibo (D, Toulouse) e Kevin-Prince Boateng (A, Sassuolo).

Saídas: Paulinho (M, Guanghzou Evergrande), Denis Suárez (M, Arsenal-ING) e Munir El Haddadi (A, Sevilla).

Destaque: Kevin-Prince Boateng

Fonte: Goal.com

Apesar de uma contratação inesperada (e inusitada), é uma aquisição compreensível se for analisada as carências do elenco culé. O ganês ficará até o final da temporada para ser o reserva imediato de Luis Suárez e terá papel importante nos rodízios característicos do técnico Valverde.

Betis

Chegaram: Diego Lainez (A, América-MEX), Jesé Rodríguez (A, PSG-FRA), Emerson (D, Atlético-MG) e Alex Alegría (A, Rayo Vallecano).

Saíram: Takashi Inui (M, Alavés), Alex Alegría (A, Sporting Gijón), Ryad Boudebouz (M, Celta de Vigo) e Antonio Sanabria (A, Genoa-ITA).

Destaque: Diego Lainez

Após disputa com o Ajax pelo jogador, o Betis levou a melhor e conseguiu contratar a promessa mexicana. Com apenas 18 anos, o jogador foi peça importante no título do Apertura do Campeonato Mexicano, marcando cinco gols em quinze partidas. Sua mentalidade e seu talento podem dar bons frutos aos verdiblancos.

Celta de Vigo

Chegaram: Gabriel Fernández (A, Peñarol-URU), Wesley Hoedt (D, Southampton-ING), Ryad Boudebouz (M, Betis) e Lucas Olaza (D, Boca Juniors-ARG).

Saíram: Gabriel Fernández (A, Peñarol-URU), Robert Mazan (D, Venezia-ITA), Facundo Roncaglia (D, Valencia), Dennis Eckert (A, Excelsior-HOL) e Júnior Alonso (D, Lille-FRA).

Destaque: Ryad Boudebouz

Pouquíssimo aproveitado no Betis, o argelino chega para dar mais opções de lado de campo para Miguel Cardoso, que já tem Bráis Mendez e Boufal por ali. O empréstimo até junho desse ano pode ser útil na sua recuperação para ter mais chances com Setién na próxima temporada.

Eibar

Chegaram: -

Saiu: Pablo Hervías (A, Valladolid).

Destaque: -

Espanyol

Chegaram: Wu Lei (A, Shanghai SIPG-CHI), Facundo Ferreyra (A, Benfica-POR) e Alfa Semedo (M, Benfica-POR).

Saíram: Leo Baptistão (A, Wuhan Zall-CHI) e Pipa (D, Gimnàstic).

Destaque: Wu Lei

Fonte: Fox Sports

O atacante chinês chega como esperança de muitos gols para a equipe da Catalunha. A irregularidade de Iglesias e a saída do brasileiro Leo Baptistão colaboram para a chegada de Wu Lei. Com 27 gols em 29 jogos no Chinesão, será interessante ver a adaptação do atacante a uma liga com grande exigência técnica.

Getafe

Chegaram: Samu Sáiz (M, Leed United-ING), Merveil Ndockyt (M, Mallorca), Mathías Olivera (D, Albacete) e Mathieu Flamini (M, sem clube).

Saíram: Robert Ibáñez (A, Osasuna), Iván Alejo (A, Málaga), Merveil Ndockyt (M, Barcelona B) e Sergi Guardiola (A, Córdoba).

Destaque: Samu Sáiz

O meia espanhol chega para ser uma peça importante para o meio-campo de Bordalás. Com lampejos no Leeds United, o empréstimo ao Getafe traz benefícios tanto para o jogador quanto para o clube, que precisava reforçar esse setor para seguir firme na briga por competições europeias.

Girona

Chegaram: Raúl García (D, Leganés) e Valery Fernández (A, Peralada).

Saíram: -

Destaque: Valery Fernandéz

O ponta de 19 anos chega para ser reserva de Pedro Porro, um dos destaques do Girona na atual temporada. A boa chegada ao ataque chamou a atenção de Sacristán, que viu uma boa oportunidade para suprir a carência no elenco.

Huesca

Chegaram: Enric Gallego (A, Extremadura), Javi Galán (D, Córdoba), Yangel Herrera (M, Manchester City-ING), Juanpi Añor (A, Málaga), Ádrian Diéguez (D, Alavés), Christian Rivera (M, Las Palmas) e Jonathan Toro (A, Varzim-POR).

Saíram: Rajko Brezancic (D, Málaga), Lluis Sastre (M, AEK Lanarca-CYP), Serdar Gürler (A, Göztepe-TUR), Jonathan Toro (A, Acadêmica-POR), Samuele Longo (A, Internazionale-ITA), Rúben Semedo (D, Villarreal) e Axel Werner (G, Atlético de Madrid).

Destaque: Enric Gallego

Artilheiro da segunda divisão espanhola com 15 gols, o atacante de 32 anos chega para aumentar o poder de fogo da equipe, que é a lanterna da competição. A força no jogo aéreo e a imposição física combina bem com a velocidade de Cucho Hernández, podendo formar uma boa dupla de ataque para salvar o Huesca da degola.

Leganés

Chegaram: Vasyl Kravets (D, Lugo), Andrés Prieto (G, Málaga), Diego Reyes (D, Fenerbahçe-TUR) e Martin Braithwaite (A, Middlesbrough-ING).

Saíram: Raúl García (D, Girona), Mauro dos Santos (D, Tenerife), Jon Ander Serantes (G, Avispa Furuoka-JAP), Daniel Ojeda (A, Granada), Josua Mejías (D, Cartagena) e Diego Rolan (A, Deportivo La Coruña).

Destaque: Martin Braithwaite

Para um time reativo, o dinamarquês cai como uma luva para Pellegrino. O atacante já mostrou bons resultados neste mês, com gols em cima do Real Madrid (pela Copa do Rei) e do Barcelona (em La Liga).

Levante

Chegaram: Ruben Vezo (D, Valencia) e Ivi (A, Valladolid).

Saíram: Armando Sadiku (A, Lugano-SUI), Ivi (A, Sporting Gijón), Sanjin Prcic (M, Strasbourg-FRA) e Samu García (A, sem clube).

Destaque: Ruben Vezo

Sem muitas oportunidades no Valencia, o zagueiro já chega como titular para melhorar o sistema defensivo do Levante, que é mais vazado da competição com 40 gols sofridos.

Rayo Vallecano

Chegaram: Mario Suárez (M, Ghizhou Hengfeng-CHI), Franco Di Santo (A, Schalke 04), Alejandro Catena (D, Reus) e Uche Agbo (M, Standard Liège-BEL).

Saíram: José Antonio Dorado (D, Zaragoza), Lass Bangoura (A, Vancouver Whitcaps-CAN/MLS) e Alex Alegría (A, Betis).

Destaque: Franco Di Santo

O argentino vem como opção interessante para o ataque do Rayo. O período mais prejudicial da equipe ocorreu justamente na ausência de Raúl de Tomás, o artilheiro da equipe na temporada.

Real Madrid

Chegaram: Brahim Díaz (M, Manchester City-ING) e Luca Zidane (G, Real Madrid Castilla).

Saíram: Kiko Casilla (G, Leeds United).

Destaque: Brahim Díaz

Fonte: Trivela

Grande oportunidade de mercado do Real. Sem espaço na equipe principal do Manchester City, a promessa espanhola de 19 anos terá um bom espaço para se desenvolver, visto que o técnico Solari tem dado muitos minutos aos jovens do elenco.

Real Sociedad

Chegaram: -

Saíram: -

Destaque: -

Sevilla

Chegaram: Munir El Haddadi (A, Barcelona), Marko Rog (M, Napoli-ITA) e Maximilian Wöber (D, Ajax).

Saíram: Luís Muriel (A, Fiorentina-ITA), Borja Lasso (A, Tenerife) e PH Ganso (M, Fluminense).

Destaque: Marko Rog

Chega como boa opção para o tripé do meio-campo. Tem futebol para brigar pela titularidade, ainda mais com a instabilidade dos Hispalenses nas últimas partidas. Pouco utilizado por Ancelotti, tem tudo para ganhar mais minutos nesse primeiro semestre de 2019.

Valencia

Chegaram: Rubén Sobrino (A, Alavés), Facundo Roncaglia (D, Celta de Vigo) e Aderllan Santos (D, Vitória).

Saíram: Jeison Murillo (D, Barcelona), Rúben Vezo (D, Levante), Aderllan Santos (D, Al Ahli-SAU), e Michy Batshuayi (A, Chelsea).

Destaque: Rubén Sobrino

O desempenho abaixo do esperado facilitou a negociação. O atacante chega para ser reserva no setor ofensivo, que tem melhorado nos últimos jogos com boas performances de Santi Mina e, principalmente, Rodrigo Moreno.

Valladolid

Chegaram: Sergi Guardiola (A, Córdoba), Stiven Plaza (A, Independente Del Valle-EQU) e Pablo Hervías (A, Eibar).

Saíram: Alberto Guitián (D, Zaragoza), Antonio Cotán (M, Gimnàstic) e Ivi (A, Levante).

Destaque: Sergi Guardiola

Teve seu empréstimo encerrado pelo Getafe para ir (também por empréstimo) para o Valladolid. Pode formar uma boa dupla de ataque com Unal, mas precisa ser mais participativo no momento ofensivo.

Villarreal

Chegaram: Vicente Iborra (M, Leicester City-ING), Roberto Soriano (M, Torino-ITA), Cristian Espinoza (A, Boca Juniors-ARG) e Rúben Semedo (D, Huesca).

Saíram: Miguel Layún (D, Monterrey-MEX), Manuel Iturra (M, Maccabi Haifa-ISR), Leonardo Suárez (A, Mallorca), Nicola Sansone (A, Bologna-ITA), Roberto Soriano (M, Bologna-ITA), Rúben Semedo (D, Rio Ave-POR) e Cristian Espinoza (A, San Jose Earthquakes).

Destaque: Vicente Iborra

Uma das melhores contratações nesta janela. O espanhol chega para assumir a titularidade no setor de meio-campo, podendo atuar ao lado de Cáseres (ou roubar a sua vaga). O jogo aéreo e a força física são predicados capazes de amenizar os problemas defensivos do submarino amarelo na briga contra o rebaixamento.

Fonte: Transfermarkt.

--

--