A Peça que faltava, Graham Hansen

Thiago Ferreira
AmplitudeFc
Published in
3 min readNov 3, 2019
Caroline Graham Hansen foi a principal contratação do Barcelona para a Temporada

A importância de Caroline Graham Hansen para o Barcelona nesta temporada se deve ao casamento de seu posicionamento como Ponta Direita, com as suas Características de Meia Atacante, combinação que gera Profundidade pelo lado e Infiltração por dentro, potencializando assim, a parceira que estiver ocupando o comando do ataque azul-grená.

Profundidade

Historicamente, Hansen pode atuar como Meia Atacante ou Extrema independente do lado. Sua Velocidade e Drible, aliadas a uma boa capacidade de gerenciar Espaços Reduzidos, à permite tanto atacar as costas de uma defesa partindo centralizada, como também atacar as costas de laterais adversárias, quando posicionada na ponta.

A nigeriana Oshoala vem sendo a titular mais recorrente na Primeira Iberdrola (Liga Espanhola), e atualmente, a vice-artilheira da competição, suas principais características são sua Velocidade, Imposição Física e seu Drible em Progressão. A Ponta norueguesa oferece a Oshoala, passes nas costas das defensoras, situação onde a nigeriana se sente muito à vontade, além de cruzamentos chegando do fundo do campo.

Recuperação de bola e em menos de 7 segundos, Hansen vai de uma área até a entrada da outra

Infiltração

É importante deixar claro o que é o conceito do Entre Espaço. Entre Espaço é a zona do jogo localizado entre uma Zagueira e a Lateral, quando em linha de 4 ou de 5.

Hansen atacando o Entre Espaço em velocidade

Este é um espaço geralmente atacado por Pontas Invertidas ou Pontas de Pé Trocado (uma destra na ponta esquerda e vice-versa), já que esta Ponta irá enfrentar a lateral do seu setor de campo, seja num Drible, em Velocidade ou numa Antecipação, atacando este espaço e gerando uma situação de gol. Este cenário ocorre mais frequentemente quando Jenni Hermoso joga como Falsa 9.

Aqui temos uma quebra de paradigma de Hansen, apesar de ser uma jogadora destra pelo lado direito, ela tem grande facilidade em driblar para dentro, quando o adversário não oferece uma cobertura próxima, como no gol de Alexia contra a Juventus pela UWCL, onde Hansen enfrenta a lateral, dribla para dentro e finaliza de canhota gerando um rebote para o gol da espanhola.

Hansen no 1x1 sem cobertura próxima | dribla pra dentro e finaliza de esquerda

Uma última questão que vale ser ressaltada é a dedicação defensiva da norueguesa do barcelona que, se necessário, baixa muito dobrando a marcação pelo lado direito quando a equipe é atacada.

Hansen dobrando a marcação com a lateral direita da equipe

A peça que faltava ao barcelona é uma híbrida de Meia Atacante e Extrema, tem Agressividade e Criatividade, além de disposição defensiva. Uma atleta que se encaixou perfeitamente na equipe de Lluis Cortes e melhora todas as companheiras ao redor.

--

--

Thiago Ferreira
AmplitudeFc

Idealizador do @ffDePrimeira, Cinegrafista e Editor na CSE Sports e Colaborador do @PFF_oficial.