As diversas faces de Jenni Hermoso

Thiago Ferreira
AmplitudeFc
Published in
3 min readOct 22, 2019

A principal atacante espanhola da atualidade, além de muita técnica e gols, oferece diversas possibilidades ofensivas para a Seleção e o FC Barcelona.

Jenni tem 29 anos e retornou as catalãs após grande temporada pelo Atlético de Madrid na Liga Iberdrola (atualmente, Primera Iberdrola), se sagrando campeã e artilheira da principal competição espanhola com 24 gols, porém, aqui iremos focar na versatilidade que as características de Hermoso oferecem em campo.

Na temporada passada, Jenni cumpriu o papel de Meia Atacante Centralizada atrás da centroavante Ludmila.

Hermoso pelo Atlético de Madrid na temporada 2018/19.

Hermoso aproveitava o espaço gerado pelas principais características de Ludmila que são a mobilidade e velocidade, onde a mesma arrastava suas marcadoras, sendo zagueiras, laterais ou volantes fazendo compensações, para outros setores descobertos e alargando as linhas entre as defensoras e as meio campistas, zona do campo onde Hermoso se sente mais à vontade e onde é mais perigosa também.

Jenni se movimentando pela seleção espanhola contra a Tchéquia.

Na temporada atual, a espanhola pode ser vista atuando em duas posições distintas no 1–4–3–3 do FC Barcelona, a primeira possibilidade, e que é a mesma que cumpre na seleção espanhola há anos, é no ataque cumprindo a função de Falsa 9.

Para quem quiser entender melhor o conceito de Falso 9, ouça o Podcast De Primeira #38 no link abaixo, onde conversamos sobre todas as funções que uma centroavante pode desempenhar no futebol.
Link: https://spoti.fi/2MVWftU

Jenni pelo FC Barcelona contra a Juventus pela UWCL.

Jenni de Falsa 9 se encaixa perfeitamente no modelo de jogo de Lluís Cortéz que procura ter a posse de bola, mas buscando muitas infiltrações tanto das Pontas quando das Meio Campistas.

A outra alternativa, utilizada na vitoria no clássico contra o Atlético de Madrid pela 3ª rodada da Liga Espanhola, foi com Hermoso compondo o trio de Meio Campistas, com a nigeriana Oshoala fazendo a referência do ataque.

Hermoso atuando de Interior contra o Atlético de Madrid.

Jenni Hermoso “pensa como meia” e une suas características de gerar jogo com mobilidade e boa finalização, se tornando assim, uma atleta chave para as pretensões do FC Barcelona na temporada 2019/20.

--

--

Thiago Ferreira
AmplitudeFc

Idealizador do @ffDePrimeira, Cinegrafista e Editor na CSE Sports e Colaborador do @PFF_oficial.