Dissecando as nominadas ao Ballon D’Or — Parte 3

Bruno
AmplitudeFc
Published in
3 min readOct 20, 2018

Dando continuidade ao especial sobre as jogadoras indicadas ao prêmio concedido pela France Football, mais cinco jogadoras serão apresentadas nesse texto: a atacante brasileira Marta, a atacante holandesa Lieke Martens, a meio campista norte-americana Megan Rapinoe, a zagueira francesa Wendie Renard e a atacante canadense Christine Sinclair.

Marta

A brasileira dispensa qualquer apresentação. Tida como a maior de todas os tempos na modalidade, Marta tem evoluido sua maneira de jogar futebol ao passar dos anos de uma maneira impressionante.

De uma veloz ponta, para uma armadora de jogo cerebral e que virou também uma artilheira quando necessária. Apesar da temporada irregular do Orlando Pride, onde foi destaque, foi decisiva na classificação do Brasil ao mundial do ano que vem e aos 32 anos, a melhor do mundo pela FIFA ainda quer mostrar o motivo de ser a maior de todos os tempos.

Lieke Martens

A ponta esquerda do Barcelona e da seleção holandesa teve papel decisivo na conquista da Eurocopa 2017 com a seleção de seu país e busca repetir o sucesso em solo catalão, onde outros holandeses também já fizeram história.

Veloz, inteligente e sobretudo decisiva, essas são as principais características da jogadora de 25 anos que caso a Holanda se classifique ao mundial do ano que vem, será figura chave para que a equipe chegue pelo menos além das oitavas de final.

Megan Rapinoe

A experiente meio campista norte-americana tem uma carreira recheada de títulos com o USWNT. Capitã do Seattle Reign, da NWSL, vive aos 33 anos provavelmente o melhor momento da carreira.

Notabilizada pela velocidade, bom passe e principalmente por sua perigosa bola parada (faltas e escanteios), Rapinoe se encaminha para a que deve ser sua última Copa do Mundo no ano que vem. O USWNT ainda não encontrou uma sucessora a sua altura com suas mesmas características e qualidade.

Wendie Renard

Aos 28 anos, multicampeã com o Lyon, Renard é a única zagueira entre as indicadas ao prêmio. Nascida na Martinica, a jogadora é capitã da sua seleção e do seu clube.

Uma líder dentro de campo, além de ser uma defensora precisa, com qualidade na saída de bola e excelente estatura (1,87m), tem tudo para ser uma das principais jogadoras do Lyon nessa temporada e uma das principais peças de Corinne Diacre na seleção francesa.

Christine Sinclair

A figura mais importante da história do futebol canadense, seja masculino ou feminino, Christine Sinclair atualmente defende o Portland Thorns e aos 35 anos, esbanja vitalidade e qualidade nos gramados.

Uma versátil atacante, que pode jogar como meio campista, dotada de uma liderança nata e faro de artilheira. Com o Canadá na Copa, Sinclair mais uma vez deverá ser o grande destaque da equipe, que ainda mostra imensa dependência em sua craque.

--

--