Edição: Nato Duarte

O Renascimento de Jesus Navas

Nato Duarte
AmplitudeFc
Published in
3 min readNov 21, 2019

--

O inicio da temporada 2017/18 é determinante para o personagem dessa estória, fora dos planos de Pep Guardiola, Navas decide deixar o city para trás e voltar para casa, após quatro temporadas muito proveitosas na Inglaterra, com direito ao título de 2013/14, foi longe de ser uma passagem apagada, porém em seu último ano já não produzia muito em números, com pouco mais de 30 jogos e nenhum e 3 assistências. A volta ao Sevilha poderia significar um regresso as origens, um encontro com os Sevillistas, com Ramón Sánchez Pizjuán, enfim, tudo para ser um grande encontro,não? Mas como um jogador que ficou conhecido por ser um ponta direita insinuante, velocista vai se encaixar nesse novo time? Lembremos que o tempo passa, inclusive para Jesus Navas que já se encontrava com 31 anos, o que antes era uma vantagem física no confronto 1x1 poderia ainda ser?

Pep Guardiola e a influência na mudança de posição

Imagem: youtube.com

Ainda no Manchester City, Jesus Navas foi submetido a um grande teste: jogar improvisado, contra o Arsenal de Alexis Sanches no Emirates Stadium. O resultado foi um empate de 2 x 2 com Jesus Navas indo muito bem, rápido nas coberturas, bom no passe e indo na linha de fundo, anote bem essas características. Pois bem, ao fim da temporada, não houve renovação com City.

O “canterano” de volta

Jesus navas volta para o Sevilha, após quatro temporadas, seria preciso se readaptar ao campeonato, e ao clube. Mesmo ainda atuando em sua posição de origem (extrema direita) sob comando do Argentino Eduardo Berizzo, Navas vai perdendo espaço para Pablo Sarabia, que viria ser o melhor jogador da equipe naquela temporada.

Fonte: tranfermarket.com

Passadas algumas rodadas da temporada 2017/18 , Navas se firma na posição, mesmo com a Saída de Berizzo e a Chegada do Italiano Montella como novo técnico, naquele mesmo ano o Sevilha trocaria de comando mais uma vez: Joaquín Caparrós , uma espécie de bombeiro do clube nos últimos anos.

Machin e Jesus Navas 2018/19 — Fonte: as.com

Temporada 2018/19 se inicia e Pablo Machin é a bola da vez para comandar um encorpado Sevilha na busca por vôos mais altos.

Linha de 3 de Machin — Fonte: Transfermarket.com

Ora com três zagueiros, ora com uma linha de quatro defensores, Navas se mantém na equipe e herda a faixa de capitão, se tornando uma das grandes referencias técnicas da equipe e do campeonato, embora o time não tenha alcançado aquilo que se esperou, caindo muito de produção no segundo turno, culminando na queda de Pablo Machin e nova passagem de Joaquin Caparrós.

Nova temporada, novo técnico: o “hypado” Julian Lopetegui assume o Sevilla com a condição de torna-lo ainda maior, e nesta missão, Jesus Navas vem sendo o técnico dentro de campo, e após 6 anos retorna a seleção espanhola, Com Luis Enrique e também com Robert Moreno, parece incansável ,É um dos nomes ,até então, dados como certos na Euro 2020. Qual o limite de Jesus Navas?!

Navas comemorando seu gol contra Malta — Fonte: as.com

--

--