Radar FBL: Lea Schüller

Bruno
AmplitudeFc
Published in
4 min readNov 27, 2019
Com 8 gols na temporada, Schüller é destaque do time do SGS Essen na Frauen Bundesliga e uma das grandes esperanças da seleção da Alemanha. (Foto: FIFA)

Heidi Mohr, Bettina Wiegmann, Conny Pohlers, Brigit Prinz, Celia Sasic, Alexandra Popp…são alguns dos principais nomes do futebol feminino alemão quando nos referimos a grandes atacantes da DFB Frauen, todas de destaque e importância para a vasta história de uma das principais potências da modalidade.

Atualmente, a Alemanha tem a sua disposição bons nomes para o comando de ataque. Além da já citada Popp, Mandy Islacker, Svenja Huth, Klara Bühl e mais recentemente Tabea Wassmuth, são alguns dos nomes que figuram nas listas de Martina Voss Tecklenburg, além de Lea Schüller, jogadora tema do primeiro Radar FBL, que trará semanalmente destaques da Frauen Bundesliga, sejam atletas, treinadores (as), jogos, sempre buscando trazer o conhecimento para os apreciadores e para quem deseja saber mais sobre uma das principais ligas do velho continente.

HISTÓRICO

Nascida em 12 de novembro de 1997, na cidade de Tönisvort, Schüller iniciou a carreira em sua equipe local, Hüsler SV, antes de chegar as categorias de base do SGS Essen em 2012. Vale lembrar que o time é conhecido por ser um ótimo formador de jogadoras nas categorias de base da Alemanha, tendo como grandes nomes formados em sua base, Kathrin Längert (ex-goleira do Bayern e Rosengard), Mandy Islacker (atacante do Bayern de Munique) e mais recentemente a meia Nicole Anyomi, ponta destaque da seleção alemã sub-19.

Mesmo ainda elegíveis para jogar na equipe de juniores, sua estreia na equipe principal se deu em dezembro de 2013, com 16 anos na derrota em casa para o Wolfsburg por 2 a 0. Curiosamente, Markus Högner já era o treinador da equipe do Essen. Apenas quatro meses depois, em 26 de fevereiro de 2014, ela marcou seus dois primeiros gols na Frauen Bundesliga em uma vitória fora de casa por 3–1 contra o BV Cloppenburg . Em julho de 2017, Schüller estendeu seu contrato com a SGS Essen até 30 de junho de 2020. Pelo Essen, em 112 jogos de Frauen Bundesliga, ela já marcou 54 gols, sendo oito só nessa temporada.

Após passagens de destaque pelas seleções sub-17 e sub-19 da Alemanha, foi convocada por Steffi Jones em 2017, mas ficou fora da lista final da Eurocopa realizada na Holanda. Sua estreia com a seleção principal foi na derrota para a Islândia válida pelas Eliminatórias da Copa de 2019, que culminou na demissão de Steffi Jones (que já havia decepcionado na Euro 2017). Em 19 jogos com a camisa da Frauen Mannschaft, são 10 gols marcados, incluindo um hat trick diante da República Tcheca nas Eliminatórias do Mundial desse ano, onde ela marcou contra a Nigéria, pelas oitavas de final.

ESTILO DE JOGO

Com 1,73m, a germânica se encaixa perfeitamente ao que vemos em camisas nove, ou melhor, centroavantes de mobilidade, tal qual Vivianne Miedema ou Ada Hegerberg.

Para exemplificar, trouxe dois lances do último jogo diante do Freiburg, onde o Essen venceu por 5 a 0 com dois gols de Schüller. No lance do primeiro gol, após uma roubada de bola na intermediária, Manjou Wilde roubou a bola da adversária e teve tempo para pensar nas opções de passe. Wilde e Knaak, as volantes do Essen, possuem excelente qualidade de passe e visão de jogo. As opções de Wilde no lance eram Anyomi e Schüller, essa marcada por duas atletas do Freiburg.

Usando um recurso de pivô, Schüller se desvencilha da marcação e fica cara a cara com Merle Frohms. A finalização foi rasteira e sem chances de defesa para a goleira rival.

No lance do segundo gol, de pênalti, Schüller está na ponta esquerda, atraindo a marcação adversária afim de conseguir ou uma falta (pênalti), ou para buscar o passe para alguma jogadora que aparecesse na área (Anyomi ou Lange, opções com boa finalização). Lances assim mostram o bom repertório da atacante alemã.

PERSPECTIVAS

Com contrato até o fim da atual temporada e vivendo um excelente momento, tudo dá a entender que Bayern e Wolfsburg deverão entrar na briga pela jogadora. O Bayern, que trouxe recentemente Linda Dallmann (ex-SGS Essen), que funcionava como a armadora do time (posição hoje ocupada por Elisa Senss) seria um destino interessante para o desenvolvimento da atleta, porém, enquanto o Wolfsburg apresentaria maior concorrência pelas ótimas opções ofensivas. FA WSL também poderia ser um destino interessante para a atleta (Manchester City ou Everton, por exemplo).

A nível de seleção, tudo dá a entender que deverá ser uma das principais atacantes da DFB Frauen já visando a próxima Eurocopa, ao lado da capitã Alexandra Popp. E um dos pilares do SGS Essen na atual temporada, com uma equipe extremamente jovem que tem se saído muito bem.

--

--