O marketing de nostalgia de Stranger Things, Pokémon GO e muito mais

Ana Caroline Oleski
ana-oleski
Published in
4 min readOct 30, 2017

Publicado em: Widoox

Filme dos “Caça-Fantasmas” nos cinemas, Microsoft anuncia volta do MSN, Blink-182 lança álbum novo, jogo de Pokémon virando febre… Do jeito que as coisas andam, parece até que estamos voltando no tempo. Mas não se assuste, tudo isso tem um ponto comum: o sentimento nostálgico.

Não é de hoje que o marketing utiliza a nostalgia como um poderoso instrumento em prol dos negócios. Podemos ver claramente como isso vendo sendo utilizado na moda, nos alimentos e principalmente no entretenimento.

Relançamentos e continuidades sempre estiveram presentes na indústria, porém nunca com tamanha intensidade. A Geração Y envelheceu, atingiu a maturidade e agora deseja, de alguma forma, voltar à infância.

Confira como a nostalgia está sendo utilizada pelo marketing atual:

A nostalgia hollywoodiana

O ano passado ficou marcado na indústria cinematográfica pelas grandes franquias que voltaram à tona. Os filmes “Jurassic World” (sequência da franquia Jurassic Park), “Mad Max” e “Star Wars — O Despertar da Força” foram as maiores bilheterias de 2015. E neste ano, os filmes “Caça-Fantasmas” e “Harry Potter” voltaram às telas com seus spin-offs, ambientados no mesmo universo, porém com outros personagens.

Isso não passa de uma tática bastante conhecida por Hollywood de reciclar antigas histórias. A ideia é apostar em personagens já conhecidos e adorados pelo público, economizando tempo em apresentar os universos complexos das narrativas, e também ganhando pontos com o público por meio do apelo nostálgico.

De volta aos anos 90 com Pokémon GO

Quem foi criança nos anos 90 se lembra muito bem dos primeiros jogos de Pokémon sendo lançados e o fenômeno mundial que se tornaram. Em julho de 2016, a Nintendo resolveu apostar em Pokémon GO, que permite que os usuários capturem os monstrinhos japoneses em espaços do mundo real.

O jogo incentiva o contato social entre os jogadores, tanto pela internet quanto na vida real. De alguma forma, isso acaba unindo a primeira geração, que cresceu e está relembrando a infância, e a geração atual, cada vez mais encantada com a divertida novidade.

Desde seu lançamento, o sucesso de Pokémon Go já é evidente, disparando as ações da Nintendo em 25%.

Apostas nostálgicas nas séries

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de “Stranger Things”, não é mesmo? Desde seu lançamento, em 15 de julho, a série já se tornou fenômeno na internet e o maior sucesso da história da Netflix.

Além do clima de terror/suspense, o que mais chama a atenção no seriado é a ambientação anos 80, em que as crianças jogavam Atari e Dungeons and Dragons, e conversavam por Walkie Talkies.

A obra traz uma trilha sonora bem característica com músicas de The Clash e David Bowie, e faz referências a filmes clássicos da época, como “Os Goonies” e “E.T., O Extraterrestre”. Isso, por si só, já é bem atraente para as pessoas que cresceram assistindo a esses filmes.

E quem não se lembra de “Três É Demais”? A clássica comédia familiar ganhou uma nova roupagem no começo deste ano na continuação “Fuller House”, contando com grande parte do elenco original. A Netflix ainda disponibilizou esta semana as oito temporadas originalmente exibidas entre 1987 e 1992.

Porém, vale ressaltar que trazer séries antigas para a nossa realidade é um grande desafio, já que a demanda do público e a linguagem dos dois períodos é muito diferente.

#TBT, #FBF e o efeito nostálgico nas redes sociais

Alguma vez, enquanto estava navegando pelas suas redes sociais, você notou que as pessoas estavam postando fotos velhas com as hashtags #tbt ou #fbf? Os termos “Throwback Thursday” e “Flashback Friday” são utilizados nas quintas e sextas-feiras, respectivamente, em que as pessoas relembram o passado com imagens antigas. Hashtags como essas se tornaram tão comuns que já fazem parte de uma linguagem própria da internet.

As lembranças diárias do Facebook também fazem uma volta no tempo, permitindo que os usuários revejam fotos, postagens e interações antigas feitas na rede no mesmo dia, em anos anteriores. Embora a idéia seja muito boa, as lembranças mostradas nem sempre são as melhores.

Resumindo…

O marketing de nostalgia pode ser uma estratégia bem eficiente para atrair os consumidores, porém deve ser utilizada com cuidado:

  • É preciso conhecer o seu público, afinal diferentes gerações possuem diferentes percepções e associações com uma marca, e os aspectos nostálgicos podem variar para cada indivíduo.
  • Ouvir o que o consumidor tem a dizer é muito importante. Se as pessoas estão mostrando que há demanda por um produto/serviço, por que não trazê-lo de volta?
  • Identifique como o seu produto/serviço pode se conectar com algum aspecto do passado e faça com que as pessoas se sintam envolvidas com isso.
  • E por último: tenha certeza de que essa estratégia será eficiente para sua marca e interessante para o seu público.

--

--

Ana Caroline Oleski
ana-oleski

Analista > Marketing de Conteúdo | SEO | Inbound Marketing