Saiba como fazer sua empresa se destacar no Google sem pagar nada

Ana Caroline Oleski
ana-oleski
Published in
6 min readJul 4, 2018

Hoje em dia, a maioria das pessoas usam sites de busca, como o Google, pra encontrar informações sobre algum assunto, produto ou serviço. Por isso, conseguir se destacar perante os concorrentes nos resultados é algo muito visado pelas empresas.

A única maneira de colocar o site da sua empresa no Google sem pagar é por meio da estratégia de SEO. Ainda não está familiarizado com esse termo? Não se assuste, nessa matéria explicaremos:

  • O que é SEO?
  • SEO x Mídia Paga
  • Como o Google funciona
  • Estratégia para colocar sua empresa no Google

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta utilizada para otimização de sites, blogs e páginas na web para os motores de busca. Essa otimização envolve uma série de técnicas e estratégias para que o site fique melhor posicionado nos resultadossugeridos na hora que a pessoa faz uma pesquisa.

Em outras palavras, é uma forma de fazer com que seu site se destaque perante a concorrência no Google ou no Bing, por exemplo, de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar nada de mídia paga.

SEO x Mídia Paga

As mídias pagas são os primeiros resultados que aparecem e sempre levam a marcação verde com o escrito “anúncio” ou “Ad”. Para fazer parte desse espaço, as empresas devem pagar por cada clique por meio da ferramenta Google Adwords. Já os resultados orgânicos são totalmente gratuitos, e são definidos pelos robôs do Google como sendo de maior qualidade, relevância e autoridade para o usuário.

Os links patrocinados funcionam como uma forma rápida e fácil de fazer seu site aparecer no topo dos resultados do Google, mas pode não ser a estratégia adequada para o seu negócio. Além de ser ainda mais caro utilizar a mídia paga do que a estratégia de SEO, ela funciona apenas enquanto você estiver pagando. Assim que a campanha sai do ar, seu site desaparece da primeira página dos buscadores, diferente da prática de SEO.

E como o Google funciona?

O Google possui alguns “robôs” que funcionam como rastreadores. Eles vasculham todas as páginas da internet e examinam o conteúdo de todos os sites. Assim, podem organizar e segmentar os links de acordo com seus conteúdos, para poder oferecer os melhores resultados para o usuário.

Os algoritmos utilizados pelo Google para que uma página seja privilegiada em detrimento de outra não são revelados, além de serem atualizados frequentemente. Por isso, é um pouco difícil entender quais são os critérios para estar em primeiro lugar nos resultados de busca.

Porém, existem algumas estratégias que podem melhorar o posicionamento do seu site, e consequentemente, aumentar seu número de visitas. Para isso, é necessário criar conteúdo relevante, que resposta a pergunta exata do usuário, e utilizar bem as palavras-chave, que representa a expressão que o internauta digitará no campo de busca. Ou seja, é um processo a longo prazo, e que leva certo tempo para demonstrar resultados, mas que vale muito a pena hoje em dia.

Quero ficar em primeiro lugar no Google? Saiba como.

Estratégia para colocar sua empresa no Google

1. Conteúdo

A criação de conteúdo próprio, relevante e atualizado é uma das melhores formas de destacar sua empresa no Google. Além disso, proporciona uma melhor experiência aos visitantes do seu site, que entenderão que ele é útil para elas e voltarão com frequência.

Como já foi citado, as palavras-chave são essenciais para seu site, logo que não adianta nada criar um bom texto ou site sobre um assunto que não é pesquisado. Todo seu conteúdo deverá ser feito envolto dessa expressão, e para que você consiga determinar o tema, você deve ter em mente tanto a área de atuação do seu negócio, quanto as buscas que o seu público-alvo está fazendo.

Uma boa forma de identificar palavras-chave é por meio do Google Keyword Planner ou pelo SEMRush. Ambos disponibilizam dados sobre o termo selecionado, mostrando o volume de sites que o utiliza, quanto ele custa, a dificuldade de classificar no mecanismo de busca e muito mais.

Dicas:

  • Aposte nas palavras-chave de cauda longa, que são as mais específicas e que possuem menos concorrência. Ex: “como contratar um fotógrafo de casamentos em São Paulo” ao invés de “fotógrafo”;
  • Poste seus conteúdos com frequência, pois o Google prioriza sites que se mantém atualizados. O ideal é postar, no mínimo, uma nova matéria ou postagem por semana;
  • Faça análises frequentes sobre o que seu público-alvo anda pesquisando para poder desenvolver novos conteúdos.

2. Programação do Site

Um profissional será capaz de te ajudar a construir um site que tenha todas as especificações técnicas de SEO que facilitaram os rastreadores do Google. Mas mesmo assim, você deve saber quais são essas especificações.

Um dos fatores é o design responsivo do site, ou seja, aquele que se adapta as diferentes telas e formatos de computadores e também dispositivos móveis. Criar um site diferente para cada dispositivo é extremamente inviável, por isso a importância da responsividade no sucesso do seu site.

Outro elemento importante, especialmente na linguagem HTML, é a separação por títulos e intertítulos no conteúdo do texto. Esses são chamados de H1, H2 e vão até H6. Esses marcadores servem como uma hierarquia tanto para os buscadores, quanto para os visitantes do seu site.

O Wordpress é uma ferramenta pensada exatamente para auxiliar nesse momento. Por meio dela, é possível estruturar um blog, por exemplo, para que ele atenda à todos os parâmetros de leitura do Google.

3. Sua empresa no Google Meu Negócio

Uma das centenas de ferramentas do Google é o Google Meu Negócio, uma ferramenta que pode ajudar muito sua empresa. Ele permite que você insira dados como fotos do local, endereço, horários de funcionamento e muito mais, facilitando o resultado de quem procura pela sua empresa.

Outro benefício de quem usa o Google Meu Negócio é que a empresa ganha uma vantagem no ranqueamento da busca do próprio mecanismo de busca. Logo, qualquer empresa que busca estar melhor posicionada no buscador deve apostar nessa plataforma.

Por fim, a ferramenta insere sua localização no Google Maps, permitindo que seu negócio apareça em destaque nos resultados de busca. Relacionando sua empresa à localidade, ajuda também nas buscas locais, fazendo com que você apareça para pessoas em regiões próximas.

4. Links e mais links

O Google entende que seu site é relevante e possui autoridade quando outros sites incluem direcionamento para seu conteúdo. Isso é chamado de backlink, e funciona da mesma forma que uma citação, cedendo maior credibilidade à página. É como se alguém indicasse o seu texto por confiar e entender que o autor ou dono do material é seguro.

Obviamente, isso não é algo fácil de se conquistar no começo. Porém, pode ser adquirido de uma forma bem simples: os guest posts. Esse termo se refere a quando alguém escreve uma matéria ou artigo como um autor convidado por outro blog. Para isso, você deve identificar sites que possam se tornar parceiros e que possuam visitantes com perfil semelhante ao seu.

É importante que você também utilize os backlinks na sua página. Quanto mais sites você direcionar ou tiver direcionados para você, maior será seu ranking. Você pode pedir, por exemplo, para fazer uma troca com seus clientes, onde um indique o outro em seus sites.

Concluindo…

Existem muitas outras estratégias de fazer seu site ficar melhor ranqueado nos mecanismos de busca, mas essas são as que resolvemos destacar. Para realizar uma estratégia de SEO na sua empresa, é necessário dedicação e paciência, pois os resultados podem levar algum tempo. Mas, aos poucos os ganhos vão surgindo, e eles são recompensadores.

Investir em SEO é um trabalho que deve ser feito de forma constante, sempre atento às mudanças do mercado. Produzindo conteúdo e otimizando seu site para as técnicas de SEO, logo conseguirá destacar sua empresa no Google.

--

--

Ana Caroline Oleski
ana-oleski

Analista > Marketing de Conteúdo | SEO | Inbound Marketing