HOJE DÁS TU, AMANHÃ DOU EU

A vida dá muitas voltas. A Sara é a prova de que devemos olhar à nossa volta e ajudar sem pedir nada em troca. Um dia a vida faz o favor de retribuir.

Ana Catarina Margarido
NitaAbroad
3 min readOct 11, 2017

--

READING, BERKSHIRE, UK 2016
MAIDSTONE, KENT, UK 2017

A Sarinha faz parte da minha vida há alguns anos. Não fomos as melhores amigas, não partilhamos todos os segredos do mundo, não confiámos uma na outra como se o mundo acabasse amanhã.

No entanto, posso dizer que nos respeitámos. Soubemos olhar uma pela outra, ajudar-nos mutuamente, admirámos a nossa capacidade de resiliência mutuamente e despertámos a nossa força interior para continuar a lutar pelo sucesso.

Olhem bem para ela, vejam que é uma menina crescida. Veio para Inglaterra penso que poucos meses depois de mim ainda estava eu talvez no meu segundo mês, perdida em Reading, Berkshire.

Veio visitar-me e emigrou ainda mesmo sem emprego, quando eu me achava corajosa por ter aceite um temporário.

Foto tirada pela Sara, Maio de 2016. READING, UK

Trabalhou fora da sua área de formação para poder pagar o seu registo e cédula profissional no Reino Unido. Exactamente um ano depois, hoje é o seu primeiro dia de trabalho no meu Hospital.

Poucos meses depois, quando mudei de emprego, tive de ir a Leamington Spa para uma formação. Pois fiquem a saber que foi a Sarinha que me deu quarto para passar o fim-de-semana. Foi a mesma que com um amigo conduziu uma carrinha quase até Manchester porque me tinha esquecido da minha mala de viagem com um computador dentro num comboio rápido.

Leamington Spa, UK

Sim, ajudou-me quando eu precisei em troca de companhia, de um almoço por Coventry, uma sessão de cinema e uma noite mal dormida para falar de rapazes.

COVENTRY, UK

A Sara não tinha que me ter ajudado o tanto que o fez. Não tinha que me receber na sua casa como se fosse minha, mas fe-lo.

Um ano depois, já eu em Maidstone, a Sarinha teve a sua entrevista para trabalhar na sua área de formação. É, a primeira entrevista foi por coincidência no mesmo hospital onde trabalho.

Meus queridos, eu tentei retribuir com tudo: foi a dormida em casa, o contacto de amigos que trabalhavam no hospital, partilhei o que falhou nas minhas entrevistas, expliquei-lhe a regulação britânica para a proteção da radiação até à uma e meia da manhã para que pudesse brilhar o mais que ela pudesse naquela que seria a sua primeira entrevista na área.

Duas semanas depois, conheci no ginásio, mais uma vez por mera coincidência, parte da equipa que hoje irá trabalhar com ela. Uma delas passou a ser a sua colega de casa. Sim, também sem eu saber.

Ajudei-a com as mudanças. Entrámos na casa e a colega de casa saiu do quarto. Gritei: “Zoe???? Como assim??? Vives aqui??”

Soube a partir daquele momento que existe uma magia nos reencontros. E eles podem ser felizes senão colocarmos rótulos nas pessoas.

Nunca subestimem a pessoa que está ao vosso lado, amanhã ele pode ser o vosso chefe, melhor amiga, colega de casa, o vosso contacto para uma entrevista.

Hoje dás tu, amanhã dou eu. É assim que funciona a amizade. Um ciclo vicioso. O que dás hoje pode voltar para ti em dobro não já, mas um dia.

Lisboa, PT

Sarinha, espero que o teu primeiro dia tenha sido fantástico. Eu estou em casa a torcer para que sim. À espera que saias e que possa ver esse sorriso de orgulho por tudo o que lutaste para chegar até aqui. Eu estou orgulhosa. Muito. E aposto que eles todos também.

--

--