Como realizar sonhos enquanto se tem uma vida

Ana Catarina Margarido
NitaAbroad
Published in
5 min readAug 21, 2017

Para realizar os nossos sonhos não basta defini-los. É preciso aprender como. E este como tem muito que se lhe diga. Partilho algumas das táticas que fui adoptando depois de muitos meses de falta de auto-controlo e que me ajudam todos os dias a estar mais próxima da minha perfeição e concretização da vida ideal.

Financeiro

Muitas foram as estratégias falhadas para cumprir o objetivo comum de poupar dinheiro. Viver num país diferente em que o custo das coisas varia foi difícil. Muitos dos meus hábitos trazidos de Portugal eram um luxo em Inglaterra. Percebi rapidamente que teria de mudar o meu estilo de vida sem sentir que me estava a prender através da descoberta de novos prazeres no dia-a-dia que não ir comer fora, por exemplo.

Ponto 1

Diminuir as despesas fixas:

  • Para diminuir a renda às vezes implica mudar de cidade e não só de quarto. Podemos ter as mesmas condições de vida a pagar menos se mudarmos de localização.
O meu primeiro quarto em Inglaterra custava-me mais 205libras do que o de hoje.
  • Poupei ainda mais por encontrar um quarto que fosse de rápido acesso ao emprego: vou a pé! Os transportes em Inglaterra são caríssimos e um bom exemplo disso é dizer que uma viagem ida e volta de autocarro de 15min para cada lado, pode chegar às 4 libras, o que é bastante se tivermos de o fazer 4/5 dias por semana!
  • Comer fora só em ocasiões especiais!
  • Internet no telemóvel é cara em Inglaterra e há wi-fi em quase todo o lado. Dados móveis ligam-se e desligam-se. Só se usam fora de casa e quando necessário. Além disso, obriga-nos a desconectar um pouco mais das redes sociais e sentimento de perda de tempo.

Ponto 2 — Criar uma conta poupança

Comecei por deliberar um montante que sairia automaticamente da minha conta corrente no dia após receber o salário. Contudo, estando num país diferente e sendo financeiramente independente precisava de poder fazer transferências da conta poupança em caso de emergência. Por essa razão, vi muitas vezes esta estratégia falhar em alguns valentes meses. Mas, pode resultar para alguns por isso deixei aqui.

Ponto 3

Estabelecer montantes limite, por exemplo:

  • 250libras para comida por mês — sim comer em Inglaterra fica caro ainda que em casa
  • 50 libras para hobbies
  • 70 libras por viagens de avião de fim-de-semana (city breaks) para outros países que não Portugal
  • 200 libras para futilidades — sim sou mulher e gosto de ir às compras!
  • 100 libras é o montante máximo para gastos semanais
  • Última regra: Habituar-se a gastar depois de ter feito a poupança do mês e não no primeiro fim-de-semana do payday!
Estou a poupar para comprar um carro. Não será um lotus mas vou sentir como se fosse por ser inteiramente pago por mim!

Ponto 4— Tranferir todo o salário para a conta poupança

Ver o dinheiro todo junto dá muitas vezes aquela ilusão de que realmente possuímos muito dinheiro. Principalmente se o fizermos antes de pagar as despesas fixas e isso fez-me muitas vezes pensar na felicidade de alcançar esse montante. Desta forma, só transfiro montante a montante para a conta corrente o que me faz ter noção do que já gastei e do que ainda posso gastar sem interferir com a poupança do mês.

Profissional

Sinceramente a mudança aqui foi trabalhar menos! Percebi que todos os parâmetros se influenciam uns aos outros e desenvolver um em demasiado pode tornar-se uma fatalidade para os outros objetivos. Tudo o que é demais faz mal! Não que eu queira desencorajar pessoas, mas precisei de me focar menos a este nível para conseguir cumprir com os outros.

Níveis elevados de stress, ansiedade e luta pelo sucesso puseram em causa as minhas metas pela impossibilidade de:

  • Vida saudável pela falta de tempo ou vontade para o exercício físico e cozinhar (vivia de comidas pré-feitas)
  • Poupança pelo shopping terapêutico e sentimento de compensação
  • Estabilidade Emocional pela dificuldade de integração social pela falta de dedicação a atividades de grupo fora do ambiente de trabalho. Só queria isolar-me e sentia-me sempre cansada!

Além disso, nos primeiros anos de trabalho não há muito mais a acrescentar do que experiência. Podemos obtê-la de forma mais ou menos pacífica, a decisão é nossa. Nenhum grande salto é possível antes de completar 3–5 anos de experiência. Tudo depende de como desenhamos as nossas metas lá à frente!

Posicionar-se é dar prioridade para o contacto e networking com esses indivíduos.

“Lembrem-se que a cunha de hoje em dia é o Networking e o momento certo à hora certa é uma publicação nas redes socias.”

O conselho aqui é um papel e uma caneta, uma linha contínua com os próximos 10 anos e onde queremos estar quando lá chegarmos.

Muita pesquisa por CV’s de profissionais que desempenham essas funções e estudar o seu percurso para lá chegar.

Emocional, Cultural e Creativo

  • Atividades de grupo: convencer amigos a aderir às mesmas memberships e conhecer pessoas novas;
  • Casa partilhada com pessoas de diferentes nacionalidades;
  • Fazer algo diferente todas as semanas;
  • Marcar umas férias de sonho;

Saudável

Definir uma dieta saudável

Ir ao ginásio 4/5 vezes por semana

Ir a pé para o trabalho

Dormir pelo menos 8h por dia

Beber muita água

Alcool 1x por mês

Escrever para meditar

--

--