FIFA 17 (Multi) promete inovar para superar qualquer adversário

Ana Krishna
Jogando com Krishna
4 min readJul 8, 2019

Todos os anos temos novidades nos jogos considerados anuais, como é o caso da franquia FIFA. Em algumas edições mais, em outras menos, sempre temos diferenças na jogabilidade de um ano para outro. Jogadores de videogame casuais podem não reparar tanto nessas mudanças, entretanto, aqueles mais dedicados certamente percebem as novidades e adaptam seu estilo de jogo a elas. Apesar de tantos anos da série e de já ser uma franquia consolidada, FIFA 17 traz, talvez, ainda mais mudanças do que vimos nos anos anteriores.

Muito dessa mudança se dá pela nova engine implementada no jogo, que, certamente, irá alterar bastante o que conhecíamos de FIFA até então. O modo Ultimate Team também promete aprimoramentos e a outra grande novidade para esta edição é o novo modo A Jornada, em que poderemos controlar um jogador a partir da sua formação e fazer seu nome na história do esporte. Vamos ver o que FIFA 17 irá nos reservar.

A tecnologia Frostbite

Desde FIFA 14 o motor gráfico utilizado em FIFA era o Ignite, agora, FIFA 17 foi desenvolvido dentro de outra proposta. A tecnologia Frostbite já é conhecida no mercado de games, entretanto, está sendo aplicada a um jogo de esportes pela primeira vez. Star Wars: Battlefront, Battlefield: Hardline e Need for Speed (2015) foram os últimos jogos lançados a usarem a Frostbite. Essa tecnologia pretende aumentar o grau de realidade das partidas de futebol dentro e fora de campo.

Segundo o Diretor Técnico do FIFA, Ed Kilham, o principal objetivo de usar a Frostbite é poder aproveitar todo o potencial das equipes de desenvolvimento, pois permite que sejam desenvolvidos novos recursos que não eram suportados pela engine anterior. Ou seja, é em virtude dessa mudança que o novo modo cinematográfico de história de FIFA 17, A Jornada, pôde existir.

Além disso, podemos esperar um novo sistema de inteligência ativa, que apresenta uma análise contínua de espaços, aumentando a atividade sem bola e alterando a forma como os jogadores se comportam em campo. Receber uma bola e ver um companheiro se lançando para receber um cruzamento deverá ser um movimento muito mais natural do que era visto até então. Com isso, espera-se uma melhora considerável na inteligência artificial, deixando FIFA 17 ainda mais próximo da simulação da realidade.

A Jornada de Alex Hunter já começou

A parte mais aguardada em FIFA 17 é, sem dúvidas, o novo modo de jogo A Jornada. Pela primeira vez na história da franquia viveremos na pele de um jogador em ascensão em um modo história que promete ser envolvente. Assumiremos Alex Hunter, um astro em formação pelos caminhos da Premier League. Tanto o desempenho dentro de campo quanto as decisões tomadas pelo jogador fora dele irão afetar os acontecimentos e as reações dos outros personagens.

Esta novidade em FIFA se assemelha com o que já é conhecido da franquia NBA2K. Porém, o modo A Jornada parece ser mais dinâmico e interessante, pois o fato de termos um personagem fixo dá muito mais margem para os desenvolvedores construírem uma história mais conectada, como se você realmente estivesse vivenciando tudo que acontece na vida daquele jogador, tomando as melhores decisões para sua carreira e representando bem o craque dentro de campo.

Seguimos com o FUT

O FIFA Ultimate Team já é um velho conhecido dos amantes da franquia. Mas como acontece todos os anos, não faltarão novidades atrativas em FIFA 17. Há uma nova forma de competição chamada de FUT Champions, que terá classificação semanal para a Weekend League, na qual o jogador poderá disputar partidas e receber recompensas quando conseguir se colocar entre os melhores.

Desafios de Montagem de Elenco (DME) também estarão presentes no jogo para testar as habilidades dos jogadores e serão atualizados constantemente ao longo da temporada. Designers e celebridades serão os responsáveis por novos e exclusivos uniformes para o FUT 17. Jogadores como Alessandro Del Piero, Carles Puyol, Marc Overmars, Paul Scholes, Rio Ferdinand, Jamie Carragher, Juan Sebastián Verón, Emmanuel Petit e Luis Hernández compõem o novo time de Legends do FIFA Ultimate Team e serão exclusivos para as versões de Xbox One e Xbox 360.

As novidades mencionadas são bacanas, mas não são verdadeiramente revolucionárias neste modo de jogo. A grande chave para o sucesso e inovação em FIFA Ultimate Team 17 está em um novo jeito de competir contra seus amigos: pela primeira vez será possível baixar o seu elenco do FUT em um outro videogame para usá-lo em uma partida offline local. Em um mundo em que os jogos tendem a aprimorar cada vez mais seus modos multiplayer online, é interessante ver que a EA está pensando nos jogadores que ainda preferem videogames à moda antiga.

Se todas as grandes surpresas e novidades esperadas ainda não forem suficientes, vale lembrar que, sucesso na edição anterior do jogo, o futebol feminino continuará marcando sua presença em FIFA 17. Além disso, os modos de jogo tradicionais, como partidas da semana, carreira de dirigente, jogador e tantos outros recursos estarão lá para serem aproveitados. Podese dizer que FIFA 17 tem tudo para continuar ampliando o placar.

FIFA 17 (Multi)

Desenvolvedor: EA Sports

Gênero: Esportes

Lançamento 27 de setembro de 2016

Expectativa: 4/5

Revisão: Vitor Tibério

Texto publicado originalmente na Revista GameBlast em 15/09/2016.

--

--

Ana Krishna
Jogando com Krishna

Botafoguense. Futura economista. Pesquisadora. Gamer. Leitora. Torcedora dos Steelers.