Por que fazer seu planejamento anual em setembro?

Flavia Zanchetta
Anakulus
Published in
3 min readSep 9, 2018
imagem pixabay

Você já parou para pensar sobre qual é sua relação com a palavra “planejamento”? Costuma sentir motivação ou preguiça? Bom, gostando ou não, em algum momento será necessário entrar em contato com esse tema seja na vida pessoal, social ou no trabalho.

Existem diversas metodologias por aí que ajudam a planejar. Não dá para negar que temos mais recursos disponíveis atualmente, apesar de muitos reclamarem de falta de tempo. Então, o que torna o mês de setembro tão propício para esse exercício?

AS BOAS ENERGIAS DE SETEMBRO

Não é que este mês tenha uma aura diferenciada, um número mágico ou algum guru por trás. Pelo menos não com um embasamento mais científico. Se você for procurar referências na astrologia, cabala e afins vai sim encontrar explicações para fazer seu plano este mês. Mas não é disso que vim falar aqui.

Pensando em termos práticos estamos entrando no último trimestre do ano, e você sabe o que acontece nesse período: Correria! É isso mesmo, na nossa cultura podemos ser facilmente levados pelo efeito manada do fim do ano e só vamos parar para pensar nos nossos sonhos na noite do ano novo.

E você quer passar mais um ano repetindo este padrão?

Setembro está no limiar do encerramento do ano e se parar para analisar sua vida agora, vai perceber que há espaço disponível na agenda e energia metal para se dedicar a planejar. Sugiro que faça essa experiência com seu planejamento pessoal para o próximo ano, mas também é possível aproveitar e estender para outras áreas, como nas empresas.

FAÇA VOCÊ MESMO- MONTANDO O PLANEJAMENTO ANUAL

1) Para mexer com um planejamento pessoal, em primeiro lugar você precisa separar um tempo para si mesmo. Com que frequência você consegue fazer isso na sua vida?

2) Escreva em uma folha de papel o que quer realizar no próximo ano. Não coloque filtros ou rótulos, aproveite para se expressar.

3) Depois de escrever tudo você pode, agora, usar alguma ferramenta de suporte para ser organizar. Pode ser um planner, um aplicativo, planilha de excel… Revise sua lista e priorize as metas. Que área da sua vida precisa de mais atenção?

4) O que foi escrito tem clareza ou está muito aberto? Por exemplo “ ficar rico” pode significar muitas coisas e você não vai saber se atingiu o objetivo. Agora “economizar R$ 100,00 por mês para fazer uma aplicação” dá mais direcionamento.

5) Suas metas se encaixam na metodologia SMART? Eu gosto muito desta técnica que diz que uma meta precisa ser:

1. Específica (specific)

2. Mensurável (mensurable)

3. Alcançável (attainable)

4. Relevante (relevant)

5. Temporal (timely)

6) Se você conseguir encaixar as suas dentro deste conceito, tem mais chances de encontrar o caminho para o sucesso. Passe por cada item desse desta forma:

  1. Específica: a meta está clara?

2. Mensurável: Como você vai saber que alcançou o objetivo?

3. Alcançável: É viável? Ou você “viajou” muito?

4. Relevante: Faz sentido para você?

5. Temporal: Quanto tempo precisa para realizar?

Aqui tem uma dica importante: não coloque todos os seus objetivos com prazo no fim do ano, isso pode dar a sensação de que você ainda está muito longe delas.

Quando uma meta for grande quebre ela em metas menores. Se você deseja economizar uma quantia de dinheiro até o fim do ano, quanto precisa guardar por mês?

Para quem não tem o hábito de planejar esse passo a passo a um bom ponto de partida. Além disso convido você a fazer o exercício durante o mês de setembro e me conta se conseguiu!

--

--