Explorando o Google Data Studio — Analytics 360 Suite

Uns dos novos recursos da Suite Google Analytics 360 é o Google Data Studio, um data workspace que permite a integração de dados de diferentes fontes para a construção de dashboards interativos.

É realmente muito fácil criar reports simples e altamente visuais para trazer informações relevantes sobre o dia-a-dia de um negócio on-line ou produto digital. A proposta do Google é que realmente os analistas sejam capazes de contar histórias através da visualização de dados.

Realizei um teste com a ferramenta e compartilho a seguir, imagens do passo-a-passo de criação de um dashbaord com KPI's para e-commerce:

Nas primeiras interações será necessário aceitar os termos de uso, e também permitir que o Data Studio tenha acesso as informações de sua conta associada o Google Analytics e ao Google Drive, isso mesmo a UI do Data Studio é baseada em recursos do Drive ( Docs, Planilhas, Slides etc).

Aceite os Termos de Uso

Eis que estamos no marco zero, prestes a contar uma nova estória, e acredite para um designer apaixonado por dados essa página em branco é realmente excitante.

Tela de criação limpa, pronta para iniciar

Timidamente começamos a arrastar os primeiros itens de dados, aproveitei para escolhes KPI's de e-commerce (transações, taxa de conversão, valor vendido e as principais fontes de tráfego).

Primeiros itens numéricos adicionados

Durante a montagem dos itens numéricos e gráficos uma série de métricas e dimensões ficam diponíveis na lateral direita, um campo de busca pode ser utilizado para encontrar mais rapidamente o item desejado.

utilizando a busca para escolher dimensão e métrica

Gráficos de linhas são excelentes para identificar variações (oscilações/anomalias) dentro de um grupo de informações, gráficos de pizza ajudam a identificar a representatividade de um item em meio ao todo, nesses casos evite de valores absolutos, porcentagens facilitam o entendimento.

Adicionando Gráficos de Linha e Barra

Os gráficos são totalmente customisáveis, passivos de alteração de cor, tamanho, plano de fundo, posição da legenda, etc.

Adicionando background branco e gráfico de pizza.

Ao finalizar a montagem do dashboard é possível compartilhar através de links com membros da equipe, existe também o modo de visualisação da tela que é controlada por uma flag no canto superior direito. Este é o resultado final do nosso dashboard de testes do Google Data Studio.

Resultado final do dashboard em modo de visualização.

Logicamente o Data Studio tem outras funcionalidades que não estão nos exemplos. Até a data de publicação desse post a ferramenta não está disponível para usuário no Brasil, mas aguardamos anciosamente pela liberacão.

Tem interesse em Digital Analytics e BI? Cadastre-se em www.analyticstalks.com.br e participe de nossas conversas e links do universo Data-Driven ;)

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Huxley Dias’s story.