Estudo de caso: como melhorar a experiência de uso do Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus.

Projeto realizado em Maio de 2019 — Totalizando 14h30min.

Ilustração de Paula McGloin no Behance.

Portal da Transparência Municipal 🔥

A Prefeitura de Manaus, com o propósito de tornar acessível à população a divulgação de suas ações de governo, através do acompanhamento dos gastos realizados e das receitas arrecadadas, disponibiliza no Portal da Transparência tudo o que vem realizando com o dinheiro público, de forma que qualquer pessoa acompanhe a execução orçamentário-financeira dos programas e ações do governo, os investimentos nas diversas áreas (educação, saúde, infraestrutura, etc.), a situação de endividamento, as despesas com a máquina pública, assim como o cumprimento dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Plano de Pesquisa 🛴

Plano de pesquisa deste case.

Objetivo da Pesquisa 🥁

Como ajudar a população amazonenses a entender o conteúdo disponibilizado no Portal da Transparência, e aumentar interesse e a participação dos cidadãos Amazonenses nos processos de prestação de contas do estado?

Objetivos Específicos da pesquisa ✅

  • Identificar os principais motivos da população não utilizar o portal da transparência.
  • Entender a forma e o momento que as pessoas buscam por esse conteúdo.
  • Saber se o conteúdo disponibilizado no portal da transparência ajuda a população a entender como o dinheiro do estado é utilizado.

Desk Research 👍🏻

Optamos por este método para aprofundar no contexto do problema identificado. A metodologia ajuda a entender o perfil do público-alvo, tendências de pesquisa nos motores de busca, oportunidades de mercado e ajuda na confecção de matéria-prima para alimentar a matriz CSD.

Problema Identificado 💪🏽

Como ajudar a população amazonenses a entender o conteúdo disponibilizado no Portal da Transparência, e aumentar interesse e a participação dos cidadãos Amazonenses nos processos de prestação de contas do estado?

Matriz CSD 🥰

Na aplicação da Matriz CSD foi possível identificar as certezas sobre o que temos em determinado tema, as suposições valem a pena ser investigadas para gerar um aprofundamento nas questões do problema. As dúvidas alimentam a próxima fase, que é a produção de questionários para recrutamento e entrevistas com possíveis usuários.

A confecção de Personas e Grupos Focais também fazem parte da próxima fase.

Matriz CSD utilizada no processo de pesquisa e entendimento.

Perfil-alvo 🎎

Foram identificados 3 grupos de usuários na fase anterior, sendo representados em 3 personas. Grupo de aposentados de 50 à 70 anos, estudantes de 18 à 24 anos e assalariados de 25 à 49 anos.

Descrição do perfil-alvo para a pesquisa.

Grupos Focais 🎡

Dentro do perfil-alvo identificado na fase anterior, decidimos aplicar a pesquisa inicialmente ao Grupo A, onde buscamos entender e validar a hipótese de que os jovens possuem menor interesse no tipo de conteúdo oferecido pelo Portal da transparência. Em seguida aplicaremos ao Grupo B para validar a mesma hipótese, e deixamos de fora o grupo A.

Grupo focal A e B selecionado para o estudo.

Métodos selecionados para o estudo ✅

Pretendemos combinar pesquisa Qualitativa e Quantitativa durante a fase de aprofundamento.

Na Qualitativa buscamos entender o Por quê, dos usuários não buscarem esse tipo de informação, e entender o perfil comportamental desse grupo.

Na Quantitativa buscamos analisar o volume de usuários que realmente tem interesse no conteúdo do portal, e identificar dados Demográficos, Geográficos desse público.

Na matriz abaixo estão os métodos que poderíamos aplicar durante o projeto.

Métodos de pesquisa.

Recrutamento e Aplicação da Pesquisa 🐱‍🏍

As variáveis de segmentação nos ajudam a avaliar um público específico para o produto ou serviço. Os modelos apresentados podem ajudar a selecionar possíveis usuários sem a necessidade de recrutamento caso a caso, por telefone ou email. Nessa proposta, podemos aplicar o Survey de recrutamento e convocar apenas os usuários que atendem às variáveis de segmentação.

Screener para recrutamento do perfil-alvo.

Wireframes/Workflow 🏳

O fluxo proposto para a nova estrutura de navegação entre páginas do Portal da Transparência Municipal de Manaus. Optou-se por apresentar na tela inicial um resumo das informações mais relevantes dentro do portal. A arquitetura de informação (AI) foi remodelada com base no modelo mental dos usuários, tornando simples e categorizáveis.

Wireframes e fluxos de telas para o novo portal da transparência.

Proposta de User Interface (UI) 🎨

Na interface proposta foi utilizado um estilo visual limpo, valorizando as informações disponíveis na tela. Padronizamos os ícones em toda a interface buscando manter uma consistência visual entre as funcionalidades. O fluxo de navegação foi agrupado em 2 grandes categorias: Para o Cidadão e Para Empresas. Acredito que isso facilitaria a encontrabilidade das informações dentro do portal.

Padronizamos as cores para criar uma identidade para o portal e definimos templates de páginas para facilitar a implementação de novas funcionalidades.

Protótipo/Teste de Usabilidade 🌠

Foi utilizada a ferramenta Quant-UX para aplicação do teste de usabilidade Remoto, a ferramenta permite a prototipação rápida, com a geração de Mapas de Calor, Área de Clique, Jornada do usuário, Visibilidade em Scroll e gravação da Tela do usuário.

Abaixo apresento um modelo da tela gerada a partir do mapa de calor.

Imagem gerada a partir do Quant-UX.com

Links para visualização e teste:

Protótipo WEB: https://bit.ly/ProtWeb01

Protótipo Mobile: https://bit.ly/ProtMobile01

Teste de Usabilidade — Quant-UX: https://bit.ly/TesteUsabilidade01

Horas trabalhadas por etapa

Resumo de horas trabalhadas por etapa.

Meu objetivo com este estudo de caso era colocar em prática um processo de pesquisa em UX e UI Design e Teste de Usabilidade. Acredito que este estudo foi importante para consolidar alguns conhecimentos e identificar alguns pontos de melhoria em meu processo de trabalho.

Obrigado por ler!

--

--

--

Este espaço é dedicado aos casos reais e ao estudo que já realiza, como também e projetos em andamento. Fique à vontade para navegar e entrar em contato comigo.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
André Bernardes | UX Falando

André Bernardes | UX Falando

Interaction Designer no @CESAR, UX Researcher, Instrutor de Design, Criador do @UX.Falando no Instagram.

More from Medium

Sketching=Thinking

Love your ideas, but first…Prototype them

How to have your documents always with you — and not risk losing them

How to make easier the use of public transportation abroad