Minha experiência no Google IO 2019

Diego Gonçalves Santos
Android Dev BR
Published in
5 min readMay 14, 2019

O Google IO é um dos eventos anuais mais esperados principalmente pela comunidade de desenvolvedores Android pelo mundo. Eu como desenvolvedor Android, obviamente sempre tive o sonho de poder participar do evento e em 2019 tive esta oportunidade. Como foi minha primeira vez, tive uma série de dúvidas que provavelmente outras pessoas que venham a visitar o evento pela primeira vez também terão, portanto resolvi falar um pouco sobre como foi minha experiência e dar algumas dicas.

Como chegar no evento

O evento ocorreu no Shoreline Amphitheatre em Mountain View. Esse ano o evento foi “no parking” (sem estacionamento disponível no local), visando diminuir o trânsito na região, o que ainda assim não pareceu funcionar. O trânsito principalmente nos horários de entrada e saída do evento é bastante intenso, portanto saia cedo de casa para não perder nenhuma sessão.

Foram oferecidos shuttles (transporte através de vans para o evento) para alguns hotéis recomendados pela Google, para a estação de trem (Caltrain), além de cupons para corridas compartilhadas de Uber e Lyft indo ou voltando do evento. Um cartão para transporte público da cidade também foi oferecido. No último dia de evento, também foi fornecido transporte para o aeroporto de São Francisco.

Com todas essas opções, chegar ao evento não foi problema. Um único ponto para quem optar por Uber e Lyft, é que o wi-fi do evento não chega até a área de Ride-sharing que eles definiram, portanto é importante comprar um chip com internet para não ficar na mão. Consegui comprar um da T-Mobile por 20 USD, 10 para o chip e 10 de crédito, tendo 2Gb de internet disponíveis que foram mais do que suficientes.

Onde se hospedar

A Google lista alguns hotéis recomendados, dos quais ela também oferece serviço de shuttles (transporte através de vans para o evento) gratuito. Alguns tem o preço mais acessível, outros nem tanto. Eu optei por pegar um Airbnb. Consegui um bem próximo do evento, em Mountain View mesmo, fácil de chegar de Uber e com um preço bem acessível.

Retirada do kit participante

No dia anterior ao início e em todos os dias durante o evento, você pode retirar seu kit. O processo é bem rápido e o seu crachá é impresso na hora. Foi oferecido uma garrafa térmica, uma camiseta e alguns stickers, além de um domínio .dev para cada participante.

Tenda de retirada kit participante

Atrações do evento

Além obviamente das palestras, o evento oferece uma série de outras atrações. Havia um laboratório equipado com várias máquinas, que permitia que a galera fizesse codelabs e tirasse dúvidas na hora. Para quem tinha um app, ou tinha alguma dúvida mais específica, era possível também marcar um horário com os Googlers para uma office hour ou app review. Várias tendas oferecem os Sandboxes, onde novidades são expostas e você consegue conversar diretamente com membros das equipes que trabalham em cada ferramenta. Para mim os Sandboxes foram uma das partes mais interessantes do evento.

Shoreline Amphitheatre

Lojinhas vendendo camisetas, blusas, garrafas, entre outros souveniers, estavam espalhadas pelo evento. Alguns pequenos meetups ocorriam durante o evento também, oportunidade legal de conhecer a galera de outras comunidades pelo mundo a fora.

Uma dica é que você não fique apenas nas palestras. Ande pelo evento, faça amizades, aproveite todas as atrações, até porque as palestras estarão disponíveis no YouTube depois.

Nos dois primeiros dias de evento, durante a noite ocorriam os after hours, com muita música, comida e bebida para a galera.

App oficial do evento

Foi disponibilizado um app para os participantes onde toda a programação era listada e era possível reservar assentos, favoritar seções e receber notificações sobre seções favoritas que iam se iniciar. Uma funcionalidade sensacional oferecida no app, era um mapa interativo que utilizava realidade aumentada e permitia que através da câmera do aparelho fosse visto o que estava ocorrendo em cada área do evento.

Mapa do evento com realidade aumentada

Estrutura e organização do evento

O evento é muito bem organizado. A equipe é grande e sempre muito educada, extremamente animada e disposta a ajudar. A estrutura também é muito boa. As tendas são climatizadas e os banheiros sempre bem limpos na medida do possível. Além dos banheiros fixos, alguns banheiros em containers, estão espalhados pelo evento, e são incrivelmente organizados e bonitos por dentro.

O único ponto negativo é em relação ao trânsito na chegada ao evento, principalmente porque um novo prédio da Google esta sendo construído ao lado, o que só piora o fluxo. Mas devido ao tamanho do evento e a quantidade de pessoas participando, é realmente complicado viabilizar essa logística.

Alimentação

Não se preocupem com a alimentação. São oferecidos café da manhã, almoço e snacks durante todos os dias de evento. Nos dois primeiros dias, ainda são oferecidos jantar e bebidas além de algumas guloseimas. Water bikes são encontradas por toda parte no evento e ganhamos uma garrafa térmica no kit, então beba bastante água por que o dia em Mountain View costuma ser bem quente.

Clima

O clima em Mountain View varia bastante. O sol costuma ser bem quente então use o protetor solar oferecido, e até considere levar um boné, mas não esqueça de levar uma blusa também porque venta bastante e em muitos momentos do dia fica bem gelado principalmente a noite.

Bom, se você ainda está pensando se vale a pena participar do evento, eu super recomendo! É sem dúvida uma experiência incrível de conhecer gente do mundo todo, além de conversar diretamente com os responsáveis pelas ferramentas que usamos no nosso dia-a-dia.

Partiu IO 2020!!

--

--

Diego Gonçalves Santos
Android Dev BR

Engenheiro de Software @Dextra_digital, escritor, palestrante, entusiasta de tecnologia e esportes.