Depois de conhecermos a classe Lifecycle, fiquei de mostrar como fazer o uso dela. Mas antes, temos de conhecer o LifecycleOwner.

O LifecycleOwner é uma interface que possui apenas um método: getLifecycle() que devolve o Lifecycle da nossa Activity/Fragment. Esta interface serve simplesmente para dizer que a nossa activity tem um objecto Lifecycle.

Nota: Porque a biblioteca ainda está na versão alpha, ainda não podemos utilizar esta interface nas classes AppCompatActivity ou Fragment. Por enquanto temos de utilizar LifecycleActivity e LifecycleFragment. Mas quando a versão estável for lançada, estas 2 classes serão depreciadas (deprecated) e poderemos implementar o LifecycleOwner. Nessa altura, irei actualizar este artigo.

Com esta nota em mente, vamos fazer a implementação:

  1. A nossa Activity tem de ser um LifecycleOwner:
public class MainActivity extends LifecycleActivity {

2. Pegamos o Lifecycle do LifecycleOwner e adicionamos um Observer:

E pronto. Com este código definimos como reagir à alterações no ciclo de vida: o método resumiu() será chamado quando o LifecycleOwner for resumido e o método terminou() quando o LifecyclerOwner for destruído.

Agora que já sabemos como utilizar o Lifecycle e o LifecycleOwner para reagir à alterações de ciclo de vida, já podemos avançar para o próximo artigo: ViewModel.


Se você tem alguma dúvida ou sugestão, não hesite em me contactar pelo email rosariofernandes51@gmail.com ou pelo Telegram. Ficarei feliz por conversar com você. 🙂