Mais código em menos tempo — Android Studio Live Templates

Muitas pessoas que desenvolvem para Android (tanto iniciantes como experientes) reclamam que algumas funcionalidades do Android requerem muito código, e esse código é difícil de recordar, por isso eles têm de voltar a abrir um projecto anterior, copiar o código, colar no novo projecto e fazer alterações necessárias para adaptar-se ao novo projecto.

E se eu dissesse que é possível fazer isso sem ter de voltar à um projecto anterior?

Sim, isso é possível graças aos Android Studio Live Templates. Se você já tem experiência com IntelliJ, provavelmente já conhece esta funcionalidade. Live Templates são “shortcuts” que permitem completar o código, deixando espaços para que você faça alterações adaptando o código ao contexto em que está a ser usado.

Você provavelmente já se deparou com situações em que escreveu o código:

Toast.makeText(MainActivity.this, "Isto não funciona", Toast.LENGTH_SHORT);

Pois, este erro é bastante comum, mas os Live Templates ajudam a evitar isto. Você pode simplesmente escrever Toast e clicar TAB:

Como você pode ver, isto irá adicionar o código e depois você poderá alterar os parametros necessários, alternando entre eles com a tecla TAB.

O que mais eu posso fazer?

Bem, IntelliJ já inclui vários templates pré-configurados e o Android Studio adicionou ainda mais. Deixo aqui a lista de templates que eu uso mais:

Mas se o código que você mais usa não estiver aí, você pode criar o seu próprio template.

Crie o seu próprio live template

É muito simples criar um live template. Clique em File > Settings > Editor > Live Templates. Abra o grupo Android, clique no botão “mais” (+) para adicionar um novo live template e preencha os campos:

Abbreviation — uma abreviação para o código que você irá escrever;

Description — um texto curto para lhe ajudar a lembrar o que o template faz;

Template text — o código que deverá ser escrito.

Por exemplo, muitas pessoas reclamam que o código para editar SharedPreferences é muito longo, então podemos criar um live template para colar este código:

Reparem que quando chamamos a classe SharedPreferences temos de incluir também o nome do package (android.content.SharedPreferences). Note que os lugares onde o código que irá precisar de adaptações são cercados pelo símbolo $ para indicar que são variáveis.

Na parte inferior da janela, você irá ver o erro: “No applicable contexts yet”. Isto porque ainda não especificamos onde o código irá ser usado. Clique em Define, abra o grupo Java e escolha Statement.

E pronto, já temos um live template criado. Para usá-lo, basta ir ao código, escrever a abreviatura que escolhemos (spString), clicar em TAB e o nosso código será colado.

Espero que esta dica o ajude a ser mais productivo.

Até a próxima,

Rosário Pereira Fernandes