Hoje é o último dia do resto da Sua Vida — Ulli Lust

Angelo Dias
angelocria
Published in
2 min readJan 22, 2016

A viagem de duas adolescentes austríacas pela Itália poderia ser contada como um filme de verão americano. Mas não existe nada hollywoodiano no relato de Ulli Lust em “Hoje é o último dia do resto da sua vida”.

A graphic novel é imprevisível. Uma noite de diversão e celebração da liberdade acaba na sarjeta, com as jovens dormindo a céu aberto. A madrugada de bebida e comida à beira da praia termina em um relato de violência sexual. Erros, mentiras e traições são constantes, e tudo é baseado em uma história real.

A autora não poupa quadros para mostrar a viagem dela e de Edi (nome fictício) pelo país. A narração é real e humana, sem floreios. As noites de sexo sem graça e as decisões adolescentes são descritas sem panos quentes. Elas transam, bebem, usam drogas e pedem esmolas.

Lust-3

O sexo é abordado na narrativa de diversas formas mas é o abuso sexual que fica mais aparente. O modo em que a autora retrata os homens que encontrou na viagem é cru e realista, denunciando machismo e estupro. Os homens que oferecem um prato de comida em troca de sexo são constantes e até mesmo os amigos parecem só querer transar com a dupla de amigas. Ulli Lust não tem medo de expor como o sexo foi usado como poder de barganha durante a viagem e não há demagogia ou consciência pesada. O livro é mais um exemplo de como a cabeça adolescente funciona em sintonia diferente da dos adultos.

“Hoje é…” deve ser colocado ao lado de grandes histórias autobiográficas. Há amor, raiva, medo e coragem na história de Ulli, um relato da adolescência que muitos de nós quisemos ter, cheio de liberdade e excessos. Não faltam exemplos de uma adolescência livre nas 464 páginas do livro.

O livro tem um forte poder narrativo, o que compensa a qualidade gráfica inferior. Os desenhos não são excepcionais se comparados com outras obras de quadrinhos porém retratam muito bem a identidade punk da protagonista. Algumas cenas são belas, como as representações de Roma e da Sicília, mas se completam ainda mais quando somadas ao contexto. A edição traz anexos que auxiliam ainda mais nessa contextualização.

ulli lust

O livro de Ulli Lust foi editado por WMF Martins Fontes, tem 464 páginas, foi traduzido por Augusto Paim e custa R$79,90.

--

--

Angelo Dias
angelocria

Designer e escritor. Edito e escrevo um jornal de ficção especulativa em www.temposfantasticos.com. Conheça meu trabalho em www.angelodias.com.br