Microsoft Office Hours

Formação de equipa, Novo foco

Amarildo Lucas
Made in Angola

--

Bem-vindos à Beezond!

Eu gostaria muito de poder começar este artigo dizendo bem-vindos à Beezond e referenciar nosso novo website que estará saíndo até ao final do mês. Nossa meta este ano é não simplesmente fundar uma empresa com o foco no desenvolvimento de aplicativos e estratégias mobile para o mercado nacional, mas também providenciar dados do que estaremos trabalhando e alguns estudos e artigos sobre o mercado em termos de desenvolvimento mobile e empreendedorismo. Bom! Sem mais ladaínhas vamos ao que importa. Um pouco de informação!

Descontinuação do Cinyur

Como equipa nosso primeiro objetivo é estar em sintonia e partilhar a mesma visão nos projetos em que trabalhamos. Você deverá estar espantado com o subtítulo pois relançamos o Cinyur no final do ano passado e agora decidimos removê-lo da AppStore.

Nós decidimos remover o Cinyur da AppStore simplesmente porque já não temos tempo para gerir o projeto, para atualizá-lo e não enxergamos um futuro para ele dentro do escopo de planos da Beezond. Muitas atualizações da Apple sobre o iOS8 nos vai obrigar a desenvolver um aplicativo novo, e isso vai além da UI, requer informação e alguns meses de trabalho.

Se há algo que aprendi durante essa jornada é que precisamos tomar decisões rápidas e no tempo certo nos movermos para frente. Temos poucos recursos, somos uma equipa agora, e somos 5 membros apenas, estamos aplicando para um processo de incubação, o foco e o tempo precisam ir para onde vai a nossa visão e ambição.

Respeite-se o suficiente para afastar-se de qualquer coisa que não te serve mais, que não te faz crescer ou feliz. — Robert Tew

Este sou Eu em relação ao Cinyur.

Não cumpre os requisitos e nem a equipa pretende adicioná-lo a um processo de desenvolvimento que o faça crescer. Temos outras ambições, e temos pessoas que sustentarão as mesmas apenas quando forem projetos mais sólidos que possamos ver onde estará daqui à 2, 5 ou 10 anos. Ou seja, somos uma equipa pequena mais por trás temos algumas pessoas interessadas em nos ajudar apenas com projetos que demonstrem um futuro lucrativo, ainda que a longo prazo.

Como já escrevi em muitos artigos anteriores, esse projeto é o meu primeiro aplicativo e o vejo como uma experiência de laboratório onde eu possa aprender diversas coisas desde processos de desenvolvimento de um produto até por exemplo gestão de produtos. Como não gosto de ser repetitivo não falarei sobre o projeto neste artigo, pois já falei e referi ele em diversos artigos meus anteriores, é uma questão de procurar pelo meu perfil cá no Medium.

Até sexta-feira desta semana iremos remover ele da AppStore e colocaremos abaixo toda infra-estrutura por trás do projeto.

Temos uma versão Android finalizada que estava a ser usada pelos nossos Beta Testers que dão feedback de pontos em particular que possamos mudar. Infelizmente essa versão não vai ao ar para todo mundo porque iremos descontinuar o aplicativo.

Cinyur é um projeto oficial meu. Então desde que formamos à Beezond, era um projeto de estágio de qualquer membro que entrasse. É assim que temos uma versão Android pronta. É assim que diversas coisas melhoraram por trás, como API e Webservice. E é assim que ele vai para baixo agora!

A decisão sobre a descontinuação do projeto recai sobre a nossa visão a longo prazo, a visão das pessoas que nos sustentam, e nossos recursos e os diversos passos no processo de incubação sobre o qual estamos participando, como já referi mais ou menos mais em cima neste artigo.

Eu conversei com o Alexandre, desenvolvedor Android, sobre o assunto, acredito que ele ficou triste em estarmos a tomar esta decisão logo no momento que ele terminou a versão Android depois de alguns meses mas ao mesmo tempo entendeu perfeitamente uma vez que estamos sintonizados todos no mesmo objetivo para a equipa.

Agradecemos

Durante a fase do projeto tivemos muita gente que nos suportou de diversas formas. Pessoas que mostraram o seu amor e apreço pelo projeto. Avaliações positivas na AppStore. Fomos destacados nos principais websites da mídia angolana como o Platinaline, Menosfios e Jovensdabanda, etc… E ainda tivemos no top 10 da App Store angolana na categoria de entretenimento e top 100 geral.

Minha vizinha recomendou o aplicativo em seu facebook apontando a utilidade do mesmo para ela e como poderá ajudar os outros. Engraçado foi que provavelmente ela nem saiba que é um rapaz vizinho de porta que desenvolveu ele. ☺

Esse é um projeto em que foi investido mais tempo e dedicação do lado do desenvolvimento do projeto do que na gestão do mesmo. Então ter conseguido e aprendido com estes resultados é algo que já consideramos positivo, pois nunca investimos em um plano de marketing para ele.

E agora?

Várias pessoas conhecem à Beezond por causa deste projeto. E agora?

Eu estou bastante motivado pelo que temos para oferecer em 2015. É como se fosse produtos novos onde teremos todos os membros da equipa juntos, trabalhando da melhor forma e colocando neles toda experiência adquirida. Gosto de dizer que quando lancei o Cinyur Eu ainda era uma fraude em todos aspectos. Bom! Acho que nestes últimos 4 meses melhorei bastante e espero colocar esse entusiasmo e experiência no que temos pela frente.

Assim sendo e repetindo Cinyur será removido da AppStore até Sexta-feira desta semana. Se você não entendeu ainda os motivos; tentarei resumí-los abaixo.

Nós entramos numa fase em que aplicamos para a Incubadora do INAPEM e estamos entrando agora na fase final para fazer parte do processo de aceleração.

Fomos selecionados com mais 10 empresas numa pré-seleção para a inauguração da Incubadora e espero assim continuar.

Cinyur não é um projeto com os requisitos para entrar para a incubadora e nem nós temos o interesse de transformá-lo numa Startup. Nós temos um projeto que nos ocupará durante o resto do ano. Não quero pronunciar-me sobre ele agora, mas este produto preenche os requisitos necessários para ser transformado numa ideia de negócios, e é com este modelo que estamos participando do processo de incubação, e claro o modelo interno da Beezond.

Amei o tempo que pude trabalhar e ajudar as pessoas a poderem ter as informações necessárias, horários e tudo mais sobre cinema diretamente dos seus telemóveis. Espero que pela frente outras pessoas possam arranjar outras soluções para essa necessidade face aos cinemas angolanos.

Agora estamos trilhando outros passos com diversos riscos como de mercado, produto, equipa e execução. Estamos trabalhando com outras pessoas mais experientes a nível de mentoria e nos próximos meses estaremos com um novo produto, nosso primeiro produto na Beezond que poderá responder perguntas como:

  • Quem usa o nosso produto?
  • Porque as pessoas precisam do nosso produto?
  • Porque agora é o tempo certo para este produto existir?
  • Como iremos lucrar com ele?
  • O quão grande poderá ser?
  • Como iremos crescer?

etc…

Por estas perguntas e motivos descritos acima, Cinyur estará morrendo esta semana!

Acredito que será um bom ano para todos nós na equipa e espero que você tenha acompanhado o projeto nesta jornada que está chegando ao fim e que esteje atento aos nossos próximos produtos. Acredito que vai amar eles. Obrigado pela paciência e espero que entenda!

Meus sinceros agradecimentos! ☺

Siga-me no Twitter onde partilho muitas das minhas idéias.

Meu nome é Amarildo Lucas e você pode falar comigo ou trocar idéias diretamente seguindo-me no Twitter ou facebook! ;)

--

--