Luanda, capital de Angola

Top5: Pessoas mais influentes em 2014

Amarildo Lucas
Made in Angola
Published in
7 min readDec 15, 2014

--

Este é o meu top pessoal de 5 pessoas que mais fizeram a diferença este ano

2015 está prestes a dar a cara e 2014 foi um ano bastante positivo e cheio de surpresas para mim. Desde a minha saída de Angola até a minha volta de férias daqui à mais alguns dias.

Aconteceram várias coisas boas na minha vida esse ano e no geral aprendi muito conhecendo e se conectando com várias pessoas que agregaram algum valor nela.

Decidi fazer meu top5 pessoal de membros das comunidades em que faço parte e pessoas que conheço no geral baseando-se nas atividades comuns e meus ideais. Esse top baseia-se simplesmente no meu entusiasmo e admiração tecida por essas pessoas depois de algum tempo acompanhando suas idéias, seus esforços e trabalho.

5 — Joel Epalanga

Joel Epalanga na foto

Eu lembro-me de conhecer o Joel em 2013 no segundo semestre do ano na primeira reunião da Associação Startup Angola. Aconteceram várias atividades naquele encontro e depois de alguns dias estava eu numa equipa com o projeto Okwenda que seria um aplicativo que indica as melhores rotas para evitar engarrafamentos na cidade de Luanda. Foi apartir daí que se começou a tecer várias conversas e deu para conhecer um pouco sobre o Joel.

Aconteceram ainda vários eventos em que tive a oportunidade de estar com esse pessoal todo da ASA incluindo o Joel e eu mesmo não me excluindo como membro da associação, admirando os vários esforços para levar e manter esse enorme projecto que é a Associação Startup Angola.

O Joel como co-fundador da Associação Startup Angola que faz um enorme trabalho em conectar pessoas e jovens com suas Startups numa comunidade única fez toda diferença pra mim ao longo deste ano atráves dos vários esforços e luta para dar vida e manter algo que até aqui vem crescendo cada vez mais.

Se quiser saber mais sobre o Joel Epalanga pode encontrar ele no Linkedin.

4 — Alexandre Juca

Alexandre Juca na foto

Provavelmente um dos desenvolvedores mais talentosos que conheci este ano. Quando o conheci não existia nenhuma foto em seu perfil motivo pelo qual eu desconfiava de Spam (:p).

Na altura chegamos a conversar algumas vezes e o seu português não era tão fluente como seria o português de um angolano o que me fez desconfiar mais ainda que era um Spam mais evoluído. Talvez nem… Scam!

Fazendo uma pesquisa pela internet descobri o motivo das ausências das fotos e tudo mais. Ele possui uma paixão enorme sobre Segurança e possuía um português não fluente porque provavelmente falava melhor o inglês em relação ao português pois é formado na Cape Peninsula University of Technology (CPUT), África do Sul.

Atualmente tenho a oportunidade de trabalhar em equipa com o Alexandre pois ele está desenvolvendo a versão Android do Cinyur connosco na Beezond (não é magnífico?).

Se quiser saber sobre ele, veja seu perfil no github. Veja também o seu projecto Lazy Androiders usado pela TreeTeamHouse.

3 — Josemar Magalhães

Josemar Magalhães na foto

Josemar Magalhães é co-fundador da KindelBit, que se descreve no lema de soluções elegantes e inovadoras no ramo da tecnologia. Eu não sei bem quando começou uma afinidade maior nas conversas com o Josemar, mas lembro-me de chegar à uma altura que eu recorria sempre para fazer minhas consultas de problemas que tivesse com rails com ele.

Ou seja, é o desenvolvedor mais “f**a” de rails que tenho a oportunidade de conhecer. Nós conversamos bastante sobre projectos e ideias, e fazer isso com pessoas talentosas ou com muitos bons ideais e metas na vida ajuda você a crescer bastante. No caso, Eu.

Atualmente o Josemar também ajuda com “commits e pushes” para o Backend do Cinyur que é o primeiro aplicativo da Beezond. Eu gosto de vê-lo como um consultor que quebra o galho sempre que necessário. Se eu tiver problemas com programação ou mesmo problemas algorítimicos no geral? Ou precisar conversar sobre programação buscando um nível superior? De certeza que recorro de primeira ao Josemar.

Se quiser saber mais sobre o Josemar pode encontrar ele no github.

2 — Mauro Jorge

Mauro Jorge na foto

Eu acho que usei todas as palavras para o Mauro com o Joel. No entanto o cenário foi o mesmo pois o Mauro era o mentor daquela primeira reunião da Associação Startup Angola.

Se bem me lembro, quando acompanhava o “talk” do Mauro sobre Startups, Modelos de negócios, foi a primeira vez que senti brilho nos olhos e entrei de cabeça no assunto. Ele mostrava vários slides e vídeos bastantes inspiradores que até hoje tenho no meu HD.

Aquela foi a primeira vez que tive um contacto mais sério com esse mundo de ideias e empreendedorismo digital. Lembro-me que quando cheguei em casa no mesmo dia comecei a ver os “cases” de vídeos de algumas startups, as palestras de mentoria e enchi meu iPhone de podcasts sobre o assunto.

O Mauro é o diretor geral da Associação Startup Angola. Eu realmente fico feliz de conhecê-lo e mesmo já estando entusiasmado com desenvolvimento na altura ele foi sem saber uma das pessoas que plantou uma raíz para novas ideias. Só o odeio porque ao mesmo tempo isso me fez largar o desenvolvimento de jogos. (:p)

Se quiser saber um pouco mais sobre o Mauro pode encontrar ele pelo Linkedin.

1 — Ailton Vieira

Ailton Vieira na foto

Essa foi a minha maior revelação este ano. Eu realmente sinto-me aborrecido algumas vezes quando converso algumas coisas com vários jovens da minha idade, sobre empreendedorismo e negócios, etc… Mas o grande fenómeno foi que um dia desenrolado numa conversa normal e casual começamos a falar sobre isso e vi aí a visão de alguém totalmente escondido nesse mundo.

O Ailton Vieira provavelmente é a pessoa com quem mais converso sobre quase tudo atualmente e que não tenho papas na língua para falar sobre ideias e negócios. É uma pessoa de tal visão e ambição que me inspira. E não digo isso por ter conhecido ele enquanto fazíamos faculdade juntos e por hoje em dia sermos grandes amigos mas porque realmente eu fiquei boquiaberto com tantas ideias e capacidade de ser responsável o bastante para equilibrar tudo. Desde idéias, modelos de negócios, estudos à fundo sobre o mercado, e para já fiquei assustado com o estudo que ele fez para o aplicativo que temos planejado para 2015.

É o primeiro aplicativo que foi projetado e está sendo lapidado só na base de negócios e testes bem antes de iniciar o desenvolvimento.

Normalmente eu sento, pego meu café e ligo o spotify e começo a desenvolver. Essa maturidade tenho ganho em parte por várias outras influências mas é esta pessoa que segura o meu entusiasmo e dá uma visão mais além do que podemos conseguir.

No princípio desse mês convidei-o a se tornar o Ceo da Beezond e graças a Deus depois de alguns dias e conversas chegamos a um acordo. E nestas semanas já aconteceram várias coisas boas que me deu a esperança de um enorme 2015 para a Beezond. Como o próprio Ailton diz: “As coisas vão crescer para outro extremo”.

Tenho esperanças que sim!

Se quiser saber mais sobre o Ailton, pode encontrá-lo no Linkedin.

Eu conheço muita gente que admiro e tive a oportunidade de conversar várias vezes ou mesmo tornar-me amigo ou relações mais profissionais e com um bom destaque e que respeito bastante no entanto a lista é curta e baseada no que tenho acompanhado de pessoas que tive a oportunidade de observar a elas e o seu trabalho, mas no geral 2014 foi um ano positivo e de vários projectos por aí espalhados na comunidade que merecem destaque para um outro artigo.

Meu nome é Amarildo Lucas. Se você gostou do meu artigo me siga no twitter onde eu partilho muito mais com links, ideias, recomendacões e recomende meu artigo para os teus amigos na tua rede social e pode continuar ou dar o seu feedback no post deste artigo na página da beezond no facebook.

--

--