Pensamento Lean

Angélica Costa
Animadigital
Published in
3 min readApr 30, 2019

Lean é uma filosofia de gestão baseada na solução de problemas e eliminação de desperdício, inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção, que, com um conjunto de conceitos, princípios e ferramentas, busca gerar valor aos olhos do cliente, no caso, nossos alunos.

Para explicar de maneira mais clara, aqui está a casinha do Lean.

O Lean Transformation Framework. Toda iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos, que crie valor para o cliente e, para isso, precisamos responder à pergunta inicial, do topo da casa: Qual problema identificamos? Qual é o propósito dessa iniciativa? A partir daí, vamos para os pilares da casa, estabelecendo uma relação com as mudanças necessárias na forma, como os processos são organizados atualmente. Então, devemos responder: Como ajudar a melhorar o trabalho das pessoas? Como desenvolver as pessoas? Essas perguntas nos ajudam a deixar explícitos os novos processos e criar oportunidade de desenvolver as pessoas nessa nova maneira de pensar.

Para melhorar e sustentar essa transformação através do Lean, é necessário mudar a mentalidade da organização como um todo, e o comportamento das lideranças envolvidas devem ser condizentes com essa nova forma de pensar. Essa é a reflexão do centro da nossa casinha e também da base, em que refletimos sobre os nossos pressupostos, ou seja, sobre aquilo que nós acreditamos acerca do problema que precisamos resolver.

A capacidade de eliminar desperdícios continuamente e a de resolver problemas de maneira sistemática devem fazer parte do nosso dia a dia. E essa transformação, essa nova maneira de pensar, só começa quando todos nós conseguimos enxergar os processos, ver as oportunidades de resolver os problemas e eliminar os desperdícios.

O pensamento Lean é baseado em cinco princípios:

  1. Valor

Especificar valor sob a ótica do cliente. Esta é a premissa básica para começar a transformação, é preciso saber o que o nosso cliente quer. O que o aluno quer? Pois é ele quem define esse valor.

  1. Fluxo de Valor

Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor, identificando as etapas que agregam valor ao produto ou serviço e redefinindo os processos, eliminando assim o que for desperdício em as etapas desnecessárias.

  1. Fluxo contínuo

Realizar essas atividades sem interrupção. Depois de identificar os pontos que criam valor ao produto e ao cliente, é preciso estabelecer um fluxo sem interrupções para realizar as atividades. A ideia é fazer fluir, ou seja, atender as necessidades do cliente de forma rápida, reduzindo etapas, esforços, tempo e eliminando custos desnecessários.

  1. Fluxo puxado

Fazer apenas aquilo que o cliente solicitar. O objetivo é tentar eliminar qualquer excesso ou desperdício e evitar o acúmulo de estoque desnecessário de tarefas.

  1. Perfeição

Fazer de maneira cada vez mais eficaz é a busca pela melhoria contínua, que é a tradução literal de Kaizen (uma das diversas ferramentas do Pensamento Lean), para entregar produtos de valor ao nosso cliente, sem desperdícios.

O Pensamento Lean foi a base da Transformação Digital na Anima, em 2016 começamos nossa jornada Lean rumo a Transformação Digital, com a criação do Programa STAR (Satisfação e transformação no atendimento e relacionamento), que durou até 2018, onde trabalhamos os temas de Rematrículas, Erros de Cobrança, Canais de Atendimento, Evasão, Captação, Produção de Conteúdo EaD, Avaliação, Gestão de Projetos e Produto (Expansão) e Sucesso do Aluno e Avaliação por competência.

Eliminando desperdícios, é possível tornar o trabalho mais satisfatório para as equipes e gerar entregas de valor para os nossos alunos. Seguindo os cinco princípios do Pensamento Lean, damos um grande salto para nos tornar uma empresa mais eficiente, isto é: fazer cada vez mais com menos!

Angélica Costa

--

--