Negócio de Família: posicionando umas das pizzarias mais amadas de São Paulo.

Anna Carla
Anna Carla Abreu
Published in
4 min readJan 15, 2021

Pesquisa/Estratégia/Identidade Visual/Ilustração/Embalagens

Vamos voltar no tempo. O ano é 2018, o mês outubro. Estávamos quase chegando a exaustão em um ano repleto de desafios (ainda bem), quando após uma negociação de quase quatro meses, e muita reunião de família, iniciamos nossa parceria com a 1900.

Para quem não conhece, estamos falando de uma das pizzarias mais amadas pelos paulistanos (é sério, isso é dado de pesquisa), o que vocês podem não saber, é quem está envolvido nas operações da marca: três gerações de uma mesma família. Sim, esse texto é sobre a experiência de viver um projeto, no qual o cliente é um negócio familiar.

“Queremos rejuvenescer a marca”, foi a primeira coisa que ouvimos. Ao longo dos anos de atuação, e com a entrada de pizzarias fast food no mercado brasileiro, a 1900 de fato perdeu espaço, e sim, estava “velha”. Boa parte do seu público se resumia a famílias que iam até a pizzaria celebrar momentos especiais juntos ( formaturas, aniversários da Vó/tia/pai…).

Mas, não eram só os fatores externos que dificultavam as coisas, internamente a marca precisava se reencontrar, e entender como se reposicionar sem deixar de lado a tradição e herança de uma geração da família apaixonada pelo negócio, e a vontade de mudança e renovação da geração que estava chegando para fazer parte do time.

Ao nos aprofundarmos no processo de investigação, que é parte do nosso trabalho estratégico, entendemos que, embora o produto (pizza) realmente fosse muito boa, a roda da experiência da marca ia de mal a pior (quando comparada com a concorrência então…):

O Produto e atendimento de fato atendiam a expectativa do cliente que paga em média R$ 80,00 por uma pizza, contudo, quando colocamos o ambiente e o pacote sinestésico (linguagem visual on e offline) da marca na conta, o custo benefício era baixo, e essa percepção de valor não era tão clara para o cliente.

A partir daí entendemos como a estratégia deveria ser aplicada a esse projeto: como uma ferramenta que unisse não apenas identidade visual e marca, mas também que estendesse esses elementos para os outros aspectos da experiência de 1900.

Nossa pesquisa, nos desafiou a repensar a marca como um todo, sabendo que como posicionamento, iriamos falar de arte, mais precisamente, de pizza como arte! Um caminho disruptivo para uma pizzaria com tanta tradição, e que precisava ser dosado na construção da marca.

Por isso, nos estudos de marca decidimos equilibrar esses dois pesos, desenvolvendo marcas que preservassem a história da 1900, mas que conseguisse conversar com o público dessa geração, e das próximas (até um novo reposicionamento).

Com isso em mente, e muitas rodadas de desenho de marca e identidade visual, o resultado é esse:

Qual o saldo final de trabalhar uma marca que é um negócio familiar? O melhor dos dois mundos. De um lado, a impressão que temos é a de que entramos (literalmente) para a Família, do outro, passamos a viver intensamente as dores da marca. Seus desafios são nossos desafios, suas conquistas nossas conquistas, perdemos e ganhamos na mesma proporção, mas não se engane, não existe um equilíbrio, é tudo pura intensidade e a calmaria fica por conta da delícia de trabalhar vendo pizza por todo lado.

Anna Carla Abreu | Pesquisadora e Estrategista

Ficha Técnica do Projeto

Autoria: Colletivo Design
Pesquisa e Estratégia: Anna Carla Abreu, Gabriela Neves, Bruna Correa
Direção de Criação e Design: Tamilis Oliveira e Marcelo Roncatti
Designer: Kevelyn Oliveira
Ilustração: Tamilis Oliveira
Atendimento: Vanessa Queiroz e Eloisa Vieira
Gerente de Projetos: Marianna Tritapepe
Ano: 2018/2019

--

--