Arte não serve pra nada

Anotações sobre arte #3

Kalew Nicholas
Jan 15 · 3 min read

Isso aqui foi publicado originalmente pros assinantes e apoiadores do meu canal no Telegram.

Arte não serve pra nada. E isso que faz com que ela seja capaz de adquirir qualquer utilidade.

Tem uma entrevista do Leminski que diz que não existe razão pra poesia, assim como não existe razão pra um abraço. A gente abraça quem a gente ama porque gosta.

E, numa época em que tudo precisa de um propósito maior, é meio difícil aceitar nossa própria banalidade. É difícil aceitar que nossa arte pode ser só arte, sem nenhum objetivo, sem a meta de mudar o mundo nem causar a próxima revolução cultural.

É por causa desse caráter neutro da arte, livre de ideologias ou moralidade, que ela serve a inúmeras formas e lados. Durante a ditadura, a arte teve um papel de resistência não por ser em si resistência, mas por ter sido usada por resistentes. Então acho bobo os artistas que criam arte colocando como propósito principal a mudança social, que transcende a arte como linguagem e depende de outros inúmeros fatores.

Se você quer contribuir com a saúde mental das pessoas, não é sua arte que vai magicamente curar a depressão. Se esse é seu propósito principal, eu recomendo que você se torne um psicólogo ou organize uma iniciativa de psicólogos pra levar sessões de terapia a pessoas de baixa renda. Arte serviria muito mais ao seu ego e comodidade do que ao propósito que você diz defender.

Isso quer dizer que você não pode falar sobre saúde mental na sua arte? Óbvio que pode. Eu mesmo falo muito. Mas eu entendo que o papel da arte não é esse – e só adquiriria esse papel se EU o tivesse.

Se você é um desconhecido que quer convencer várias pessoas de um ideal, conversar com elas é mais útil que escrever poesia. Se você é um músico famoso, você pode usar sua arte pra disseminar ideias – mas essas ideias não vão ser disseminadas por serem arte, mas por você ser famoso e já influente.

A opinião da Anitta é relevante porque ela já é a Anitta, mas se ela tivesse iniciado a carreira usando a arte com objetivos políticos, é improvável que ela tenha adquirido a magnitude que tem.

Se a poesia vem de mim, ela carrega minha moral e minhas crenças. Se é tua, a arte já vira outra coisa.

Alright, do Kendrick, não virou um grito de protesto simplesmente por causa da letra. Virou grito de protesto por ser do Kendrick, uma figura absurdamente influente na indústria da música e no entretenimento norte-americano.

“Fogo nos racistas”, se fosse dito por mim, não seria um grito de protesto. Mas foi dito pelo Djonga. E é por ser o Djonga que essa frase carrega a carga que tem.

O lance é que, se há um propósito maior, mais importante que a arte, existem formas mais objetivas e efetivas de alcançar esse fim.

Desculpa, acho que eu perdi o ponto do texto, então vou deixar algumas frases de efeito pra concluir:

Talvez arte seja tudo aquilo que não serve pra nada, mas que a gente não dispensaria sob hipótese alguma. Tudo que não serve pra nada, mas do que nossa vida depende.

anotações sobre

Ensaios e textos curtos retirados da newsletter “Um gole de poesia” e do canal “palavra falada”.

anotações sobre

Ensaios e textos curtos retirados da newsletter “Um gole de poesia” e do canal “palavra falada”.

Kalew Nicholas

Written by

Escrevo coisas de qualidade duvidosa desde que aprendi a assinar meu nome. | kalewnicholas.com/portfolio

anotações sobre

Ensaios e textos curtos retirados da newsletter “Um gole de poesia” e do canal “palavra falada”.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store