Valter Monteiro

Capítulo 5

Ibrahim
Antologia do Eu
6 min readDec 12, 2021

--

Portrait of Père Tanguy (1887) — Vincent van Gogh

Espera espera. Também não foi assim desse jeito. Ele apareceu do nada.
E o que eu poderia ter feito hein. Eu não tinha bebido nada. Eu tinha tomado o quê hein uns cinco seis chopes, não mais que isso. Convenhamos, seis chopes não são nada. Espera espera. Minha esposa meu filho estavam no carro. É. Você acha que eu colocaria eles em perigo se não estivesse bem hein. Eu estava ótimo. Ele que apareceu do nada. Cruzou igual um doido naquela desgraça de moto. Quando eu vi bum já estava em cima de mim. É sempre assim com esses motoqueiros. Eles não respeitam nada andam igual camicases, se arrebentam se matam, e então a culpa é de quem hein. Do cidadão de bem. Que estava voltando para casa com a família.

Agora fica aquela moça. Dizem que é esposa dele. Dando entrevistas na televisão falando estou devastada o que eu vou fazer a minha vida acabou o meu marido era trabalhador honesto fazia entregas catorze horas por dia todos os dias ele quem sustentava a família meu deus e agora meu deus o que será de mim o que será dos meus filhos pequenos. Filhos pequenos? Ah mas faça-me o favor. Você viu os dois filhos pequenos? Então. Caramba. É pois é. Dois garotões fortes. Parece que um tem quinze. O outro tem treze. Vão trabalhar minha gente. É. Esse tipo de gente sempre arranja uma desculpa pra se encostar. Quando não é nas costas do governo é em um otário que deu azar. É pois é agora que acabou aquela esmola do governo eles perceberam em mim a grande chance de se darem bem.

Eu vou te dizer uma coisa. Eu vou nisso até o fim. Eles vão se arrepender desse processo que entraram. Eu gasto cem mil com a defesa mas não dou dez reais para aquela turma. Zero. Nada. Se duvidar, eu faço pagar o conserto do meu carro. É. Porque só de para-choque a troca do eixo dianteiro o para-brisa eu desembolsei vinte e cinco mil. É pois é. E eu hein. Como que eu fico hein me diz. O fulano acabou com o meu carro traumatizou meu filho. Mas não ah a culpa é minha. Agora aquela uma faz essa procissão com os dois filhos um de cada lado me chamando de assassino alegando que eu estava bêbado que eu estava em alta velocidade que eu deveria estar preso. Ridículo. Absolutamente ridículo. Agora o quê hein. Eu que tenho que pagar indenização. Sobra para mim sustentar aquela gente agora hein é.

E outra. E aquele seguro obrigatório do governo hein. Não paga o que em caso de morte uns quinze mil treze mil sei lá? E o que mais essa gente precisa hein. Eu poderia fazer uma doação. Sim. Sim poxa uma questão de humanidade. Seguro entra com quinze mil eu reforço com mais dez. Pronto. Isso seria muito mais dinheiro do que aquela gente alguma vez viu na vida. É uma loucura. Uma insanidade. Veja bem, o Garcia me preparou que eles estão prontos para pedir duzentos mil reais. Duzentos mil reais. Duzentos mil porra. Sério isso caralho?

Eu posso desabafar? Está pesado aqui. A Isadora está furiosa comigo, porque ela quer que eu resolva essa merda o quanto antes. Ela me diz paga logo o que eles querem para calarem a boca não me interessa foda-se o dinheiro paga o que eles querem eu quero que isso desapareça. E por que ahn. Anteontem o Pedro voltou da escola aos prantos, Isadora perguntou o que houve, as crianças maltrataram ele disseram que era filho de um assassino. Sem falar que. E isso magoou. A Eugênia telefonou para a Isadora sugerindo educadamente. Educadamente. Que não fôssemos ao casamento da Maria Fernanda. É pois é. Porque teria imprensa. Com essa nossa situação isso iria ofuscar o dia da noiva. A Isadora está impossível. A Isadora não fala comigo há dias. Meu filho não quer ir para a escola. Olha que situação os presentes comprados o vestido que ela escolheu em New York e todas as amigas irão e todas irão comentar essa festa durante anos irão aparecer naquelas fotos das colunas sociais mas a Isadora não Isadora foi educadamente solicitada a não comparecer. É pois é. Nos afastaram como leprosos. Simples assim. Minha família está um caos. Estamos sofrendo muito. Muito traumático tudo isso.

Tudo culpa daquela mulher. Ah pobrezinha ah coitada. Sabe o que o advogado dela disse ao Garcia. Que além da indenização. Veja bem. Além da indenização. Que eu assuma a culpa perante um juiz. Que eu peça perdão. Sério isso caralho? É muita audácia não é. O Braga ficou incrédulo. Quis dar risada. Na hora o Braga sentiu vontade de dizer para ele. Óbvio que o Braga não disse nada porque é um sujeito astuto. Mas teve vontade de rir na cara dele e dizer. Sabe, um advogadozinho pé de chinelo com todo aspecto de. Você sabe. Cotista. Naquele momento os olhos do Braga rutilaram ele percebeu que é causa ganha. Ele ficou lá se fazendo de bocó pensando oh meu querido, duzentos mil e ainda uma confissão de culpa em juízo? Sério sério o Braga me contou às gargalhadas. Pois vamos a julgamento eu vou te esgotar eu vou arrastar isso por décadas com recursos apelações habeas corpus e liminares que lhe parecerão coisa de ficção, e então, quando acabar, eu estarei atormentando os seus últimos nervos raspando a carne dos seus ossos, enquanto o meu cliente, na mais afastada hipótese. Se. Se condenado. Será obrigado a pagar não mais do que trinta mil quem sabe quarenta mil a sua cliente.

É meu amigo. Baixou no Braga aquele instinto assassino típico dele e agora nada pode pará-lo. A fera foi solta. Porque o Braga se sentiu pessoalmente insultado por aquele advogado. O Braga disse que venceria essa por mim mesmo se fosse pro bono. Você conhece ele. É ótimo sujeito. Mas quando manifesta nele esse canídeo raivoso meu pai meu deus. Agora eu quase tenho pena dessa família. Porque olha. Se depender do Braga. Se alguém for pagar algo a alguém, é essa família que me pagará. Se eles se acham pobres agora. É é. Sentirão saudades dos tempos em que eram apenas infelizes.

Vou te dizer uma coisa. Entre a Isadora e o Braga? Com certeza o Braga. Mulher a gente troca substitui se acostuma com outra. Agora, um talento como o Braga? Não nascem dois na mesma geração. Não não. E o Braga é meu.
Pois bem.
Eu fui conversar com a Isadora. Dar a má notícia. Eu disse Isadora infelizmente nós teremos que enfrentar isso por muito tempo ainda. Porque servirá de exemplo Isadora. Porque hoje somos nós aquele sujeito jogou a moto em cima do meu carro e agora a família quer arrancar duzentos mil da gente. E amanhã hein. Um outro se joga na frente do Ramos ou do Azevedo ou quem sabe do Silva e Luna e então a família do fulano pede o quê hein meio milhão um milhão. E onde é que isso vai parar hein Isadora. Isso não vai ter fim todos os pobres irão querer um bilhete premiado às custas da nossa desgraça. Vai chegar ao ponto de precisarmos ir da Vila Olímpia a casa de amigos de helicóptero. Ou pior. Não sair de casa. Porque essa escória vai estar sempre à espreita pronta para nos emboscar.

Mais uísque, meu caro? Ah ora vamos por favor me ajuda a terminar essa. Você conhece a regra: nenhuma garrafa deve ser guardada pela metade. Dá azar. Um brinde. A dias melhores. Ao Braga. Abençoado seja o Braga.

--

--

Ibrahim
Antologia do Eu

Possui múltiplas personalidades e cada uma delas é bipolar.