Como comecei a programar?

Antonio Carlos
antoniocarlosjr
Published in
5 min readJan 24, 2018
Counter-Strike 1.6

Você deve estar olhando para essa tela e imaginando, o que isso tem a ver? Bom, calma, vamos lá, a história desde o princípio!

O ano é 2008, estava lá eu aprendendo a jogar Counter-Strike 1.6, jogo que na época era febre entre a turminha, sempre lotava as Lan Houses, muita gente que está lendo isso vai-se lembrar de como essa época foi boa e uma das particularidades eram seus mods. Um que todo mundo deve lembrar é de quanto tocava aqueles sons de headshot que por incrível que pareça, não eram próprios do jogo.

Famoso som de Headshot

Mas sim era de outro jogo! Unreal Tournament e isso gerou uma mega frustração, pois eu havia acabado e comprar o jogo e queria ter aqueles sons, pois então depois de algumas pesquisas no google descobri que eram os famosos mods! Assim, baixei um pacote que a galera fazia na comunidade para ser mais exato no já extinto site csonlinebr.net e instalei no meu Counter -Strike, aquela sensação de ouvir os sons foi incrível! Eu fiquei muito curioso para descobrir, como eles faziam isso dentro do jogo? Que magia era aquela? Foi então pesquisando descobri que eram plugins .amxxque eram interpretados graças a engine AMXModX, mas aí eu fiquei mais curioso, como era criado esses arquivos? Então descobri que eram arquivos com a extensão `.sma` que seria o código fonte em uma tal linguagem chamada pawn script, (muito parecida com c) que se transformava no plugin graças a um compilador. Então eu comecei a procurar a fonte desses códigos e achei o fórum incrível https://forums.alliedmods.net/ e comecei o código fonte de plugins que eu já conhecia e comecei a traduzi-los em português trocando o texto das strings, isso foi maravilhoso, foi meu primeiro contato com programação sem saber pantufas nenhuma o que eu estava fazendo e assim eu comecei a traduzir vários plugins, de tanto fazer isso eu comecei a interpretar associando o que os códigos faziam com os comportamentos dele dentro do jogo, até que eu me vi criando plugins do zero pegando diversos trechos de outros plugins! Até que encontrei meu mod favorito que era o Zombie Plague.

Criei vários desses pacotes com diversos plugins meus, isso era muito gratificante, ver pessoas utilizando coisas que eu criei, me dava uma sensação incrível de estar sendo útil divertindo os jogadores, ainda mais quando eu conseguia usar minha criatividade, já cheguei a criar mods onde era dividido duas equipes, em uma jogadores viravam galinhas e no outro time cachorros (detalhe importante, as galinhas botavam ovos explosivos!), outra coisa divertida é quando eu coloquei o Kamehameha dentro do mod, ah também tentei criar um clone do Naruto não poderia esquecer, também e outras diversas tosquices.

Para minha felicidade, meus Addons eram até bem divulgados na comunidade de Counter-Strike, hoje em dia mesmo vejo que ele foi publicado em diversos sites e blogs, ainda serve como parte da minha história pois passei muito tempo desenvolvendo eles. Cheguei a me tornar uma referencia entre a comunidade, adorado por muitos e odiado por muitos também, as vezes eu criava plugins parecidos com o que alguns servidores possuíam para compartilhar com a comunidade, o pessoal não curtia muito isso, mas eu achava justo que todos pudessem divertir.

Mas até aí tudo bem, você deve estar imaginando, como ele aprendeu a fazer essas coisas? E eu te respondo jovem, simplesmente batendo o olho e tentando interpretar o que aquilo queria dizer, eu não sabia quais eram as diferenças entre uma string e um char tecnicamente, ou de um float para um int, na verdade nem sabia que aquilo se chamava int, na minha visão aquilo tudo era número e pronto, comecei a programar sem nenhum tutorial, nenhuma base, foi simplesmente autodidata e incrivelmente na curiosidade.

Mas isso não foi o bastante, eu queria saber desenvolver programas, aqueles com formulários, botões, eu ficava bobo de ver aquele Windows Form, me batia tanta curiosidade de saber como era possível aquilo, uma vez um amigo me mostrou um visualizador de imagens feito em VB, aquilo era de outro mundo, assim foi a primeira vez que eu ouvi falar sobre o Visual Studio.

Tela do Visual Studio com um projeto Windows Form

Depois de algum tempo, no colegial, uma colega de sala disse que estava fazendo um curso de informática e me mostrou pela primeira vez um algoritmo de Visual G e me desafiou a conseguir resolve-lo, assim eu comecei a estudar em casa e comecei a gostar tanto que fiz diversos exercícios. Foi então que me deu vontade de conhecer esse curso que ela fazia, que era do Centro Paula Souza que foi um outro marco na minha vida.

Consegui me matricular na escola, lá eu aprendi o que servia cada coisa, os motivos e os porquês daquilo ser assim ou assado, então por conta dos meus estudos em casa eu sempre me dei bem com o Visual G, depois disso fui para o Visual Basic e o Pascal, eu particularmente preferia muito mais o Pascal, usar o Delphi era mais divertido, a forma de escrever o código me lembrava um pouco mais o pawn script, escrever “DIM X AS INTEGER” não era muito o meu tipo, cada vez que passava, eu aprendia mais coisas e mais coisas, até que hora conheci C# e foi paixão a primeira vista, uma linguagem organizada, boa de escrever, foi um desafio de um colega meu de TCC, ele já estava trabalhando na área e falou, ou vocês aprendem C# ou eu faço sozinho, então foi aí que eu comecei a fazer meus primeiros códigos na linguagem.

Uma lembrança legal foi de um campeonato de programação que teve na cidade do Centro Paula Souza e consegui ficar em segundo lugar ganhando um mouse sem fio que tenho guardado até hoje! Com esse resultado, foi um chamativo para alcançar meu primeiro estágio (assunto para um outro post).

Então tudo começou praticamente em uma brincadeira, de quase 10 anos atrás! Fruto da minha curiosidade, com isso gostaria de incentivar os jovens desenvolvedores a não terem medo, busquem sempre aprender por aquilo que te faz mais falta entender. Hoje em dia sou Full Stack Developer, conheci diversas linguagens, frameworks, técnicas, mas isso tudo aconteceu graças a um jogo, uma brincadeira e sei que ainda tenho muita coisa para aprender e estarei sempre mantendo a chama dessa curiosidade acesa, por mais que o tempo passe, muito ainda será um descobrir da América!

Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado dessa pequena história! Um grande abraço.

--

--