Github + SSH + TortoiseGit

Antonio Carlos
antoniocarlosjr
Published in
4 min readMar 9, 2018

Normalmente, quando vamos efetuar um clone de algum projeto no github utilizamos o comando `git clone`, informamos a url em https do repositório sendo ele pelo terminal ou por algum client de git (Github Desktop, Tortoise, GitKraken, etc…) digitamos a senha e pronto.

Porém, o github nos oferece uma outra alternativa para acessar nossos repositórios, que aliás é mais segura, através de SSH.

O que é SSH?

SSH é o acrônimo de Secure Shell, que traduzido literalmente seria algo como “cápsula segura”. O protocolo SSH permite se conectar a um servidor remoto pela internet, de maneira segura. A conexão exige autenticação dos dois lados (servidor e computador) e é criptografada. Assim, mesmo se alguém interceptar o pacote de dados que está sendo transmitido, não será possível visualizar o conteúdo da mensagem, pois apenas os computadores que estão conectados entre si possuem a chave para descriptografá-la.

Então vamos lá, como gerar essa parada? Vou fazer o passo a passo me baseando que você irá utilizar Windows + Tortoise Git

Por isso faça o download do programa Tortoise Git. (note que ele já possuí o Putty dentro de sua pasta de instalação, mas caso queira instalar assim mesmo, deixarei os links aqui)

Faça a instalação do programa, após isso procure pelo executável ‘puttyGen’, que você pode encontrar pela pesquisa do menu iniciar.

Interface PuttyGen

Vamos então gerar um par de chaves, clique em Generate.

Faça gestos aleatórios sobre a área branca

Após isso, você vai ter os pares criados

Você pode adicionar uma senha, mas não é obrigatório, clique em “Save private key”, sendo assim você vai gerar um arquivo com a extensão .ppk

Agora aquela grande área, que ficou riscada em vermelho é o valor que você vai copiar, acesse https://github.com/settings/profile, em SSH and GPG Keys, clique em “New SSH Key”.

Ao colar a chave na área em branco, digite um título, clique em aplicar, assim o github irá lhe enviar um e-mail avisando tal mudança.

Agora procuramos um repositório e vamos clona-lo usando SSH

Usando agora o Tortoise, você pode fazer o clone da seguinte maneira

URL é o link do repositório ssh, note que existe um input ‘Load Putty Key’, selecionamos o arquivo gerado anteriormente e clicamos em ok.

Poderá aparecer esse alert, mas é só clicar em ‘Sim’ e está pronto, você vai clonar seu repositório utilizando SSH.

--

--