Mozilla, muito além do Firefox

Antonio Carlos
antoniocarlosjr
Published in
4 min readJan 27, 2018

Para começar bem esse post, dá um play no último álbum do The Killers (minha banda favorita), está demais!.

Tyson vs Douglas é a melhor!

Como conheci a Mozilla?

Foi em meados de 2006, quando descobri que existia uma alternativa ao Internet Explorer, foi assim que encontrei o`Mozilla Firefox`, que havia acabado de lançar a sua versão 2.0 tão bem divulgada na época e desde que eu instalei pela primeira vez, não troquei mais de navegador principal!

Seu navegador era personalizável, já continha o recurso de abas, com diversas extensões legais para instalar, vários temas, foi um salto muito grande para quem estava acostumado com o IE 6.

O que é a Fundação Mozilla?

É uma fundação sem fins lucrativos, que preza que a Internet deve ser livre, aberta e acessível a todas as pessoas no mundo. Uma das coisas mais legais é como ela conecta diversas pessoas no mundo inteiro, gerando uma paixão pela liberdade, mobilizando ativistas.

Hoje em dia a fundação conta com mais de 10.554 Mozillians ativos pelo mundo, que colaboram não só com ativismo, mas compartilhando habilidades programando, traduzindo artigos, ajudando na divulgação internet, UX das ferramentas, documentando.

Segundo o site da Mozilla Foundation, ela luta pelos seguintes itens:

Privacidade e segurança on-line

As pessoas entendam e podem controlar como seus dados são coletados e usados on-line e confiar que é seguro. Em paralelo, empresas e governos trabalham para proteger os nossos dados e reforçar nossa apropriação sobre nossas identidades digitais.

Inovação aberta

Aberto é o padrão: código fonte e padrões abertos continuam sendo o coração da internet e influenciam organização e produtos industriais, políticas e práticas. Como resultado, empreendedores e usuários comuns da internet podem criar, inovar e competir on-line sem pedir permissão.

Descentralização

As tecnologias e plataformas que as pessoas usam todos os dias são baseados em padrões abertos e interoperáveis. As pessoas esperam e exigem sistemas que permitem o fluxo contínuo e transferência de informações e conteúdo.

Alfabetização Web

As pessoas têm as habilidades para ler, escrever e participar do mundo digital. Juntos, esses cidadãos digitais informados vão além de apenas consumir conteúdo, criando, moldando e defendendo a web.

Inclusão digital

Pessoas em todos os lugares podem acessar e ter a oportunidade de participar na construção de toda a Internet. Posteriormente, todo mundo na Internet tem a oportunidade de acessar e dar forma a nosso mundo digital. A Internet reflete a diversidade das pessoas que a usam.

Mozilla Firefox

Podemos dizer que é o carro-chefe da Mozilla, seu navegador continua sendo um dos mais utilizados no mundo.

A última versão chamada como Firefox Quantum veio para entrar na briga com toda a força, está surpreendendo a todos com a sua velocidade.

E esse salto em sua performance aconteceu graças a boa parte da reescrita e da nova linguagem que a Mozilla desenvolveu chamada Rust.

MDN Web Docs

Ao menos uma vez você teve alguma dúvida sobre algum método JavaScript e se deparou com esse site. Ele contem uma grande documentação sobre HTML, CSS, JS e etc.

Além de ser completo, simples e objetivo, já aprendi muitas lendo por ele.

Rust Lang

É uma linguagem de programação de sistemas que roda incrivelmente rápido, previne falhas de segmentação, e garante segurança entre threads.

Thunderbird

É um client de e-mail que possui algumas semelhanças com o Firefox, por possuir extensões, temas, além de ser super leve.

E ainda faltou muita coisa nesse post! Então como podemos ver, além de possuir diversas outras ferramentas legais além do Firefox, ela está super interessada em manter uma web livre para todos, com diversas iniciativas legais para levar o conhecimento a lugares que não são tão acessíveis. Ainda podemos falar que ela é um anjo da guarda da Web.

Nós realmente precisamos da Mozilla, seu papel é muito importante.

--

--