Tatiana Aoki
Sep 10, 2015 · 2 min read
Cumprimentando Shinzo Abe, o Primeiro Ministro do Japão.

No dia 27 de agosto de 2015, a comitiva da América Latina teve a oportunidade de conhecer o Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe. Dez pessoas da América Latina foram convidadas para participar do Programa de convite aos Nikkeys da América Latina para aprofundar o conhecimento sobre o Japão. Os países com representantes no programa foram: Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Chile, Republica Dominicana, Bolívia, Paraguai, Mexico. Do Brasil, haviam duas representantes.

A imprensa japonesa divulgou o evento por meio de fotos oficiais, vídeo e matéria do gabinete do Primeiro Ministro.

O Primeiro Ministro japonês agradeceu nossa participação na comitiva e salientou a relevância de estreitar o relacionamento entre Japão e o continente latino-americano.

Nossa comitiva agradeceu a oportunidade de representar nossos países no programa, reiterando a importância das relações entre América Latina e Japão.

Foto oficial.

A sensação de conhecer o Primeiro Ministro do Japão é realmente de muito orgulho. Notar o reconhecimento de uma nação perante seus descendentes espalhados pelo globo é algo admirável.

Vários amigos não descendentes de japoneses elogiaram o programa de convite aos Nikkeys por reconhecer os descendentes como parte de uma nação.

Foi uma oportunidade única, inesquecível, que simboliza um reconhecimento entre dois países que, em 2015, completam 120 anos de amizade entre Brasil-Japão. Pessoalmente, senti que o Brasil, por concentrar a maior quantidade de imigrantes japoneses fora do Japão, é uma nação bastante acolhedora. Hoje, os descendentes de japoneses vivem absolutamente integrados à sociedade brasileira e muito contribuíram com elementos culturais e também na economia.

Esperando a chegada do Primeiro Ministro.

Bastidores. Estávamos programados para encontrá-lo na quinta-feira (28). Contudo, as preparações transcorriam desde segunda. Quando o carro parou no gabinete, fomos avisados de que poderia ter “alguma imprensa” para cobertura. Haviam mais de 30 jornalistas no local, o que me deu um leve frio na barriga.

Entramos na sala, Shinzo Abe chega pontualmente, conversa conosco em japonês, acompanhado da melhor tradutora de inglês que já vi. Ela conseguia traduzir inclusive as emoções de Abe.

Em menos de 10 minutos, sinto a tensão sair dos meus ombros e o baque de realidade de que conheci o Primeiro Ministro do Japão.

AOKI Media

Tudo sobre Digital e Inbound Marketing

Tatiana Aoki

Written by

Empreendedora de mídias sociais na Aoki Media. Aprendiz de mãe, meditação e japonês. www.aokimedia.com.br

AOKI Media

Tudo sobre Digital e Inbound Marketing

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade