Objetivo do marketing: vender!

Fonte: Pixabay

Quero trazer uma reflexão sobre os motivos que as pessoas fazem estratégias de marketing. Pode ser para branding, campanha específica ou aumento de público. Mas, no geral, fazemos marketing com o objetivo de atingir clientes e, claro, vender!

Venda e software

O pior problema é que, muitas vezes, não conseguimos medir o resultado de nossas ações de marketing. Vamos dar alguns exemplos?

Situação 1: você envia um email marketing para seu mailing de 10 mil pessoas. Você tem uma taxa de 10% de abertura de e-mails. Porém, nenhum retorno imediato de clientes.

Conclusão: após uma semana, você sequer lembra que enviou o email marketing — tanto em termos de conteúdo quanto de destinatários do email. E o ciclo se repete novamente, com um tempo gasto elaborando email marketing que, novamente, terá baixíssimo retorno.

Situação 2: você decide atirar para todos os lados: Facebook, email marketing, SMS, Twitter, Instagram…Ufa! Dá até preguiça de começar. Na primeira semana, o maior pique na elaboração e gerenciamento de conteúdos.

Porém, na segunda semana, posta no Face, mas esquece do email marketing. Inclusive esquece de mandar o SMS para os clientes mais especiais! E, quando viu, não executou a campanha de maneira organizada nem mensurou o resultado de suas ações.

Se identificou com algum desses padrões? Seguem algumas dicas:

Sugestão: recomendamos o uso de softwares que sejam focados em vendas. Assim, o objetivo não é um marketing para engajar ou ter conhecimento da marca, e sim para conversão de clientes.

Softwares sugeridos:

One View: simples e barato, indicado principalmente para pequenas e médias empresas.

Fonte: Denwa

SalesForce: indicado para médias e grandes empresas, já que o software é robusto e mais caro.

E você, já usou alguma ferramenta para gerenciar seu marketing digital? Comente!

@tatiaoki


Originally published at aokimedia.com.br.