[#002] Ciência, Tecnologia e Inovação — Guilherme Rosso

Ana Rosa de Lima
May 18, 2017 · 2 min read

Conversar sobre ciência, tecnologia e inovação, com quem tem brilho nos olhos ao falar sobre o assunto, sonha em mudar o Brasil com CTI&E e está à frente de projetos de grande impacto.

Conheci o Guilherme em um evento em Brasília e foi fácil ver seu espírito de liderança. No hostel, antes do evento, a organização dos ex-bolsistas em uma conversa muito enriquecedora, parecia ter acontecido organicamente, mas sei que até em momentos de simples organização, precisam de um leve “empurrãozinho” para acontecer. E o Gui sempre está à frente, em momentos informais e também em projetos de grande impacto.

Com 16 anos ele entrou no bacharelado de Ciências e Tecnologia da UFRN (ele é colega de curso da nossa primeira entrevistada, a Yo). Durante seu intercâmbio, ele foi o mais novo bolsista do Ciência sem Fronteiras, com 17 anos de idade, estava na primeira turma de estudantes brasileiros a ir para uma universidade americana com esse programa do governo federal. Teve grande destaque durante seu intercâmbio (afinal, não é todo estudante de 18 anos que faz um discurso para a presidente do seu país).

Boston — EUA, 10/04/2012. Presidenta Dilma Rousseff durante visita à Universidade de Harvard. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Ao voltar dos Estados Unidos, ele continuou engajado e ativo na Rede CsF, ele é um dos co-fundadores desse ambiente que nos permitiu continuar em contato e trabalharmos juntos. Nascido em Roraima, com mãe gaúcha e pai potiguar, o Guilherme tem grande conhecimento sobre as regiões desse grande país. Eu tive inclusive o prazer de recebê-lo em Marabá, em 2015, período no qual ele estava realizando seu mestrado em modelagem de sistemas complexos na USP. durante o colóquio da Rede CsF que realizamos na Unifesspa,

Reunião dos Colaboradores da Rede CsF em São Paulo, em 2015.

Conversamos também sobre os seus novos projetos para impactar positivamente a CTI&E do país, dando destaque para a Emerge, uma iniciativa para fomentar e fortalecer a inovação tecnológica orientada para o mercado brasileiro, apoiando a formação de jovens pelo país.

Tivemos uma conversa acompanhada por brilho nos olhos e esperança embasada na realização de atividades de grande impacto positivo, eu espero que vocês gostem, tanto quanto eu!

Nos acompanhe e ouça no iTunes. Facebook. Twitter. SoundCloud.

Apenã

O Apenã ("amanhã" no idioma Jê) é um projeto que propõe…

Ana Rosa de Lima

Written by

Pensando no amanhã com o Apenã, pedalando pelas cidades.

Apenã

Apenã

O Apenã ("amanhã" no idioma Jê) é um projeto que propõe pensarmos o Amanhã Diverso, Socialmente Justo e Ambientalmente Regenerativo que precisamos construir.

More From Medium

More on Apenã from Apenã

More on Apenã from Apenã

More on Apenã from Apenã

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade