[#15] Experiências Globais e Oportunidades de Estudo no EUA

Eu gosto de resumir essa entrevista com uma palavra: DIVERSIDADE!

Em um período que se ouviu tanto sobre movimentos neonazistas, eu acho que a melhor resposta para isso tudo é simples: a diversidade é necessária para o nosso crescimento!

Foto: Acervo pessoal.

O Jean trabalhou em uma Universidade que historicamente nasceu da comunidade Negra, HBCU (do inglês, Historical Black Colleges and Universities) em Jackson, na capital do Mississippi, região conhecida pela forte presença negra. Ele conta como foi ver as diferenças e similaridades que encontrou no local, inclusive em relação a diversidade, o colorismo, preconceito e segregação racial.

Experiências em um ambiente global só nos incentivam a criarmos pontes em vez de muros. O Jean relata essas experiências globais que aconteceram desde quando ele recebeu intercambistas em Belém (ETAs), foram se desenvolvendo quando ele pode dar aulas de português para estrangeiros no seu estado, acelerou ainda mais com a sua experiência como bolsista Fulbright nos EUA e se manteve após sua volta ao Brasil.

Atualmente ele trabalha no auxílio e pré-seleção de bolsistas na EducationUSA, instituto filiado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, que busca auxiliar estudantes com interesse em estudar nos EUA. Assim ele pode recomendar várias as oportunidades relacionadas ao estudo nos EUA: Jovens Embaixadores, Programas Fulbright, Capes, etc.

Ouça aqui a entrevista completa!
Foto: Acervo pessoal.

O Jean Santos é professor de inglês formado pela UFPA. Faz especialização em ensino-aprendizagem da lingua inglesa e outra em linguística aplicada na educação. Fez pesquisa em aconselhamento em aprendizagem de línguas sob a ótica dos sistemas adaptativos complexos. E foi Fulbright FLTA (foreing language teaching assistant, professor assistente de língua portuguesa) nos anos 2015–2016 no Mississippi, onde desenvolveu atividades relacionadas a língua portuguesa e cultura brasileira. Hoje, ele trabalha no escritório EducationUSA (filiado ao Department of State dos EUA) no centro binacional CCBEU em Belém. A sua função é orientar estudantes que possuem o sonho de estudar numa instituição de ensino superior americana. Ele também é o coordenador local do programa jovens embaixadores, auxiliando na seleção de paraenses para o programa.

Links relevantes:

Autores
Drª. Diane Larsen-Freeman & Drª. Lynne Cameron — Complex Systems and Applied Linguistics (oro.open.ac.uk/15222/1/Preview_A…epted_version.pdf)
Profª. Drª. Vera Menezes: veramenezes.com/
Profª. Drª. Walkyria Magno e Silva: www.scielo.br/scielo.php?pid=S01…i_abstract&tlng=pt

Entrevista com a Deborah Alves [#008] Apenan — Apena-008-nao-desista-do-brasil-deborah
E-mail EducationUSA
(educationusapa@ccbeu.com.br — (91)3221–6100 — Agendamento: www.ccbeu.com.br)
Site nacional: www.educationusa.org.br
Site americano: www.educationusa.state.gov
Facebook Pará: facebook.com/PaEducationUSA
Twitter Pará: @educationUSAPA

13 Editais abertos da Fulbright abertos (www.fulbright.org.br)
Bolsa Inglaterra (Chevening) — (www.chevening.org/brazil)

— 
Nos fale o que você achou desse texto deixando um comentário! 
Nos encontre também nas redes sociais pelo
Facebook ou Twitter
O nosso Podcast de entrevistas você encontra por aqui:
SoundCloud 

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.